TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade 2013

Casos: ATPS Contabilidade 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 11

Etapa 01 Passo 01

Ler com atenção o capítulo 1 do livro teto da disciplina e responda a seguinte pergunta:

1-Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

A contabilidade auxilia o gestoradministrativo ou o contador através de sua ferramenta contábeis em relação econômica efinanceira da empresa.Objetivo da informação contábil é ajudar na tomada de decisões. O entendimento da informação contábil propicia a tomada de uma decisão melhor e mais fundamentada.

2-Quais as principais diferenças entre a função do contador e do administrador?

As principais diferenças do administrador e do contador são a seguinte:

O contador faz a parte do calculo e fornece relatório contábil. E o administrador avalia esses relatórios contábeis para tomada de decisões, para melhordesempenho da empresa.

3-Da diferentes funções que o contador pode atuar, qual você escolheriam e por quê?

Há muitas opções para quem quer seguir essa área. O contador pode trabalhar como: funcionário do departamento fiscal, pessoal ou de escrituração contábil, auditor externo, interno e independente, consultor, na elaboração das demonstrações contábeis, proprietário ou sócio de escritório contábil, realizando consultoria tributária, societária, de custos, finanças entre outras, perito contábil e de outras atividades que envolvam o patrimônio das empresas, funcionário público, atuando como agente fiscal de tributos federal, estadual e municipal, analista de contabilidade, professor da área contábil; assessor, na prestação de serviços ou como pesquisador. A atuação mais interessante do contador é a auditoria, pois o seu principal objetivo é verificar se tem falhas na contabilidade da empresa, ou seja, é uma tarefa desafiadora, pois é feito uma radiografia da empresa para poder ajudar na tomada de decisão e sugerir novas estratégias para a empresa, se for o caso. Além de ter uma ótima remuneração.

4-Elabore uma redação de no máximo20 linhas a respeito da evolução da contabilidade no mundo?

Os primeiros sinais da contabilidade surgiram em cerca de 4.000 A.C.. Entende - se que desde as épocas mais antigas os homens praticavam atos de trocas de mercadorias, com a preocupação mais simples de aumentar suas posses. A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar suas riquezas.

Historicamente a contabilidade precisou de três elementos para se desenvolver: números, escrita e a existência da moeda. No início, esses registros eram realizados através de pequenas peças de argila. No Egito há milhares de anos, utilizava-se o papiro que deu origem aos livros contábeis.

À medida que o homem começa a possuir maior quantidade de valores, passa a aumentar a preocupação em saber o quanto vai lhe render.

Com a evolução tecnológica e a ampliação das necessidades sociais, como um todo, houve também a ampliação do leque de usuários potenciais da contabilidade, criando-se a necessidade da empresa evidenciar suas realizações para a sociedade, contrariamente ao que acontecia antigamente, quando a contabilidade tinha por objetivo informar apenas ao dono qual o lucro obtido pela empresa em determinado período.

Com o surgimento do mercado globalizado que acirrou a concorrência, a informação contábil tornou-se imprescindível, estratégica para a subsistência e criação de vantagem competitiva para possibilitar que as empresas locais competissem com as grandes corporações transnacionais, e para que estas dispusessem das informações necessárias para poder avançar e expandir mundialmente.

Etapa- 01 Passo- 02

Ler o texto: Patrimônio, de Autoria de Ricardo J. Ferreira, disponível em:

<https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpQkhIT3pfZGpGeE0> Acesso em: 28 set. 2012, e em no máximo duas laudas redijam resumo sobre o documento, mencionando o que vocês entenderam por “bens”, “direitos”, “obrigações” e “Patrimônio”.

Neta etapa o grupo fez um resumo do que é patrimônio liquido bens, direitos e a obrigações. Com base no que foi estudado em sala e com base no PLT.

O patrimônio liquido: É o conjunto dos bens ,direito e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possam ser avaliado como dinheiro. O patrimônio liquido pode ser positivo ou negativo, ou seja quando a empresa tem bem e direito a empresa terá lucro seu aspecto é positivo,caso contrário quando a obrigações são maior que o bem eu aspecto é negativo, indica que a empresa esta passando por um prejuízo .Mesmo que a empresa tenha suas obrigações maiores que eu bens e direitos ,o patrimônio liquido sempre existirá .Na contabilidade o bem e direito formam o ativo. As obrigações formam o passivo.

Bens: Tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça necessidade da empresa operacionalmente ou com objetivo de gerar ganhos.Bens de Consumo: são aqueles diretamente utilizados para a satisfação das necessidades humanas. Podem ser duráveis, usados por muito tempo, como os móveis, os eletrodomésticos, ou não duráveis, desaparece uma vez utilizados, como alimentos, cigarro. Bens de Uso: Representam os bens duráveis, que normalmente são utilizados na operacionalidade da empresa, como: imóveis, veículos, máquinas, instalações, equipamentos, móveis e utensílios. Bens Intangíveis: Não possuem existência física, porém, representam umas aplicações de capital indispensável aos objetivos sociais, como marcas e patentes, fórmulas ou processos de fabricação, direitos autorais, autorizações ou concessões, ponto comercial, fundo de comércio, benfeitorias em prédios de terceiros, pesquisas e desenvolvimento de produtos, custos de projetos técnicos, despesas pré-operacionais, pré-industriais, de organização, de empresas.

Direito: Na contabilidade o direito é representado por documento ou titulo. Os direitos fazem parte do Ativo num balanço patrimonial e referem-se àquilo que a empresa tem para receber de terceiro, seja a curto ou em longo prazo dentro de uma fiscalização.

Diz respeito às Contas a Receber, empréstimos concedidos, investimentos e outros. Temos como exemplo a nota fiscal é direito do cliente a exigência desse documento fiscal, que é comprovante das nossas operações. Temos a fatura, que é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com