TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade

Seminário: ATPS Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

A contabilidade é um meio de avaliara a produtividade de uma empresa para isso se utiliza de ferramentas de natureza econômica, financeiras entre outras. As informações obtidas são de grande importância para seus usuários; como por exemplo, acionistas, credores em geral, integrantes do mercado de capital, etc.

Há diferentes tipos de informações na contabilidade, porém uma completa a outra, são elas:

Informação de natureza econômica: Que é o capital o patrimônio e DRE. Informação de natureza financeira: Fluxos de caixa, capital de giro, etc.

Informação de natureza física: Lida com as quantidades geradas de produto e serviços, como numero de clientes em uma empresa, numero de funcionários etc.

Informação de natureza de produtividade: Mistura de conceitos de avaliação e quantitativos. Ex: Receita bruta per capita.

Para constituição do núcleo central da contabilidade se utiliza a informação de natureza financeira e econômica.

Para uma avaliação contábil precisa, é necessário que a empresa divulgue todas as informações, sua situação patrimonial e de resultados permitindo ajustes.

A contabilidade de forma geral envolve muitas áreas, e aspectos como, por exemplo, o jurídico, financeiro entre outros, pois só tendo uma ampla visão da empresa, é possível avalia – lá financeiramente.

DEFINIÇÕES

Relatórios Contábeis: São exposições resumidas e ordenadas de dados colhidos pela contabilidade, que utilizam dados contábeis para se expor no relatório. São divididas em dois:

• Obrigatórios: exigidos por lei, conhecidos como demonstrações financeiras. São estabelecidas no final do exercício social as seguintes demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial (BP); Demonstração de Lucros ou prejuízos acumulados (DLPA); Demonstração de Mutação de Patrimônio Liquido (DMPL); Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) e Demonstração de valor adicionado(DVA).

• Não Obrigatórios: Os não exigidos por lei, dependendo do tipo de empresa.

Ativo: É um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a organização, ou seja, são os bens e direitos de uma empresa.

Passivo: É uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.

Patrimônio Liquido: É um valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos os passivos,ou seja, é o total dos investimentos dos proprietários no negócio.

Receita: São aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada ou aumento de ativos ou até mesmo a diminuição de passivos que resultam em aumentos do PL, ou seja, são as vendas que a empresa efetua.

Despesas: São os decréscimos nos benefícios econômicos durante um período contábil sob a forma de saída ou redução de ativos ou aumento de passivos, que resultam em decréscimos do PL.

Perdas: O FASB define

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com