TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE

Trabalho Escolar: ATPS CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

ETAPA 1 – PASSO 1 4

ETAPA 1 – PASSO 2 5

ETAPA 1 – PASSO 3 6

ETAPA 2 – PASSO 1 9

ETAPA 2 – PASSO 2 11

ETAPA 2 – PASSO 3 12

REFERÊNCIAS 13

ETAPA 1 – PASSO 1

Os objetivos da Contabilidade devem ser de certas formas sempre mais aderentes, é àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório. Não faz sentido ter Contabilidade como uma disciplina "neutra", A verdade é que a Contabilidade reside em ser instrumento útil para a tomada de decisões pelo usuário, tendo sempre a empresa o seu principal objetivo.

Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÕNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza do Patrimônio deriva o conceito de Patrimônio Líquido, mediante a equação considerada como básica na Contabilidade:

(Bens+ Direitos) - (Obrigações) = Patrimônio Líquido

A Contabilidade como Ciência Social possui objeto próprio - o Patrimônio das Entidades - e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas, em nível qualitativo semelhante às demais ciências sociais.

Hoje nós temos a contabilidade ambiental que é o registro do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade, e suas respectivas mutações - expressos monetariamente com o objetivo é propiciar informações regulares aos usuários internos e externos acerca dos eventos ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade, quantificado em moeda.

A Contabilidade, através de seus relatórios, permite ao usuário identificar a estrutura patrimonial de qualquer empresa, através de seus relatórios, evidencia a importância da informação e do conhecimento de usuários das empresas de serviços contábeis, para buscar o sucesso. Sendo de fundamental importância que o usuário dos serviços contábeis e os proprietários de empresas passem a utilizar a informação contábil nas decisões do dia a dia dos negócios, sendo que, para isso, devem estar cada vez mais capacitados para dar respostas aos questionamentos e estes devem confiar mais nas informações geradas sobre o seu negócio nos contextos internos e externos.

ETAPA 1 – PASSO 2

Afinal somos pessoas!

Tudo nasce, tudo vive e eventualmente tudo morre. Isso se aplica às pessoas, essas pessoas podem ser jurídicas ou físicas. Como pessoas físicas, nós temos cada homem e mulher nascido hoje, ontem e que ainda está por vir. E como um exemplo claro de pessoas jurídicas, temos as empresas, as indústrias, autônomos, etc. aqueles que são contratados em prol de algum bem ou serviço.

Em ambas as pessoas predominam muitas vezes o objetivo econômico, o sucesso financeiro. Uma pessoa que trabalha mensalmente, mantendo seu pensamento no salário não se difere de uma empresa que junta todas as suas receitas mensalmente com o propósito de uni-las ao final do mês, para descobrir seu faturamento.

Podemos então dizer que pessoas e empresas têm muito em comum. Os mesmos métodos podem ser aplicados a ambos, entretanto é obrigatório que as empresas produzam sua contabilidade, para objetivos diversos. As pessoas físicas não possuem essa obrigação, mas o mundo seria muito melhor se todos controlassem seus ganhos e despesas, conhecessem seu ativo e seu passivo também. Podemos citar como meios eficientes de medir o patrimônio o balanço patrimonial, onde uma empresa pode analisar o que tem em matéria de bens, direitos e obrigações, isso se aplicaria a qualquer pessoa comum que assim desejasse.

Empresas e pessoas como você e eu sem distinção possuem um objetivo em comum, este objetivo se chama o lucro. O lucro é quando nossas despesas são menores que nossas receitas, ou seja, nossos ganhos superam os gastos. Este é um desafio para muitas pessoas, tendo em vista que atualmente é muito comum pensar que o dinheiro mais difícil de se obter, é o dinheiro suficiente para ser feliz e satisfeito. E para empresas, este quadro é mais um desafio, onde deve-se buscar métodos de baixar custos, maneiras de produzir mais renda, entre outros.

ETAPA 1 – PASSO 3

Entrevista com administrador SEGPROC

Grupo Contábeis Anhanguera – Durante o segmento do seu negócio, qual a importância do apoio da contabilidade?

SEGPROC : A contabilidade é importante para registrar e escriturar as operações da empresa, de acordo com a legislação específica e exigências das autoridades fiscais. Serve como orientador sobre o procedimento correto da escrituração e dos impostos a serem praticados pela empresa e dos procedimentos e legislação trabalhista.

Grupo Contábeis Anhanguera - Você julga a contabilidade como um gasto supérfluo ou imprescindível para o seu negócio?

SP : A contabilidade é um gasto necessário, que dá segurança na legalização dos registros contábeis e operações da empresa.

GCA – Como é seu relacionamento com seu contador? (pois ele é o seu “portal” para a contabilidade) Você o julga como um companheiro de negócios? Por quê?

SP : O relacionamento com meu contador é de um parceiro que me apóia na escrituração, manutenção e legalização da empresa.

GCA – Qual a intensidade fiscal (prestação de contas) do seu ramo? Você descartaria o papel do contador se pudesse fazer você mesmo?

SP : Minha empresa é contribuinte do regime tributário SIMPLES, portanto ao exige muito da parte fiscal. Não descartaria o contador para exercer essa atividade. O contador libera a empresa da atividade de escrituração e dos meandros fiscais enquanto a empresa pode focar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com