TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Análise De Investimentos

Artigos Científicos: ATPS Análise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso Administração de Empresas

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Acadêmicos:

________________________

______________________

_________________

Ana Regina Corrêa da Silva RA: 197331

Aparecida de Goiânia – GO, abril de 2012.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso de Administração de Empresas

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Trabalho apresentado para avaliação do curso de Administração de Empresas, na disciplina de Análise de Investimentos da Universidade Anhanguera – UNIDERP, orientado pela Professora Ivonete Melo de Carvalho e Professor Tutor presencial Arioval Arantes.

Aparecida de Goiânia–GO, abril de 2012.

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Objetivo: Este trabalho tem por objetivo a elaboração de um projeto de investimento por meio dos critérios estudados na disciplina de Análise de Investimentos buscando adquirir as competências necessárias para a avaliação de projetos e negócios empresariais.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso de Administração de Empresas

Data de aprovação: ____ de __________________ de 2012

Profa. Ivonete Melo de Carvalho:______________________________________

Professora EAD

Prof. Arioval Arantes: _______________________________________________

Professor Tutor

INTRODUÇÃO

O mundo atualmente está passando por diversos tipos de mudanças, inclusive no clima do planeta, por causa do aquecimento global. As mudanças climáticas tem por principal causador a emissão de gases poluentes vindo de máquinas que utilizam energias que agridem o meio ambiente. Por este motivo se fez necessário a criação de métodos para a preservação do nosso planeta, e dentre estes métodos se destaca a energia provida da Biomassa.

Mas o que é Biomassa? Como ela pode interferir positivamente no meio ambiente?

Biomassa é uma fonte de energia renovável que consiste no material orgânico de origem animal ou vegetal.

No Brasil a geração de energia através da biomassa alcança 24,5% de toda a energia geral, mas na década de 70 já chegou à utilização de 40%, por causa do uso da madeira. No mundo o uso da biomassa chega a 14% do total. O Brasil tem grande disponibilidade no que diz ao material da biomassa para a produção de energia, dos quais podem ser citados: casca de arroz, bagaço de cana, casca de coco, casca da castanha de caju, resíduos florestais (restos de folhas, galho de árvore), mamona, lixo, esterco, esgoto.

A biomassa é considerada uma fonte renovável, por que a matéria orgânica produzida pela natureza não é extinta e deverá ser uma fonte de energia bastante utilizada no futuro próximo.

Abaixo, observamos na figura 1 o percentual do consumo de biomassa no mundo em relação as outras fontes geradoras de energia.

Figura 1 - Consumo de Biomassa no Mundo

Capítulo 1 – Descrição do investimento pretendido

O investimento que será explorado no trabalho está voltado para a preocupação com a redução de emissão de gases atmosféricos no meio ambiente. Estaremos explorando a viabilidade econômica do projeto na substituição da matriz energética das fábricas em geral, que utilizam caldeiras para a geração de energia térmica, energia esta também conhecida nas unidades fabris, como vapor.

Em 80% das fábricas que utilizam o vapor como energia térmica atualmente, o combustível utilizado nas caldeiras para a geração é de origem fóssil advindo do petróleo, ou seja óleo de Baixo Ponto de Fulgor-BPF. Este combustível, além de emitir um volume elevado de gases poluentes na atmosfera, o que o torna ambientalmente indesejado, está em desuso pela previsão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com