TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração De Materiais

Trabalho Universitário: ATPS Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  3.620 Palavras (15 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

Introdução 04

Etapa 1 - Administração de Materiais na empresa 05

Etapa 2 - Gestão dos Estoques 08

Etapa 3 - Gestão de Compras 10

Etapa 4 - Equipamentos de Movimentação e Armazenagem 13

Considerações Finais 15

Referências Bibliográficas 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa contextualizar a administração de materiais e suas gestões. Após a teoria, será aplicado em uma empresa essa contextualização afim de trazer benefícios tanto para fornecedor e fabricante como para o cliente.

Descobrir fórmulas, modelos matemáticos de redução de estoques, com criatividade administrativa, sem um colapso da produção/ vendas e aumento de custos é o grande desafio da administração de materiais. (Dias, Marco Aurélio, Administração de Materiais).

Dentro de toda essa administração há vários setores que precisam ser organizados e sincronizados para que o projeto dê certo, segundo Dias, o setor de materiais se subdivide em controle de estoques, compras, almoxarifado, planejamento e controle de produção, importação e transporte/ distribuição.

Analisando a empresa Jojafer Indústria e Comércio que fabrica produtos para motocicletas, percebemos várias falhas no processo administrativo de matérias, estoque muito volumoso e com pouco espaço, compra sem quantidade e época definida, entre outros. Através de várias pesquisas iremos organizar a fábrica visando maiores lucros, poucos gastos e ótima qualidade para o cliente.

ETAPA 1 - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA

Administração de recursos materiais é ter o material certo, em quantidade certa para a boa produtividade da empresa sem desperdício e com curto prazo de entrega ao cliente.

Controlar o consumo das matérias primas para que a previsão de gasto seja cumprida. Estoques são mantidos para que a produção não tenha seu ciclo produtivo interrompido. (Denio Benfica, entrevista ao site administradores 02/2013)

Para que a administração de materiais funcione é necessário vários outros setores trabalhando juntos. O ciclo abaixo ilustra todo o processo de administração. O setor de compras deve identificar os melhores fornecedores relacionando qualidade, preço baixo e rapidez na entrega. Avaliar se o processo de transporte do material não causará nenhum risco a sua qualidade. Chegando na empresa, a matéria prima é inspecionada, armazenada e contabilizada, conforme a produção vai retirando o material, o controle de estoque irá controlando a quantidade de matéria prima que está sendo usada com a quantidade necessária dos pedidos, antes de finalizar o estoque o setor de compras deve ser informado sobre a necessidade de novas compras. O objetivo é ter um estoque pequeno mas com uma margem de sobra caso ocorra algo imprevisto durante a produção.

Algumas gestões específicas são responsáveis pela administração de materiais.

- Gestão de estoque que procura organizar a quantidade de estoque de matéria prima com a quantidade de materiais a serem produzidos, reduzindo os custos com armazenagem e manutenção. E isto é obtido mantendo estoques mínimos, sem correr o risco de não tê-los em quantidades suficientes e necessárias para manter o fluxo da produção da encomenda em equilíbrio com o fluxo de consumo.

- Gestores financeiros, que se preocupam com a quantidade de recursos financeiros que os estoques “empatam” e seus correspondentes custos;

- Gestores comerciais que se preocupam com o prejuízo no atendimento aos clientes que uma possível indisponibilidade de produtos acabados pode acarretar;

- Gestores fabris, que se preocupam com a ociosidade de sua fábrica, que uma possível falta de matéria-prima pode acarretar.

Operações com altos níveis de estoque nem sempre asseguram altos níveis

de atendimento aos seus clientes. É possível que isso ocorra se os itens corretos não estiverem sendo mantidos em estoques nas quantidades corretas.

Abaixo está o fluxo dessa administração:

Fig.1 ciclo da administração de materiais (Martins, Antonio Garcia e Alt, Renato Campos. Administração de materiais e logística.)

Foi feita uma visita técnica a empresa Jojafer Indústria e Comércio, ela se dedica à fabricação de equipamentos para motocicletas, tendo a antena corta pipa como o seu principal produto (é a primeira empresa nacional na produção das antenas). A empresa possui aproximadamente 50 funcionários. Mas nenhum responsável diretamente pela logística e estoque.

Os próprios funcionários da produção retiram o material e controlam a quantidade de estoque mesmo não tendo controle da produção. Segundo o responsável pela empresa, ele acompanha de perto produção, estoque, pedidos, compras, etc. Foi verificado o estoque de material acabado também, esses produtos são estocados até que a expedição receba o pedido e o despache. A matéria prima é adquirida conforme diminui o estoque. Há um responsável por compras, mas as compras de matéria prima são feitas aleatóriamente, caso haja alguma oferta oferecida pelo fornecedor ou algo parecido. Há fornecedores de confiança da empresa que não pretende mudá-los.

A produção também não tem um controle, os funcionários produzem todos os dias sem um objetivo, apenas aumentando o estoque.

Pela teoria apresentada inicialmente e a realidade que a empresa apresenta, podemos perceber que há muito a melhorar. Inicialmente apresentamos um programa, o MRP, afim de informatizar facilitando a comunicação e o controle quantitativo, sugerimos também a técnica Just in time e Kanban. Organizando a linha de produção e o estoque. Seguindo o ciclo da administração de materiais, o pedido de materiais deve ser planejado conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com