TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade

Dissertações: ATPS Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  9.242 Palavras (37 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 37

Sumário:

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão

Introdução:

Este trabalho teve o desafio de verificar e apresentar habilidades fundamentas

que o profissional da Contabilidade necessita no dia a dia.

Com este trabalho, podemos evidenciar as melhores práticas para o gerenciamento de custos e formação de preço.

Analisamos alguns conceitos de contabilidade e podemos concluir que é, a ciência que estuda, interpreta e registra toda movimentação da entrada e saída de tudo que afeta o patrimônio de uma empresa. Sua finalidade através dos registros e análise de todos os fatos relacionados à formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à empresa. Tem o fim de assegurar seu controle e fornecer aos administradores informações imprescindíveis para ação administrativa.

Existem diversas especificações da Contabilidade.

-Contabilidade de custos - Contabilidade pública - Contabilidade Gerencial - Contabilidade tributária.

Os usuários da contabilidade podem ser internos e externos, com interesses diversificados.

Portanto, as informações geradas pelas empresas ou entidades devem ser amplas, e fidedignas e, pelo menos, suficientes para avaliação da sua situação patrimonial.

A contabilidade é fundamental pra toda e qualquer empresa, independente do seu porte, seguimento e da sua forma de tributação.

Vimos também à importância do Sistema de Acumulação de custos, que representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos ou serviços. Tem por objetivos a identificação, a coleta o processamento o armazenamento e a produção das informações.

Assim para a formação de preços, é essencial utilizar o sistema de custos e acumulação.

Desenvolvimento:

Conceitos, objetivos, profissionais e usuários da Contabilidade.

Conceitos:

Para entender um pouco da Contabilidade é necessário pesquisar conceitos, objetivos e quem são os usuários.

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade e que designa a totalidade dos registros numéricos realizados com o fim de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa ou entidade.

Objetivos:

O objetivo principal da Contabilidade é coletar, registrar, resumir, analisar e relatar em termos monetário, informações acerca dos negócios das empresas e o de permitir aos seus usuários, avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer deduções sobre suas tendências futuras. Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários.

Usuários:

Os usuários podem ser internos ou externos e têm interesses diversificados, por essa razão as informações geradas devem ser amplas e precisas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio.

Os usuários internos incluem os administradores de todos os níveis, que usam de informações aprofundadas e específicas à cerca da empresa. Notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional.

Os usuários externos concentram suas atenções em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis.

A importância da contabilidade para as empresas.

A contabilidade é necessária para todas as empresas e entidades, independente de sua forma de tributação ou segmento.

A empresa sabe o valor dos seus ativos, passivos, receitas custos e despesas etc.. através da Contabilidade, e assim pode ter um bom planejamento tributário.

Contabilidade específica

Existem diversas especificações da Contabilidade.

-Contabilidade de custos

- Contabilidade pública

- Contabilidade Gerencial

-Contabilidade tributária.

-A Contabilidade de Custos é uma área da contabilidade empresarial que, ao contrário da contabilidade financeira, abarca a contabilização de todos os custos e benefícios internos, incluindo a contabilidade das instalações, material e salários. A contabilidade de custos serve para:

Excluir influências externas à empresa na determinação dos rendimentos mensais ou anuais;

Controlar a rentabilidade da empresa, graças à inclusão de todos os tipos de custos e das diferentes produções, e por vezes também com a ajuda da contabilidade de custos planificada;

Elaborar a planificação da produção e do investimento;

Obter os dados necessários ao fecho do ano comercial e fiscal.

- Contabilidade Pública diz respeito ao registro sistemático das operações financeiras realizadas por todos os organismos do setor público.

-Contabilidade Gerencial é a área da contabilidade mediante a qual se procura estabelecer e determinar o futuro desenvolvimento de uma empresa. Tem uma forte vertente de planejamento estratégico. Geralmente o ponto de partida é o plano de vendas, do qual derivam o plano (de custos) de produção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com