TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE AVANÇADA

Casos: ATPS CONTABILIDADE AVANÇADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Antonio Fernando Coelho

Pág. 3 de 7

DESAFIO

A empresa Praticom Tecnologia S/A, sociedade anônima de capital fechado, foi constituída em janeiro de 2008 e atua no segmento de desenvolvimento de sistemas web; o principal produto é um software para força de vendas. É uma empresa de sucesso, que gera em média 20% de lucro líquido anual. Seu principal acionista e diretor executivo, Sr. José da Silva, interessado em crescer pelo menos 15% no de 2012, pretende comprar uma nova empresa e atuar em um novo segmento, que é o de softwares para escritórios contábeis (pacotes com os módulos escrita fiscal, contabilidade, folha de pagamento e gestão financeira).

Desse interesse surgiu o namoro com a Future Sistemas Ltda., empresa iniciante no ramo (constituída em janeiro de 2011) mas que possui um software muito bem aceito no mercado; o capital social da Future Sistemas é de propriedade de dois sócios, em partes iguais. A Praticom Tecnologia ofereceu investir R$ 80.000,00 na Future Sistemas e tornar-se a sócia majoritária. A proposta foi aceita pelos sócios da Future Sistemas.

Agora, os sócios dessas organizações querem saber como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício serão apresentados, em função das operações que ocorrerão entre as duas empresas. Cumprindo esse desafio, os alunos e futuros consultores contábeis do Grupo Praticom Future poderão praticar os conceitos e os resultados com operações entre empresas, visualizando como as demonstrações financeiras são consolidadas.

Objetivo do desafio

Reelaborar demonstrações contábeis envolvendo transações entre partes relacionadas.

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Avaliação de Investimentos em Participações Societárias.

Esta atividade é importante para que você conheça na prática como ocorrem as contabilizações dos investimentos em sociedades controladas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Realizar atenta leitura do capítulo 2 do livro texto, especialmente as páginas 29 á 47, fichando os principais pontos que chamaram sua atenção.

Sugestão de leitura complementar: Investimentos em coligadas e controladas, disponível em <https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpRHI4MHRVeXJxU0E> Acesso em: 29 abr. 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com