TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CUSTOS

Exames: ATPS CUSTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1 - Aula Tema: Contabilidade de custos, financeira e gerencial.

Na prática, faz-se muitas vezes uma distinção entre a Contabilidade Gerencial e a Contabilidade Financeira. A Contabilidade Gerencial mensura e relata informações financeiras, bem como outros tipos de informações, que ajudam os gerentes a atingir as metas da organização. Isto compreende os seguintes objetivos:

• .Formulação das estratégias gerais e dos planos de longo prazo, incluindo desenvolvimento de novos produtos e investimentos em ativos. Frequentemente envolve a elaboração de relatórios específicos;

• Decisões de alocação de recursos com ênfase no produto e no cliente, tanto quanto no preço. Envolve relatórios sobre a rentabilidade dos produtos ou serviços, categoria demarca clientes, canais de distribuição, etc;

• Ser através de medidas financeiras ou não financeiras. A Contabilidade Financeira se concentra nos demonstrativos dirigidos ao público externo que são guiados pelos princípios contábeis geralmente aceitos, ou seja, tem como objetivos a adequação com a regulamentação externa e as exigências legais de publicação dos demonstrativos, baseados em normas e estatutos típicos que prescrevem os métodos contábeis a serem seguidos.

Por fim, a Contabilidade de Custo mensura e relata as informações financeiras e nãofinanceiras relacionadas a aquisição e ao consumo de recursos pela organização. Ela fornece informação tanto para a contabilidade gerencial quanto para a contabilidade financeira. De forma mais específica, a Contabilidade de Custos tem as seguintes tarefas:

• Determinar custos e lucro para um período contábil;

• Calcular os valores de inventário, para os propósitos de custo e preço e, as vezes, controlar as quantidades físicas;

• Auxiliar e participar na elaboração e execução de orçamentos;

• Estabelecer métodos e procedimentos que permitam controle e, se possível, redução ou melhoria dos custos;

• Prover a Administração com informação relacionada com problemas que envolvem escolha entre dois ou mais cursos alternativos (processos analíticos)

Desenvolvimento: Tomar ciência dos ingredientes que farão parte da montagem dos produtos sugeridos pela Indústria Alimentícia Showdog Ltda., conforme abaixo. São dois produtos derivados da ideia do lanche estilo hot-dog:

• Produto Hot-dog: uma unidade de pão de hot-dog (tipo bisnaga), uma unidade de salsicha de carne bovina, 40 gramas de molho de tomate pronto, uma unidade de saco plástico para embalagem e, eventualmente, uma caixinha de papelão para transporte.

• Produto Hot-chicken: uma unidade de pão de água (tipo francês), uma unidade de salsicha de carne de frango, 50 gramas de molho rose (uma combinação de molho branco e molho de tomate vermelho), uma unidade de saco plástico para embalagem e, eventualmente, uma caixinha de papelão para transporte.

ETAPA 2 - Aula-tema: Esquema básico de contabilidade de custos.

A principal Missão d Contabilidade de Custos é proporcionar informações adequadas e sistematicamente aos fenômenos dos patrimônios de uma empresa.

O Objetivo da contabilidade Financeira é o de fornecimento de informações sobre o desempenho administrativo de uma empresa. Assim a Contabilidade Financeira deve registrar as transações da empresa com o Mundo Exterior.

Uma descrição generalizada dos objetivos da contabilidade de custos é de aprender a classificar, registrar, analisar e interpretar o conjunto de valores físicos e monetários ocorridos. Suas atividades operacionais da empresa perseguem sistematicamente a produção de bens ou serviços e consequentemente, vendas e recebimentos.

No desenvolvimento do processo, conta-se que o ciclo operacional da empresa ocorre de maneira normal e repetitiva e esse desenvolvimento pode ser definido como fases operacionais de uma empresa. Custos e despesas são dois gastos distintos. Por isso, após a coleta dos dados, deve ser efetuada a distinção entre custos e despesas. Relativamente aos custos, quando a sua incidência do produto, é necessária classifica-la em dois grupos:

- Custos Diretos.

- Custos Indiretos.

Existem ainda outros tipos de custos para ser mostrados, como: Custos Fixos, Custos Variáveis, Semifixos e Semivariáveis.

- CUSTOS FIXOS, CUSTOS VARIÁVEIS, SEMIFIXOS E SEMIVARIÁVEIS.

ETAPA 3: Aula Tema: Aplicação dos materiais diretos, mão de obra direta e custos indiretos de produção.

Os custos de fabricação de uma indústria estão divididos em material direto, mão de obra direta e custos indiretos de fabricação (CIF). O material direto é todo material que faz parte do produto final. Assim, na produção de um automóvel, o aço usado no processo de fabricação é um exemplo de material direto. A mão de obra direta refere-se ao trabalho envolvido em fazer o produto. Os operários responsáveis pela montagem do automóvel compõem a mão de obra direta.

Os custos indiretos de fabricação são todos os custos necessários para a produção, exceto material direto e mão de obra direta. Inclui, nessa classificação, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com