TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração Parte 1

Trabalho Escolar: ATPS Administração Parte 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.725 Palavras (11 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A pesquisa a seguir foi desenvolvida, no intuito de apresentar fases da administração, que foram e ainda são de grande importância para as práticas administrativas da atualidade.

Passaremos por diversas fases e áreas da administração, composta por escolas e teorias que vieram a ser aprimoradas com o decorrer do tempo. Serão citados grandes autores, que tiveram grande influencia para que os processos fossem aprimorados de acordo com a necessidade de cada organização.

ETAPA 1 –Teoria da Administração

Administração

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência).

Administração é o processo de tomar decisões que faz as organizações serem capaz de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos, cujos processos abrangem cinco tipos principais de tomadas de decisões, conhecidas também como processos e funções, são estes:

• Planejamento

• Organização

• Liderança

• Execução

• Controle

Linha do Tempo da Administração

Como pode ser observado no anexo A, Foi traçada uma linha do tempo, a fim de identificarmos com clareza os períodos e mudanças na administração no decorrer do tempo, passando desde 3000 a.C, na antiga mesopotâmia até chegarmos aos tempos atuais com as grandes personalidades e artigos que tiveram supra influencia na administração.

Escolas Da Administração

Escolas de Administração Sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;

Se você conhece palavras como Sistema Toyota, Seis Sigma, PMBOK e governança corporativa, você tem conhecimento, mesmo que superficial sobre sistemas e práticas de administração na atualidade, embora algumas sejam práticas milenares, um bom exemplo é a administração de projetos, que teve seu início na construção das primeiras cidades, isto a mais de . anos.

As técnicas para administrar projetos, nasceram com o cronograma criado por Henry Gantt, no início do século XX. Por haver tantas idéias, chegaram a ser chamadas de “Selva das Teorias”, e para caminhar sem se perder nesta selva, foi desenvolvido um mapa, cuja intenção era classificar as idéias em escolas, enfoques e modelos.

Podemos observar na tabela – Escolas da Administração, cuja esta em anexo B, pessoas de grandes influências e teorias abordadas durante todo este percurso.

Revolução Industrial

A Influência da Revolução Industrial na Administração

A Revolução Industrial foi um grande impacto no processo de produção através de mudanças tecnológicas alterando a economia e o meio social. Iniciou-se na Inglaterra e pode ser divida em dois períodos diferentes: entre 1780 a 1860 e entre 1860 a 1914. Na primeira fase ou Revolução do carvão e do ferro houve a mecanização da indústria e da agricultura (máquina de fiar, descaroçador de algodão), a introdução da máquina a vapor, o desenvolvimento do sistema fabril: artesão e oficina – operário e fábrica, aceleramento no meio de transportes e das comunicações: navegação e locomotiva a vapor. Já a segunda fase ou Revolução do Aço e da Eletricidade caracteriza-se pela substituição do ferro pelo aço, aperfeiçoamento do dínamo, invenção do motor de combustão interna, substituição do vapor pela eletricidade e pelos derivados de petróleo, surgimento do automóvel e do avião.

Tais mudanças influenciaram de forma significativa o meio social e a forma de administração. No primeiro momento com a inserção da máquina a vapor, graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito. E os lucros dos burgueses donos de fábricas cresceram na mesma proporção. Por isso, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias. As fábricas se espalharam rapidamente pela Inglaterra e provocaram mudanças tão profundas que os historiadores atuais chamam aquele período de Revolução Industrial. O modo de vida e a mentalidade de milhões de pessoas se transformaram, numa velocidade espantosa. O mundo novo do capitalismo, da cidade, da tecnologia e da mudança incessante triunfou.

O pensador escocês Adam Smith procurou responder racionalmente às perguntas da época. Seu livro A Riqueza das Nações (1776) é considerado uma das obras fundadoras da ciência econômica. Ele dizia que o individualismo é útil para a sociedade. Seu raciocínio era este: quando uma pessoa busca o melhor para si, toda a sociedade é beneficiada. Os trabalhadores pensam neles mesmos. Trabalham bem para poder garantir seu salário e emprego.

Dessa forma, conclui-se que a Revolução Industrial contribuiu expressamente com o desenvolvimento da administração, foram inúmeras mudanças e várias descobertas, porém a Administração ainda passou por várias outras fases até alcançar o modelo atual.

ETAPA 2 –Teoria da Administração

Análise

Filme Tempos Modernos x Tempos atuais

O filme Tempos Modernos, relata perfeitamente a história e a evolução da indústria, iniciativa privada ou mais precisamente o momento histórico denominado como Revolução Industrial e suas implicações sobre a sociedade da época.

No filme percebemos o stress provocado pela Revolução, trazendo um novo modelo de produção nas indústrias e organizações da época, processos que focavam na obtenção de maiores lucros, sem se preocupar com a saúde do funcionário, segurança no trabalho, capacitação, ou quaisquer outras necessidades dos operários, os forçando a exercer movimentos contínuos, gerando um grande nível se stress físico ou psicológico, e no caso do filme levando o personagem de Charles Chaplin a “loucura” uma vez que o mesmo continua a repetir os movimentos exercidos no trabalho fora da indústria.Os trabalhadores da época eram tratados como meros instrumentos operacionais, no auxilio aos processos de produção, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com