TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Administração De Materiais

Casos: ATPS - Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema MRP

O Sistema MRP significa planejamento de necessidades de material e seu objetivo é assegurar a disponibilidade de material, isto é, suprir ou produzir as quantidades necessárias com antecedência, tanto para utilização interna, como para vendas e distribuição. Esse processo envolve a monitorização de estoques e, especialmente, a criação automática de propostas de pedidos para compras e produção.

Segue exemplo abaixo:

MRP

O MRP é um sistema computadorizado de controle de inventário e produção que assiste a optimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.

Este sistema possibilita às empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, assegurando os mesmo que sejam providenciados no tempo certo, de modo a que se possa executar os processos de produção. O MRP utiliza como informação de input os pedidos em carteira, assim como a previsão das vendas que são provêm da área comercial da empresa (Resumo MRP).

Os sistemas MRP são usualmente implementados quando uma ou mais condições das seguintes se verificam:

Quando a utilização (procura) de material é descontinua ou altamente instável durante o ciclo normal de operação de uma empresa. Esta situação é tipicamente classificada como produção intermitente ou operação job shop, ao contrário de um processo continuo de produção ou mesmo produção em série;

Quando a procura de material depende diretamente da produção de produtos acabados ou de outro inventário específico. O MRP pode ser visto como componente primário do planeamento da produção onde, a procura pelos componentes ou materiais depende da procura do produto final;

Quando o departamento de compras e os seus fornecedores, bem como as próprias unidades de produção da empresa possuem a flexibilidade para satisfazer encomendas e entregas semanalmente.

Vantagens do MRP

Abaixo podemos conferir varias vantagens de um sistema MRP:

Diminuição dos estoques;

Controle Melhor da produção e das encomendas;

Processo Hierárquico;

Integração das várias áreas funcionais (ERP);

Estrutura formal de dados e procedimentos;

Simulações;

Integração JIT/MRP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com