TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Basica

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Contabilidade Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

Curso: Tecnologia em Gestão Pública

Disciplina: Contabilidade Básica

Tutor presencial:

Professor à Distância: Hugo David Santana

ATPS – ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE

CUIABÁ / MT

2014

TUTOR PRESENCIAL:

PROFESSOR À DISTÂNCIA: Hugo David Santana

ATPS- ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE

Atividade Prática Supervisionada apresentadaao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, da Universidade Anhanguera, como requisito para avaliação da Disciplina Contabilidade Básica, para obtenção de nota da Atividade Avaliativa.

CUIABÁ, MT

2014

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2- CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE 4

3- PATRIMÔNIO 5

4- BALANÇO PATRIMONIAL 8

5- DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) 9

5.1- Balanço Patrimonial 10

6- CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1. INTRODUÇÃO

Em nosso dia a dia, tomamos várias decisões, as quais necessitam de uma profunda análise, tanto dos prós quanto dos contras, para que essas decisões não venham prejudicar, talvez uma vida toda.

Da mesma forma ocorre em uma empresa, onde diariamente sãotomadas várias decisões importantes, das quais necessitam dasinformações fornecidas pela contabilidade para que possam tomar decisões com segurança.

A contabilidade é de extrema importância à gestão empresarial, pois é através dela que controlamos o Patrimônio de uma entidade.

Serãoapresentados a seguir, os conceitos básicos da Contabilidade, do Patrimônio, seus usuários, Demonstração do Resultado do Exercício e Balanço Patrimonial.

2- CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE

Contabilidade é a ciência que estuda a variação que o patrimônio de uma entidade sofre, registrando e controlando o patrimônio da mesma, demonstrando nas demonstrações contábeis os resultados obtidos e sua situação econômico-financeira.

De Acordo com RIBEIRO (2010), a contabilidade é uma ciência que permite por meio de suas técnicas manterem um controle contínuo do Patrimônio da empresa.

Já para FAHL (2011), a contabilidade é uma ciênciasocial, pois estuda objetos, fenômenos e fatos resultantes de ações humanas, na criação, manutenção e incremento das riquezas, ou seja, é a ciência que estuda o patrimônio.

Dessa forma, é possível afirmar que contabilidade nada mais é que a ciência que estuda minuciosamente tudo o que um indivíduo possui, interpretando e registrando os fenômenos que afetam o patrimônio.

A contabilidade tem como objetivo fornecer informações sobre a real situação financeira da entidade, ou seja, fornecer informações corretas para que as mesmas auxiliem na tomada de decisões.

Para IUDÍCIBUS (1994), o objetivo da contabilidade é de fornecer informação econômica para os usuários, para que estes possam tomar decisões com segurança, baseada em fatores confiáveis.

Qualquer pessoa seja ela física ou jurídica, podem ter acesso às informações que contém nos relatórios elaborados pela contabilidade, pois não se restringe apenas aos administradores da empresa, mas também a outros segmentos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON) 1992, usuário é “todapessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação e do progresso de determinadaentidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimôniofamiliar”.

FAHL (2011) ressalta que os usuários da contabilidade podem ser internos como, por exemplo: gerentes, diretores, administradores, funcionários em geral. Ou externos como: acionistas, instituições financeiras, fornecedores, governo e sindicatos.

Como exemplo da utilização das demonstrações contábeis, são as instituições financeiras, as quais utilizam as informações para aprovar ou não empréstimos, limites de crédito, etc.

A contabilidade é uma ferramenta indispensável a qualquer tipo de empreendimento, a qual oferece um suporte sobre a qual o empresário se apoiará em suas decisões gerenciais.

Segundo SILVA (2002), uma empresa sem contabilidade nada mais é que uma empresa sem memória, sem identidade, sem condições de planejar seu crescimento e até mesmo sem condições de sobrevivência.

RIBEIRO (2010) compara a contabilidade com a construção de uma casa, onde cada tijolo cada porta ou janela devem ser cuidadosamente assentadas para que a obra seja resistente e bem-acabada.

Podemos dizer que a contabilidade é o espelho da realidade da empresa, sem ela o empresário não terá em que se apoiar.

3- PATRIMÔNIO

Patrimônio significa o conjunto de bens e direitos, pertencente a uma pessoa ou um conjunto de pessoas, física ou jurídica.

De acordo com FAHL (2011), “Patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber, ou contas a receber”.

Ainda segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com