TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração Da Produção E Operações ETPA 3

Artigo: ATPS Administração Da Produção E Operações ETPA 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 3

PASSO 1

Os principais conceitos de Previsão de Vendas e as diferenças entre Planejamento, Predição e Previsão.

PREVISÃO DE VENDAS

Previsão de vendas tem como finalidade programar as máquinas de maneira adequada ao serviço, realizar reposição de materiais no momento e quantidade certa, e que todas as tarefas industriais sejam executadas conforme programadas.

As previsões de vendas são apenas um direcionamento para serem seguidas, mas podem conter erros em suas estimativas sendo necessária uma grande importância na hora de coletar os dados e na escolha do modelo de previsão para que os erros sejam mínimos.

As previsões de vendas podem ser de curto prazo, que são para períodos inferiores há um ano e de longo prazo utilizados para períodos superiores há um ano.

AS DIFERENÇAS ENTRE PLANEJAMENTO, PREDIÇÃO E PREVISÃO

PLANEJAMENTO

O planejamento é o trabalho de preparação para a tomada de decisão, segundo roteiros e métodos determinados, processo logico que descreve as atividades necessárias para se atingir o objetivo almejado.

tipos de planejamentos:

* Planejamentos Estratégicos proporciona sustentação metodológica para se estabelecer uma direção a ser seguida pela empresa, visando otimização de seus objetivos.

* Planejamento Tático: seu objetivo principal é aperfeiçoar os resultados e não a empresa como um todo. Portanto trabalha com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.

PREDIÇÃO

Processo para determinação de acontecimentos futuros com base em dados subjetivos.

As predições são mais utilizadas quando se tratam de longo prazo, projetos de produção determinando a sua capacidade, características dos processos e equipamentos, decisões relacionadas com a introdução de novos produtos. As predições geralmente são utilizadas com métodos qualitativos, tendo que ser delicadamente estudada e aplicada, pois as técnicas qualitativas lidam com dados subjetivos e são baseadas em opiniões de pessoas especializados no produto ou mercado onde são comercializados.

Para realização existem alguns métodos a seguir, como o Método Delphi: que é realizado através de uma elaboração de vários questionários com respostas dadas sumarizadas e colocadas em um painel para processo de definição para um próximo questionário, tornando se um processo global e projetado de que tal forma atinge a predição desejada. Aplicadas em problemas de longo prazo e médio, influenciados pelos fatores futuros.

clara e pré-definida para determinação de acontecimentos futuros. Ou seja, um conjunto de procedimentos que coleta e analisa as informações medidas em unidades de produtos e seu tempo para que consiga obter uma estimativa de vendas futuras.

Toda previsão sempre estão erradas e devem possuir uma margem de erro para menos e para mais.

PREVISÃO

Processo metodológico que utiliza dados estatísticos, econométricos e matemáticos e modelos subjetivos com uma metodologia prazo.

As previsões agregadas são mais precisas do que as desagregadas. As previsões agregadas tende a apresentar um desvio menor de erro comparado com a média. O exemplo que CHOPRA (2003) apresenta: que é fácil prever o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos para um determinado ano, com menos de 2% de erro e é mais difícil ainda prever os lucros anuais de uma empresa com menos com menos de 2% de erro e é mais difícil ainda prever a demanda para um determinado produto com o mesmo grau de precisão. A diferença-chave entre essas três previsões é o grau de agregação. O PIB agrega diversas empresas e os lucros de uma empresa agregam diversas linhas de produto. Quanto maior o grau de agregação, mais precisas são as previsões.

Chopra também destaca alguns critérios de abordagem para uma escolha eficaz e realização dos métodos de previsões:

1. Compreender o objetivo da previsão.

2. Integrar planejamento e previsão de demanda.

3. Identificar os principais fatores que influenciam a previsão de demanda.

4. Compreender e identificar os segmentos de consumidores.

5. Determinar a técnica de previsão mais adequada.

6. Estabelecer indicadores de desempenho e de erro para a previsão.

É recomendável que as empresas apliquem as seis etapas para que sua previsão traga resultados positivos.

Os processos: Planejamento predição e a previsão de vendas estão totalmente interligados, tendo um processo logico que descreve as atividades necessárias para se atingir seus objetivos em métodos diferentes.

Passo 2

Ciclo da Administração de Materiais

1. Necessidades do Cliente:

Em primeiro lugar no ciclo da administração de materiais temos as necessidades do cliente aonde à empresa é responsável por realizar a analise tanto dos internos como dos externos para que avalie se poderá atender a partir dos estoques existentes ou se precisara iniciar um processo de reposição de materiais.

2. Análise

A análise esta totalmente interligada á necessidade do cliente, através do levantamento da necessidade do cliente é consolidado as informações para que inicie a produção puxada (JIT) ou empurrada. Sendo possível determinar a quantidade de matéria – prima e os demais insumos para produção.

3. Reposição de Materiais

Responsabilidades do setor de compras que tem como principais processo a seleção dos fornecedores e a emissão dos pedidos. Identificando os fornecedores, agrupar itens a serem supridos pelo mesmo fornecedor, avaliar as condições de qualidade, financeiras e de confiabilidade de entrega de cada fornecedor, analisar a possibilidade de contratos de abastecimento de meio e longo prazo estabelecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com