TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Custo Logisticos

Trabalho Universitário: Atps Custo Logisticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.238 Palavras (9 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS – GESTAO DE CUSTOS LOGISTICOS

CONCEITO - Custos logísticos são todos os custos relacionados com a logística de uma empresa, sendo os mais importantes os custos com relação a armazenagem, custos para processar as encomendas e custos com transportes. Neste cenário de imposições e desafios às empresas, a logística tem se revelado um recurso da maior importância, atribuindo-lhes diferenciais de qualidade e maior contribuição para os seus lucros. É fundamental para a sobrevivência da empresa ter uma boa gestão destes custos, afim de se consolidar no competitivo mercado.

• CONCEITO DE ANALISE DE CUSTO

Os processos básicos de Logística apresentam de forma agrupada as atividades necessárias para alcançar o objetivo maior, que é poder fornecer o produto adequado no momento desejado e no tempo certo. Essas atividades podem ser expressas na seguinte equação:

CTL= CI + CL + CPPI + CA + CT

Onde:

CTL = Custo total das atividades de logística

CI = Custo de Inventário

CL = Custo do Lote

CPPI = Custo de Processamento de Pedidos e Informação

CA = Custo de Armazenagem

CT = Custo de Transporte

A exigência básica desta equação é que o gerenciamento eficaz dos custos dentro da cadeia de suprimentos deve minimizar o custo total, atendendo ao nível de serviço exigido pela empresa, e pelo consumidor. A combinação de todas as atividades deve criar um processo de sinergia, para que o resultado final seja garantir que o serviço será executado por um preço menor, mas garantindo o mesmo nível de serviço. A padronização e a prática da elaboração de orçamentos ocasionou a tendência de compartimentalização

da contabilidade nas empresas, dessa forma, o orçamento tende a ser elaborado em base funcional. Uma das principais

características das decisões logísticas é a de extrair informações de um sistema já existente. A finalidade da análise de custo total neste contexto é a identificação da mudança nos custos, provocada por estas decisões.

• A IMPORTANCIA DA ARMAZENAGEM NO GERENCIAMENTO LOGÍSTICO

Para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial efetiva, um princípio importante é compreender como criar ou agregar valor para os clientes. Especialmente, quando esse valor é agregado através posicionamentos competitivos que são selecionados para apoiar a determinada estratégia.

A realidade atual dos centros logísticos prega a redução de custos e a criação de um sistema racional de armazenagem de matérias-primas e insumos (na área de suprimentos) e uma maior flexibilidade e velocidade na operação, para atender às exigências e flutuações do mercado. A armazenagem surge como uma das funções que agrega um estimado valor ao sistema logístico, pois a mesma apresenta soluções para os problemas de estocagem de materiais melhorando a integração entre os componentes.

Existem várias razões para realizar o armazenamento (estocagem) de produtos, esteja ele em qualquer estado de produção (matéria-prima, semi-acabado e acabado), o que difere a linha de ação a ser tomada e a sua prioridade, as principais razões para a: redução de custos de transporte e de produção, coordenação entre demanda e oferta, auxiliar no processo de produção e no processo de marketing. Ballou (2001) apresenta alguns motivos que justificam

a armazenagem na cadeia de suprimentos.

• ELEMENTOS DOS CUSTOS LOGISTICOS

➢ Nivel de serviço ao cliente

➢ Custos de lotes

➢ Custos de embalagem

➢ Custos de armazenagem

➢ Custos de manutenção e estoque

➢ Custos de Processamento de Pedido e Tecnologia de Informação

➢ Custos com Planejamento e Controle de Produção

➢ Custos de Transportes

➢ Custos Tributários

Supondo que todas as empresas utilizem o mesmo sistema, uma vez identificado os custos logísticos, as empresas devem atentar para aqueles mais relevantes. Deve-se ter especial atenção com os custos de armazenagem, estoque e transporte além de analisar o custo de oportunidade do capital imobilizado na estrutura. É importante destacar que todos os elementos dos custos logísticos devem ser integrados, de forma a estabelecer trocas compensatórias.

• ORGANIZAÇÃO PARA ESTUDOS DA ATPS - JOHNSON CONTROLS JCI

A Johnson Controls, fabricante das baterias Heliar, Optima, Freedom, Power, PowerSport e Prestolife é líder mundial na fabricação e comercialização de baterias automotivas.

Segmento em que atua – A Johnson Controls atua nos segmentos de experiência automotiva, com produtos para fabricantes de veículos como:

• Sistemas de assentos

• Painéis de instrumentos e tabliers

• Sistemas de porta

• Interiores integrados

• Sistemas de capota

• Eletrônica de automóveis e sistemas eletrônicos de gestão de energia

Soluções de energia - A divisão Power Solutions (Soluções de energia) é responsável pela produção anual de mais de 100 milhões de baterias

em 25 fábricas espalhadas entre Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia, México e Brasil. E soluções de automação predial comercializa aparelhos de ar-condicionado, oferece uma linha completa de produtos e sistemas para ar-condicionado e refrigeração industrial.

Porte/Tamanho - A planta com 42.000 m2 de área construída é a maior e mais moderna fábrica de baterias da América do Sul Localização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com