TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  2.878 Palavras (12 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 12

2. Etapa 4 - Definição de Ativo, Passivo, Patrimônio Liquido, Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos.

Passo 1

Ativo

Ativo é o conjunto de bens, valores, créditos, direitos à disposição da administração, são os meios conferidos a administração para gerir a entidade.

Pode ser definido como algo que possui um potencial de serviço, em seu bojo, para a entidade, capaz, direta ou indireta, imediatamente ou no futuro, de gerar entradas de dinheiro.

O balanço patrimonial é um tipo de ativo e é essencial para a análise financeira. Ele pode ser dividido em:

- Ativo circulante: mercadorias, dívidas de clientes, dívidas do estado, títulos a receber de clientes, depósitos bancários, custos deferidos, dinheiro em caixa, entre outros.

- Ativo não circulante: terrenos e recursos naturais, equipamentos,ferramentas.etc.

Formas de avaliação do ativo

A avaliação do ativo tem como objetivo solucionar as dúvidas dos gestores quanto a compra e venda de um bem.Deve ser analisado a situação,se é necessário a compra ou a venda do bem,para quem deve ser oferecido e a que ponto isso é urgente para a empresa no momento.

Os ativos são avaliados por algum tipo de valor de custo, tais como:

- Custo histórico (original): valor de transição, ou seja, quanto custou a empresa adquirir um determinado ativo ou quanto custaram os insumos contidos no ativo.

- Custo histórico corrigido: custo original corrigido pela variação do poder aquisitivo médio geral da moeda, segundo um índice geral de preços.

- Custo de reposição: varia de acordo com a data na qual será feita a reposição de um ativo por outro em estado novo.

- Custo de reposição corrigido: trata-se de um modelo mais avançado a valores de entrada.

Ativos Intangíveis

Tem como característica a potencialidade de gerar benefícios futuros para as empresas. Os ativos intangíveis tiveram seu reconhecimento com as mudanças na elaboração e divulgação das demonstrações contábeis.

São importantes para a valorização das empresas, com isso as marcas, patentes, tecnologia, pesquisas, desenvolvimento e domínio do conhecimento humano tornam essenciais para sua valorização.

O Ativo Intangível são bens que não se podem tocar, pegar. Devido as fusões e incorporações na Europa e Estados Unidos tiveram grande importância.

É um ativo não monetário identificável sem substância física ou, então, o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura.

Passo 2

Passivo

Hatfield assim definiu exigibilidades (passivo):

“Num sentido restrito, exigibilidades... são subtraendos dos ativos, ou ativos negativos. Seria lógico, portanto, preparar um balanço no qual as exigibilidades totais fossem subtraídas dos ativos totais, deixando no lado direito do balanço meramente os itens que representam a propriedade.” (Accounting, its principles and problems, 1927.).

Uma característica essencial de uma exigibilidade é que a empresa tem uma obrigação no momento da avaliação. Uma obrigação é o dever ou a responsabilidade de agir ou de cumprir algo de certa forma.

As obrigações podem ser legalmente executáveis como conseqüência de um contrato restritivo (obrigatório) ou algum requisito estatuário ou legal. Esse é normalmente o caso, por exemplo, com valores a pagar correspondentes a bens e serviços recebidos.

Patrimônio Líquido

O Patrimônio Líquido pode ser simplesmente definido como a diferença, em determinado momento, entre o valor do ativo e do passivo, atribuindo a este ultimo a conotação restritiva de dividas e obrigações. Entretanto, esta definição é simples e pode ser mais bem detalhada. Numa grande empresa, por exemplo, os recursos conferidos pelos acionistas, os lucros retidos, as reservas que representam apropriações de livros retidos e as reservas que representam os ajustes de capital podem ser demonstradas separadamente.

Tais classificações podem ser relevantes para as necessidades decisórias dos usuários das demonstrações contábeis quando elas indicarem restrições legais, ou de outra natureza, sobre a habilidade ou liberdade de a empresa distribuir ou aplicar de outra forma o seu patrimônio liquido. Podem refletir também o fato de que as partes com interesses de prioridade, numa entidade ou empresa, tenham direitos diferenciados com relação ao recebimento de dividendos ou reembolso da parcela do capital por eles investida.

Contas de Reservas

A criação de reservas é, às vezes, requerida por disposição estatuária ou legal a fim de dar a entidade e a seus credores uma medida adicional de proteção com relação ao efeito de possíveis perdas. Outras reservas podem ser feitas de acordo com as legislações de vários países.

A existência e o tamanho dessas reservas é uma informação relevante para a tomada de decisão dos usuários. Transferência para reservas (de lucros) são apropriações de lucros retidos e não de despesas.

O montante pelo qual o patrimônio líquido é demonstrado no Balanço Patrimonial depende da avaliação e mensuração de ativos e passivos.

Usualmente, o montante agregado representativo do patrimônio liquido contábil de uma empresa somente por coincidência será igual ao valor de mercado das ações da entidade ou a soma que seria possível levantar vendendo os ativos líquidos gradualmente ou a empresa como um todo.

Passo 3

Conceito de Receita

Receita é a entrada monetária que ocorre em uma Entidade (Contabilidade) ou patrimônio (Economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos. Nas empresas privadas a Receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços (chamado no Brasil de faturamento).

Conceito de Despesas

As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa. Ex: aluguel, salários e encargos, pró-labore, telefone, propaganda, impostos, comissões de vendedores etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com