TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade

Ensaios: ATPS Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS: Teoria da Administração

Etapa 3

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Economia, do curso de Administração, turno Diurno, da Universidade Anhanguera Educacional ministrado pelo Professor André Penteado.

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande

Campo Grande-MS

2011

Sumário

1. INTRODUÇÃO ….....................................................................................4

2. PASSO 01....................................................................................................5

2.1 TEORIA DOS SISTEMAS.....................................................................5

2.2 TEORIA DA MATEMÁTICA...............................................................6

2.3 TEORIA DA TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO............................................6

2.4 TEORIA DA CONTINGÊNCIA............................................................7

3. PASSO 02...................................................................................................7

4. PASSO 03...................................................................................................8

5. CONCLUSÃO...........................................................................................9

6. REFERÊNCIAS …...................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

A realidade das empresas atualmente é muito diferente do cenario antigo, através de inovações e novidades o profissional tem que estar sempre atualizados e preparados para o mercado, porém, os estudos teoricos da administração é de suma importancia para o conhecimento e não devemos deixa-los de compreende-los, neste trabalho será discutidos esses e outros temas como a liderança organizacional.

Este trabalho academico, tem como objetivo desenvolver a Etapa 03 da ATPS (Atividades Praticas Supervisionadas), onde esta relacionada a Teorias de Sistemas; Teoria Matemática; Teoria da Técnologia da Informação; Teoria Contigencial; As implicações éticas sobre o assunto e o Desenvolvimento do lider.

4

ETAPA 03

2. PASSO 01

2.1 TEORIA DOS SISTEMAS

• Teoria dos Sistemas foi criada em por volta dos anos 30 através de um biólogo chamado Ludwig von Bertalanffy, para tentar responder á complexidade dos organismos vivos.

• E meados da década de 1960, ao incluir a Teoria Geral dos Sistemas na administração demonstrou que nenhuma organização existe no vázio.

• Cada organização vive e opera num ambiente do qual recebe entradas (como materiais, energia, informação) e no qual coloca os seus produtos ou saídas (como, por exemplo, informação).

• A noção de sistema pode ser aplicada a qualquer objecto ou fenómeno que queiramos estudar e distingue-se do método cartesiano por colocar ênfase da análise não nos componentes do sistema, mas na relação que existeentre eles.

• Um sistema é definido como um conjunto integrado de partes, intima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma actividade ou função e é destinada a atingir um objectivo especifico.

Existem diversos tipos de sistemas entre os quais :

Sistemas abertos e fechados;

Sistemas de energia, matéria ou informação;

Sistemas naturais e artificiais.

Propriedades dos sistemas:

Homeostase;

Entropia negativa;

Estrutura e Função;

Diferenciação e Integração;

Variedade requerida;

Equifinalidade;

5

Evolução.

2.2 TEORIA DA MATEMÁTICA

A Teoria Matemática na administração é conhecida como Pesquisa Operacional. A Teoria Matemática coloca ênfase no processo decisório e procura tratá-lo de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa. Ao trazer a Teoria Matemática ajudou e muito para Administração liberando novas técnicas de planejamento e controle nos recursos materiais, financeiros, humanos e, contudo, um suporte nas decisões, a caminho de aperfeiçoar a pratica de trabalhos e subtrair os riscos contidos nos planos que interferem no futuro da organização. A Teoria Matemática contribui a aplicações de projetos e trabalhos com objetivo na qualificação dos problemas administrativos, através do ponto de vista estatistico ou matemático, proporcionando técnicas de aplicaçãi no sentido operacional localizado na esfera da execução.

2.3 TEORIA DA TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

É a etapa de lidar com tecnologia na administração, para tira-la o maior grau de eficiência. A administração científica de Taylor e seus seguidores tenham se preocupado na época com a tecnologia, suas citações neste campo ficaram limitadas nas tarefas individuais dos operários.

A tecnologia dainformação pode ser abordada como um grupo de atividades e soluções de recursos da informática. Existem varias atribuições para Tecnologia da Informação e nenhuma consegue resumi-la inteira.

Segundo Rezende e Abreu (2001, p.78), “Tecnologia da Informação são recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação”.

Ao ser um bem que some valores a uma organização ou um individuo, parte dê a necessidade de recursos da Tecnologia, sobretudo, requer utilizar ferramentas e outros mios que façam das informações contidas um diferencial competitivo. Com isso, necessita localizar a solução para os bons resultados e com baixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com