TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Intermediária

Dissertações: ATPS Contabilidade Intermediária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ETAPA 1

Passo 1

Contas Patrimoniais e de Resultado

Conta é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido) e aos elementos de resultados (despesas e receitas).

Para que serve a conta? É através das contas que a contabilidade consegue desempenhar o seu papel. Por isso elas devem ser tratadas com bastante carinho pelo contabilista. Todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, responsáveis pela gestão, como as compras, as vendas, os pagamentos, os recebimentos, são registrados em livros próprios através das contas.

Apuração do Resultado do Exercício – ARE

Permite apurar o resultado de determinado período e encerrar (zerar) as contas de resultado (que não são contas patrimoniais, de Ativo e Passivo), transferindo o resultado para uma conta patrimonial, de Lucros ou Prejuízos Acumulados.

Receita

Receitas são todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, porém nem todos são oriundos de vendas ou prestação de serviços, como por exemplo: aluguéis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.

As receitas não necessariamente se limitam a empresas, existem também as receitas do Governo, chamadas de receita pública. Receita pública é o montante total em dinheiro recolhido pelo Tesouro Nacional, incorporado ao patrimônio do Estado, que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos.

Despesa

Despesa é todo o gasto que a empresa precisa ter para obter uma receita, como por exemplo, os salários, água, luz, telefone, impostos, aluguéis pagos e etc. Para a contabilidade, uma despesa representa uma diminuição do ativo e aumento do passivo; e assim como as receitas provocam um aumento do patrimônio líquido, as despesas, diminuem o valor do mesmo.

As despesas podem ser divididas em antecipadas e não operacionais. Despesa antecipada são as despesas pagas antecipadamente e que serão consideradas como custos ou despesas no decorrer do exercício seguinte, como seguros a vencer. Despesas não operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.

A comparação entre receitas e despesas ocorre na apuração do resultado do exercício, que é o saldo do confronto entre elas, depois de um ciclo de operações em uma empresa, se o resultado for positivo a empresa teve lucro, se o resultado for negativo a empresa teve prejuízo.

Lucro e Prejuízo

Lucro: Vantagens ou interesses que se tiram de uma operação qualquer, é um ganho proveniente de qualquer especulação depois de descontadas as despesas, ou seja, um ganho líquido.

Prejuízo: Dano, perda. Provoca a uma diminuição do ativo ou aumento de passivo, com conseqüente diminuição do Patrimônio Líquido. Incluem itens que podem, ou não, surgir no curso da atividade normal da empresa como: desastres, inundações, fogo, etc. Inclui também efeitos de eventual acréscimo anormal da taxa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com