TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Custos Logísticos

Pesquisas Acadêmicas: Atps Custos Logísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  4.639 Palavras (19 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 19

SUMARIO

Introdução.......................................................................................03

 Etapa 01.

Os custos de armazenagem e custos de movimentação...................04

A movimentação e armazenagem....................................................05

 Etapa 02.

Resumo custos de transportes..........................................................05

Transporte rodoviário.......................................................................06

Transporte aéreo...............................................................................06

Transporte ferroviário.......................................................................07

Transporte dutoviário.......................................................................07

Relatório desta etapa.......................................................................09

 Etapa 03.

Classificação de custos das empresas usuárias e fabricantes...........09

Produtos “embalagens para consumidor”........................................13

“Operações logísticas”.....................................................................13

Relatório final..................................................................................14

Considerações finais........................................................................18

Referencias bibliográficas................................................................19

INTRODUÇÃO

O grupo procurou descrever um modal de transporte e elaborar um trabalho de pesquisa, sobre os custos logísticos associados.

Nele estão descritos quais são esses custos, de que forma impactam a operação do negócio, como são apurados, e qual sua forma de gestão. A relação de custo e benefício de se transformar um departamento de logística em uma unidade de negócio autônoma, e o emprego de indicadores de desempenho como ferramenta de gestão.

Este desafio foi importante para que o grupo estruture suas decisões no contexto logístico, considerando não somente a operação da atividade, mas também os custos a ela associados.

.

Etapa 01.

Passo 02. – Os Custos de Armazenagem e Custos de Movimentação

Grande maioria dos custos de armazenagem – aluguel, mão de obra, depreciação de instalações e equipamentos de movimentação - são fixos e indiretos. Essas duas características dificultam respectivamente o gerenciamento da operação e a alocação de custos. A elevada parcela de custos fixos na atividade de armazenagem faz com que os custos sejam proporcionais à capacidade instalada. Desta maneira, pouco importa se o armazém está quase vazio ou se está movimentando menos produtos do que o planejado. Ainda assim, a maior parte dos custos de armazenagem continuará ocorrendo, pois, na sua grande maioria, estão associados ao espaço físico, aos equipamentos de movimentação, ao pessoal, e aos investimentos em tecnologia.

Para tornar a situação ainda mais complexa, é importante lembrar que a demanda pela atividade de armazenagem não é constante, nem ao longo dos meses, nem ao longo dos dias do mês ou da semana. Um exemplo claro disso é a concentração da expedição nos últimos dias do mês. Isto tende a levar ao super dimensionamento da capacidade para atender os dias de pico, ou, ao contrário, faz com que o armazém opere acima da sua capacidade, prejudicando o nível de serviço – através de falhas, avarias, e atrasos. Assim, medidas que venham amortecer essas variações na demanda, serão sempre positivas do ponto de vista da expedição. Principalmente quando as razões para os picos de demanda são induzidas por políticas internas como, por exemplo, cotas mensais de vendas, prazo para faturamento, falta de uma política de ressuprimento contínuo com os clientes etc.

O fato de os custos de armazenagem ser indiretos dificulta a sua alocação aos produtos e clientes, pois a alocação, neste caso, é realizada através de rateios, deixando-os sujeitos a distorções. Para minimizar as distorções é importante que: os itens de custos sejam contabilizados de acordo com a sua função (movimentação, acondicionamento, administração) e não por contas naturais (depreciação, mão de obra); a alocação seja condizente com o real consumo de recursos na operação.

Passo 03. – A Movimentação e Armazenagem

A movimentação e armazenagem de materiais, e necessário para armazenar alimentos sazonais. Dentro deste parâmetro a movimentação dos materiais realiza-se de maneira simples, onde cada um possui uma função específica, determinada pelo responsável da organização. E indispensáveis para a obtenção do sucesso das empresas, tendo como caráter primordial a minimização dos custos dos processos logísticos, que em suma possuem resoluções simples, quando aplicados de maneira efetiva. Alguns gestores tendem a abranger a logística como a simples avaliação dos modais de transportes e da infraestrutura. Entretanto desprezam a importância dos fatores internos, como a movimentação e armazenagem de matérias.

Com o advento da globalização e da tecnologia cada vez mais visível, a necessidade da adoção de ferramentas e o desenvolvimento de mecanismos, pois é de salutar importância mencionar que esta atividade vem se modernizando de maneira ágil, porém sua eficácia é contestada por alguns gestores. Os exemplos mais simples a serem citados no desenvolvimento destas atividades são as esteiras eletrônicas, elevadores nos centros de distribuições (CD), ou veículos automatizados, que na realidade substituí os esforços humanos. Em nome desta tal “modernidade” o planejamento estratégico teve seu enfoque desvirtuado nas movimentações de matérias, sendo que a melhor solução logística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com