TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Adminis. O Ambiente Das Empresas

Trabalho Escolar: ATPS Adminis. O Ambiente Das Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ UNIDADE 2

André Silva Alves RA: 8412166093

Anthony Matheus Luciano RA: 8208963622

Alexandre Chrispim Teixeira RA: 2400006924

Benedito Donizete Veloso RA: 8073861843

Clayton Alexandre de Souza RA: 8201917200

Luis Paulo dos Santos RA: 8073802131

Ronaldo Luís da Costa RA: 8206974067

SALA: 02

ENGENHARIA CIVIL

O AMBIENTE DAS EMPRESAS

TAUBATÉ, 27 de março de 2014

Profª: KESSE BOSSOLAN

O ambiente tarefa da empresa é constituído de 4 setores, cite-os;

1º Consumidores ou clientes da empresa  em geral, esse setor é chamado de mercado de clientes ou consumidores e se encarrega de absorver as saídas ou resultados da atividade empresarial. Nas empresas também são denominados compradores; nas organizações são denominados contribuintes.

2º Fornecedores de recursos  são os que fornecem o capital e o dinheiro (o mercado de capital tratado pela área financeira), de materiais (o mercado de fornecedores tratado pela área de suprimentos e compras), de pessoal (o mercado de recursos humanos tratado pela área de RH), de equipamentos ou serviços (composto de empresas prestadoras de serviços, como propaganda, contabilidade, processamento de dados etc.) e de espaço de trabalho (imobiliária ou alugueis). Esta setor é o mercado de suprimentos de entradas e insumos necessários às operações da empresa.

3º Concorrentes  tanto para mercados (clientes, consumidores e usuários) quanto para recursos (materiais, humanos, financeiros, tecnológicos, entre outros). Este setor é constituído do mercado concorrente, ou seja, de empresas que concorrem entre si para a obtenção dos recursos necessários como para a conquista dos mercados na colocação de seus produtos e serviços. Assim, os concorrentes podem disputar as entradas (os mesmos fornecedores de recursos) e as saídas (os mesmos clientes) de uma empresa.

4º Grupos reguladores  ou agências reguladoras, incluindo governo, sindicatos, associações entre empresas, associações de classe, ONGs (Organizações não-governamentais) e outros órgãos. Este setor é constituído das instituições que, de algum modo, impõem controles, limitações ou restrições às atividades da empresa, seja especificando maneiras pelas quais ela deverá se conduzir, cerceando algumas de suas decisões, vigiando ou controlando suas atividades.

Tome 2 empresas ao acaso, como exemplo, e procure comparar com as características de seu ambiente de tarefa e como elas são influenciadas pelo seu ambiente geral;

Empresa A - PROEletronic. Empresa B - Delphi

Ambiente de Tarefa:

*Consumidores.

Empr. A - Diversos clientes nos mais variados setores.

Empr. B - Exclusiva para o setor automotivo.

*Fornecedores.

Empr. A - Encontra-se grande variedade no mercado nacional, não sendo necessario para a produção tecnologia de ponta e mão de obra especializada, apenas conhecimento básico nas atividades a serem executadas.

Empr. B - Dependendo do item existem poucos fornecedores no mundo, equipamentos de ponta e mão de obra especializada.

* Concorrentes.

Empre. A - Existem poucos concorrentes nacionais.

Empre. B - Grande concorrencia na mercado nacional e internacional.

*Grupos Regulamentadores

Empre. A - É acompanhada por poucos órgãos regulamentadores , sem muita interferência.

Empre. B - É acompanhada de perto pelos órgãos regulamentadores, pois se trata de uma empresa multi-nacional, por compor uma grande parcela geradora de empregos e por seus produtos influenciarem diretamente nas vidas humanas.

Ambienta geral:

Empre A - De modo geral influencias positivas sobre o mercado, vantagens fiscais para se estabelecer na município e boa logistica.

Empre. B - De modo geral influencias positivas sobre o mercado, vantagens fiscais para se estabelecer no município, boa logistica e mão de obra qualificada.

Qual a importância do mapeamento ambiental da empresa?

É muito importante pois o ambiente é tudo que envolve uma organização, é o contexto na qual ela esta inserida.

É tão vasto e complexo que é impossível conhecê-lo ou compreendê-lo totalmente. Assim as organizações precisam explorar e discernir o ambiente, para reduzir a incerteza a seu respeito.

Em outros termos a organizações precisam mapear seu espaço ambiental. Tal mapeamento não é feito pela organização em si, mas por pessoas sujeitas as indiferenças individuais que nela ocupam cargos ou posições destinados

Descreva o que se entender por analise ambiental?

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com