TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE

Trabalho Universitário: ATPS CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

1.OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O objetivo da Contabilidade poder ser definido por duas abordagens distintas :

Consideramos então que a contabilidade tem por objetivo fornecer aos usuarios, independente de sua natureza, conjuntos basicos de informações, e a qual deveria atender igualmente todos os tipos de usuarios.

Ou então consideramos que a contabilidade deveria ser capaz e responsavel pela apresentação de cadastros e informações diferentes, para cada tipo de usuario.

A segunda alternativa vem sendo citada como a mais correta pelos autores, ate porque a natureza do modelo decisorio de cada tipo de usuario ainda não foi totalmente descoberta. Porem podemos dizer que a contabilidade consiste na construção de uma arquivo básico de informação contabil estruturado de natureza economica, financeira, etc, utilizado flexivelmente por varios tipos de usuarios, cada um com enfases diferenciadas em um ou outro tipo de informação, no entanto todos extraidos do arquivo basico estabelecido pela contabilidade.

2. PRINCIPAIS USUARIOS E SUAS NECESSIDADES

Os usuarios da Contabilidade podem ser empregados em geral como assalariados, acionistas, entidades governamentais, credores por emprestimo, clientes, fornecedores, publico.

As necessidades dos usuarios são:

Empregados em geral, tem necessidade de informações sobre a estabilidade e o lucro de seus empregadores,visando tambem a capacidade da entidade em relação a sua remuneração e beneficios.

Acionistas detendores de capital de risco, tem necessidade por informações que possam ajuda-los a tomar decisões sobre investimentos, mercado de ações e lucros por ação e sobre a capacidade de quitação dos dividendos.

Entidades Governamentais, necessitam saber sobre as atividades das entidades, no destino dos recurso, produtividade, lucro tributavel, etc.

Credores por emprestimo, necessitam de informações que possam permitir a eles determinar a capacidade de uma entidade pagar seus emprestimos e juros na data de vencimento.

Fornecedores tem necessidade por informações que permitam a eles avaliar a importancias que terceiros lhes deve e se serão pagas nos respctivos vencimentos.

O Publico pode ser ajudado pela demostrações contabeis fornecendo informações sobre o desempenho de entidades e os seus desenvolvimentos atuais.

3. DEMOSTRAÇÕES CONTABEIS

As demostrações contabeis fornecem informações sobre a situação patrimonial e financeira e suas mudanças, provendo assim dados para seus usuarios tomarem como base para sua decisões.Existem quatro caracteristicas qualitativas que são presentes na demostrações contabeis, são elas:

Compreensibilidade é uma qualidade essencial das informações contidas nas demostrações contabeis, elas devem ser compreendidas de imediato por seus usarios, sendo assim nenhuma informação de relevancia para a tomada de decisão de seus usuarios devem ser mantida de fora das demostrações contabeis, nem por pretexto de não entendimento dos mesmos.

Relevancia representa-se na influencia da informação para tomada de decisões. As informações tornam-se importantes quando podem influenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com