TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Conversor De Moedas

Pesquisas Acadêmicas: ATPS - Conversor De Moedas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

PARTE INDIVIDUAL

Qual a importância do documento de especificação para a análise estruturada de sistemas?

O documento de especificação é um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção e manutenção ao longo do tempo de um determinado projeto, ou seja, de suma importância, pois nele estão especificados todos os tipos de requisitos necessários. Existem dois tipos de requisitos fundamentais os requisitos funcionais (RF) e os requisitos não funcionais (RNF), que podem se distinguir entre, requisitos do sistemas, requisitos do utilizador e requisitos de design da aplicação, e esses, são indispensáveis para que o projeto se desenvolva corretamente e que atenda as expectativas do cliente.

ETAPA 1

PASSO 2

Principais ferramentas que apoiam os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas na organização dos requisitos iniciais do problema

Dentro das pesquisas, anotações, leituras e estudo da questão, a análise e especificação de sistemas são duas atividades distintas mas que devem ser realizadas conjuntamente.

A análise em si é o processo de captação e observação do elementos envolvidos no qual será inserido no sistema, deve-se identificar todos os elementos envolvidos, desde as pessoas, atividades e informações relevantes que serão definidas internamente ou externamente ao software.

A especificação descreve o que o sistema deve fazer, mas não, necessariamente, como deve fazer, ela apresenta soluções de como os problemas desenvolvidos na análise serão resolvidos dentro do software do sistema. Descreve de maneira sistêmica as propriedades funcionais para resolver os problemas desenvolvidos na análise, ela também serve como uma plataforma entre analistas e projetistas de software, sendo assim, produzindo maior integração de ambas as partes no projeto.

O(s) requisito(s) é o intuito ou a limitação criada pelo cliente, visando os usuários do sistema em questão, que iram definir as inúmeras propriedades do sistema, os requisitos de software que são, evidentemente, os requisitos do sistema que falam sobre as propriedades do software.

Existem outros requisitos fundamentais, tais como:

Requisitos Funcionais (RF): São aqueles que correspondem ao que o sistema deve fazer, ou seja, suas funcionalidades.

Dentro dos RF possuem mais duas fragmentações fundamentais:

Requisitos Funcionais Evidentes: São aqueles realizados com o conhecimento explícito do usuário. Correspondem à troca de informação na fronteira do sistema, isto é, com o meio exterior.

Requisitos Funcionais Ocultos: São aqueles efetuados pelo sistema sem o conhecimento do usuário.

Requisitos não funcionais (RNF): São aqueles que correspondem as restrições impostas sobre com o sistemas deve realizar seus requisitos funcionais

Entretanto, os RNF podem ser definidos de duas formas distintas: obrigatórios e desejados. Os obrigatórios são aqueles em que o próprio nome o define, é obrigatório, ele deve ser inelutavelmente implementados. Já os desejados podem ou não ser implementados, sendo assim variando de acordo com o projeto e o desejo do cliente, sendo que, não causem falhas ao projeto.

Ainda, os RNF podem ser mais específicos, como por exemplo: RNF de interface, de eficiência entre outros. Também podem ser definidos entre permanentes, como o próprio nome já diz, eles não irão se alterar com o tempo e/ou transitórios, que podem sofrer alterações no futuro.

Sendo ainda mais especifico os RNF podem possuir as seguintes definições:

Usabilidade: O sistema ser de fácil uso e aprendizado. Desse modo, deve fornecer menus de ajuda para o usuário e/ou manuais.

Confiabilidade: É o fato de o sistema possuir tratamento de falhas. Especifica quais falhas o sistema será capaz de gerenciar.

Performance: São requisitos de eficiência e precisão que o sistema apresenta.

Configurabilidade: O que pode ser configurado no sistema.

Segurança: São os níveis de acesso e a que funcionalidades cada um tem acesso.

Implementação: A linguagem a ser utilizada e que bancos de dados estarão acessíveis.

Interface: Especifica como deve ser a interface.

Além dos RF e RNF existem outros tipos de requisitos fundamentais que auxiliam ao se realizar uma análise e especificação de sistemas:

Requisitos Operacionais: Relacionado a especificação de características relacionadas ao processamento do software.

Requisitos de Contingência: Relacionado para o caso de não funcionamento ou indisponibilidade eventual do software.

Requisitos Técnicos: Relacionado a restrições quanto à arquitetura tecnológica.

Dentre todos os requisitos citados desde os RF até os Requisitos Técnicos existem diversas técnicas para o levantamento dos mesmo e que se adequam as mais variadas situações e a todos os tipos de projetos, entrevistas e questionários é a primeira a ser analisada.

Entrevistas e questionários

Talvez seja uma das mais simples de ser aplicada, entretanto, é eficazes em um ambiente inicial, dito que, seja papel do analista saber até que ponto está sendo útil em ambas as partes (cliente e analista)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com