TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Filosofia Parte 3

Trabalho Universitário: Atps Filosofia Parte 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

Com base no texto “A vida” do PLT Filosofia e Ética Jurídica, de Jose Renato Nalini (2008 p.20) diz que, “A vida é um ciclo ininterrupto iniciado na fecundação e que deve perdurar sem interferência até o seu termo natural.”

Analisando as questões polemicas sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) com relação ao aborto de feto anencéfalo, que teve sua aprovação no dia 12/04/2012. Onde foram 8 votos a favor e 2 votos contra.Podemos aprofundar a nossa questão sobre a vida.

Seguindo a linha de raciocínio do ministro Luiz Fux, onde o mesmo diz,

“Um bebe anencéfalo é geralmente cego,,surdo,inconsciente e incapaz de sentir dor. Apesar de que alguns indivíduos com anencefalia possam viver por minutos, a falta de um cérebro descarta completamente qualquer possibilidade de haver consciência.(...) impedir a interrupção da gravidez sob ameaça penal equivale a tortura.

No caso da anencefalia, podemos compreender que é impossível haver vida extrauterina, o que foi comprovado pelos especialistas do conselho de medicina.

Portanto a decisão do Supremo Tribunal federal (STF) foi dar a possibilidade de mulheres com gestação de fetos anencéfalos de poder escolher se vai ou não prosseguir com a gestão, sem lhe causar sofrer uma sanção judicial.

“Cabe a mulher, e não ao Estado, sopesar valores e sentimentos de ordem estritamente privada, para deliberar pela interrupção, ou não da gravidez (de anencéfalo)”. Disse o relator do processo, ministro marco Aurélio Mello.

A vida é um ser inquestionável, onde que ninguém tem o direito de interromper esse ciclo.

Entrar nesta questão da decisão do STF é muito complexa, pois precisamos deixar o lado emocional, ético e moral de lado para olhar para o lado jurídico, e mesmo assim sabendo que sempre irá existir o lado subjetivo do fato, e não somente o lado objetivo.

Contudo, nos leva a cair varias vezes em contradição, e fazendo agente pensar mais na vida, e pensar em até que ponto podemos aprofundar no intimo da vida.

“Uma criatura humana deve ser respeitada e tratada como pessoa desde sua concepção e portanto, desde aquele momento devem lhe ser conferidos os direitos de uma pessoa, dos quais o primeiro é o direito inviolável á vida, do qual se alegra toda criatura humana inocente “. Karol Woytilla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com