TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDIDADE BASICA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS CONTABILIDIDADE BASICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  2.969 Palavras (12 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Neste trabalho vamos compreender o principal conceito de Contabilidade, qual é a sua finalidade, quem se utiliza e qual a importância dela dentro das Empresas. Além da elaboração de um Balanço Patrimonial.

Palavra-chave: Contabilidade, Balanço Patrimonial, Empresa, Patrimônio.

RESUMO

Neste trabalho vamos compreender o principal conceito de Contabilidade, qual é a sua finalidade, quem se utiliza e qual a importância dela dentro das Empresas. Além da elaboração de um Balanço Patrimonial.

Palavra-chave: Contabilidade, Balanço Patrimonial, Empresa, Patrimônio.

ABSTRACT

In this paper we understand the main concept of accounting, what is its purpose, who uses and what its importance within the business. Besides drawing up a balance sheet.

Keyword: Accounting, Balance Sheet, Company, Heritage.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 7

2. CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE...................................................... 8

3. PRINCIPAIS CONCEITOS DA CONTABILIDADE ENVOLVENDO PATRIMÔNIO............................................................................................................. 9

3.1 PATRIMÔNIO............................................................................................ 9

3.2 CLASSIFICAÇÃO DOS BENS................................................................... 9

3.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO........................................................................... 10

4. ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL, SEPARANDO ATIVO E PASSIVO................................................................................................................... 12

5. ELABORAÇÃO DE DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)......................................................................................................................... 13

6. CONCLUSÃO........................................................................................................ 14

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................... 15

1.INTRODUÇÃO

A contabilidade pode ser considerada como uma ciência ou uma técnica que visa fornecer informação de utilidade na hora de tomar decisões econômicas. Trata de estudar o patrimônio e traduz os seus resultados nas chamadas demonstrações financeiras, que resumem situações econômicas.

A contabilidade é considerada uma ciência tendo em conta que fornece conhecimento verdadeiro (sistemático, verificável e falível), e não suposições. O seu desenvolvimento implica a formulação de hipóteses e a construção de teorias que permitem prever e explicar os fenômenos do seu objeto de estudo.

Por outro lado, a contabilidade também é uma técnica, tendo em conta que, com base nos seus procedimentos, se podem processar e aplicar os dados.

Diz-se que o estudo científico da contabilidade teve origem em 1494, na altura em que Luca Pacioli (conhecido como Fray Luca de Borgo Sancti Sepulchri) publicou a sua obra “Summa de Arithmetica, Geometría, Proportioni e Proportionalita”.

Relativamente ao objeto de estudo da contabilidade (o património), este costuma ser representado graficamente em forma de T: na coluna da esquerda, inclui-se aquilo que se deve (Débito), ao passo que, na da direita, consta o Crédito.

Existem dois grandes tipos de contabilidade: a financeira ou externa/geral, que fornece informação sobre a situação financeira de uma empresa aos agentes económicos visados (como é o caso dos clientes, dos investidores e dos fornecedores) e que se encontra oficialmente regulamentada, e a contabilidade de gestão ou interna, isto é, aquela que é usada para calcular os custos e os movimentos econômicos no seio de uma empresa.

2. CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE

O que é Contabilidade?

Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações uteis para a tomada de decisões dentro e fora das Empresas. Ela registra estuda e interpreta os fatos financeiros e econômicos que afetam a situação patrimonial de determinada pessoa física ou jurídica.

Qual os objetivos da Contabilidade?

O objetivo principal da contabilidade é coletar, registrar, resumir, analisar e relatar, em termos monetários, informações a cerca dos negócios das companhias.

Quem são os usuários da Contabilidade?

Os usuários são as pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na contabilidade suas respostas, os gerentes, os investidores, os fornecedores, os bancos, o governo, empregados, os sindicatos, os concorrentes, e pessoas interessadas, preliminarmente, na rentabilidade e segurança de seus investimentos.

Porque a contabilidade é importante para toda empresa?

Sem a contabilidade não existe empresa, pois ela é o Raio-X da situação financeira, frequentemente dentro de uma empresa os responsáveis pela administração estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negocio. Por isso, ha necessidade de dados, de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com