TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Capitulo 4

4.1 O que é o problema

Considerando que toda pesquisa tem um início devido ao surgimento de um problema, a missão é compreender o significado de tal termo.

Na acepção científica, problema é qualquer questão que seja objeto de discussão. Assim, classificando os tipos de problemas, logo surge os problemas científicos; ou seja, as indagações como: Qual a causa da enxaqueca? Qual a origem do homem?

Por sua vez, são considerados como problemas do âmbito das ciências sociais, questionamentos como: Será que a propaganda de cigarro pela TV induz ao hábito de fumar?

Esclarecendo o termo “problema científico”, Kerlinger (1980, p. 33) passa a considerar aquilo que não é; ou seja, Como fazer para melhorar os transportes urbanos? O que pode ser feito para melhorar a situação dos pobres? Tais problemas não são estreitamente problemas científicos, pois não podem ser pesquisados segundo métodos científicos.

A partir disto, surge o conceito de “problemas de engenharia”, onde a ciência pode fornecer sugestões para solução e possíveis respostas. Problemas de engenharia não se referem a como as coisas são, suas causas e consequências, mas questionam como fazer as coisas.

Seguindo tal meio de classificação de problemas, surge também os “problemas de valor”, como: Os pais devem dar palmadas nos filhos? Onde indagam se uma coisa é boa, má, certa ou errada etc..

A pesquisa científica não pode responder a questões de engenharia ou de valor, pois sua visão não é passível de verificação empírica.

Um problema somente pode ser considerado científico, quando envolve questões que podem ser observadas ou manipuladas, como: Técnicas de dinâmica de grupo facilitam a interação entre os alunos?.

4.2 Escolha do problema de pesquisa

4.2.1 Implicações na escolha do problema

No processo de investigação social, a primeira tarefa é escolher o problema a ser pesquisado.

A partir disto, torna-se fato que a preocupação em buscar respostas ou soluções para questionamentos, não é imune às influências e contradições sociais.

Desde a escolha do problema, o pesquisador recebe influência de seu meio cultural, social e econômico; tendo a ver com grupos, instituições, ou ideologias com que o pesquisador se relaciona.

4.2.2 Relevância do problema

O intuito de uma pesquisa social, é fornecer soluções ou respostas tanto a problemas determinados por interesse intelectual, quando por interesse prático.

Um problema intelectual, surge quando se torna relevante a obtenção de novos conhecimentos para uma possível solução, assim sendo necessário muitas vezes fazer um levantamento bibliográfico da área em questão.

Por outro lado, a relevância prática do problema está nos benefícios que podem decorrer de sua solução; em questionamentos como: Quais as consequências sociais do estudo?

A relevância social de um problema está estreitamente relacionada aos valores de quem a julga, ou seja, o que pode ser relevante para um, nem sempre pode ser relevante para outro.

4.2.3 Oportunidade de pesquisa

A escolha de um problema é determinada muitas vezes, não por sua relevância, mas pela oportunidade que determinadas instituições oferecem; ou seja, proporcionando meios financeiros, ou material para o desenvolvimento das pesquisas. Essas condições, propõe ao acesso do pesquisador à área a ser pesquisada. O que se torna necessário, é a habilidade do pesquisador em se adequar as oportunidades oferecidas a objetivos adequados.

4.2.4 Comprometimento na escolha do problema

Mesmo que a escolha do problema seja livre ao pesquisador, o mesmo tende a optar por desenvolver as pesquisas que lhe são propostas pela direção ou por seus clientes; ou seja, se tem de maneira constante, um comprometimento que pode ter algum tipo de ligação com a ideologia da organização em questão.

Sendo assim, torna-se mais clara a percepção de que cada pesquisador, tem sua maneira própria de se questionar a seu ponto de vista, e que consequentemente, a ideologia do pesquisador pode influenciar significativamente na escolha do problema.

4.2.5 Modismo na escolha do problema

Muitas vezes, a escolha de um problema pode ser feita por algo que esteja em alta; assim, existe a escolha por modismo.

Quando em países mais desenvolvidos são realizadas com sucesso investigações em determinada área, torna-se tendência para que sejam reproduzidas em outros países.

Por outro lado, quando um assunto é debatido e questionado pelos meios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com