TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - CONTABILIDADE Avançada 2

Casos: ATPS - CONTABILIDADE Avançada 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

Em nosso dia-a-dia realizamos tarefas rotineiras que de costume as tornamos automática, mas se depararmos com tarefas novas de que forma realizaríamos? Automaticamente ou traçaríamos uma forma de realizá-las com eficácia em um tempo necessário e hábil? Certamente a melhor forma seria a segunda opção, que poderíamos traduzi-la como planejamento; a principal ferramenta de trabalho de um profissional na execução de seus negócios, projetos e tomadas de decisões. Partindo deste contexto o presente trabalho tem como objetivo apresentar brevemente o conceito e tipos de planejamento, bem como a sua importância para o Administrador do futuro.

ETAPA 1

Passo 1

a) PLANEJAMENTO é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Tipos de planejamento:

- Planejamento Estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los

- Planejamento Tático a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planejamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais.

- Planejamento Operacional correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização, apresentando planos de ação ou planos operacionais. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.

b) 1 -Idalberto Chiavenato “... planejamento é uma técnica para absolver a incerteza sobre o futuro...”. Para ele o administrador que planeja possui uma das principais armas para uma gestão eficaz. Define-se no planejamento aonde chegar, o que fazer, quando, como, em qual sequência.No planejamento a empresa poderá diagnosticar qualquer tipo de situação ou problema futuro e elaborar antecipadamente o melhor caminho para alcançar seus objetivos entre outras coisas.

Segundo Chiavenato os três tipos de planejamentos organizacionais têm suas funções extremamente estabelecidas pelos níveis hierárquicos e se dividem em:

- Planejamento Estratégico de nível institucional envolve toda a empresa em conjunto (Direção).

- Planejamento Tático de nível intermediário elabora planos táticos subordinados ao planejamento estratégico (Gerência).

- Planejamento Operacional de nível operacional refere-se a atividades individuais combinando esforços para cumprir metas especificadas (Supervisão).

2 - No livro Teoria Geral da Administração, Antônio César Amaru Maximiano define planejamento como “a ferramenta para administrar o futuro”.

Considera o processo de planejamento como uma aplicação específica no processo decisório, são decisões que de alguma forma procura influenciar o futuro, um sistema de processos interligados que compreende três níveis:

Planos Estratégicos que estabelecem objetivos e missões, produtos e serviços a serem oferecidos, os clientes e mercados a serem atendidos.

Planos Funcionais ou Administrativos que traduzem os planos estratégicos em ações especializadas, marketing, operações e outros.

Planos Operacionais que definem as atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivos estratégicos ou funcionais.

3 - Em Administração Princípios e Tendências de Francisco Lacombe e Gilberto Heilborn o “planejamento não se refere a decisões futuras, pois isto não existe...”.

Encontramos o planejamento como decisões tomadas no presente para obter bons resultados no futuro. É decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer.

“Pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com