TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração De Materiais

Por:   •  20/10/2013  •  3.620 Palavras (15 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

Introdução 04

Etapa 1 - Administração de Materiais na empresa 05

Etapa 2 - Gestão dos Estoques 08

Etapa 3 - Gestão de Compras 10

Etapa 4 - Equipamentos de Movimentação e Armazenagem 13

Considerações Finais 15

Referências Bibliográficas 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa contextualizar a administração de materiais e suas gestões. Após a teoria, será aplicado em uma empresa essa contextualização afim de trazer benefícios tanto para fornecedor e fabricante como para o cliente.

Descobrir fórmulas, modelos matemáticos de redução de estoques, com criatividade administrativa, sem um colapso da produção/ vendas e aumento de custos é o grande desafio da administração de materiais. (Dias, Marco Aurélio, Administração de Materiais).

Dentro de toda essa administração há vários setores que precisam ser organizados e sincronizados para que o projeto dê certo, segundo Dias, o setor de materiais se subdivide em controle de estoques, compras, almoxarifado, planejamento e controle de produção, importação e transporte/ distribuição.

Analisando a empresa Jojafer Indústria e Comércio que fabrica produtos para motocicletas, percebemos várias falhas no processo administrativo de matérias, estoque muito volumoso e com pouco espaço, compra sem quantidade e época definida, entre outros. Através de várias pesquisas iremos organizar a fábrica visando maiores lucros, poucos gastos e ótima qualidade para o cliente.

ETAPA 1 - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA

Administração de recursos materiais é ter o material certo, em quantidade certa para a boa produtividade da empresa sem desperdício e com curto prazo de entrega ao cliente.

Controlar o consumo das matérias primas para que a previsão de gasto seja cumprida. Estoques são mantidos para que a produção não tenha seu ciclo produtivo interrompido. (Denio Benfica, entrevista ao site administradores 02/2013)

Para que a administração de materiais funcione é necessário vários outros setores trabalhando juntos. O ciclo abaixo ilustra todo o processo de administração. O setor de compras deve identificar os melhores fornecedores relacionando qualidade, preço baixo e rapidez na entrega. Avaliar se o processo de transporte do material não causará nenhum risco a sua qualidade. Chegando na empresa, a matéria prima é inspecionada, armazenada e contabilizada, conforme a produção vai retirando o material, o controle de estoque irá controlando a quantidade de matéria prima que está sendo usada com a quantidade necessária dos pedidos, antes de finalizar o estoque o setor de compras deve ser informado sobre a necessidade de novas compras. O objetivo é ter um estoque pequeno mas com uma margem de sobra caso ocorra algo imprevisto durante a produção.

Algumas gestões específicas são responsáveis pela administração de materiais.

- Gestão de estoque que procura organizar a quantidade de estoque de matéria prima com a quantidade de materiais a serem produzidos, reduzindo os custos com armazenagem e manutenção. E isto é obtido mantendo estoques mínimos, sem correr o risco de não tê-los em quantidades suficientes e necessárias para manter o fluxo da produção da encomenda em equilíbrio com o fluxo de consumo.

- Gestores financeiros, que se preocupam com a quantidade de recursos financeiros que os estoques “empatam” e seus correspondentes custos;

- Gestores comerciais que se preocupam com o prejuízo no atendimento aos clientes que uma possível indisponibilidade de produtos acabados pode acarretar;

- Gestores fabris, que se preocupam com a ociosidade de sua fábrica, que uma possível falta de matéria-prima pode acarretar.

Operações com altos níveis de estoque nem sempre asseguram altos níveis

de atendimento aos seus clientes. É possível que isso ocorra se os itens corretos não estiverem sendo mantidos em estoques nas quantidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com