TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE COMPETÊNCIA EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhaguera
Centro de Educação a Distância

Curso de Serviço Social
TRABALHOS DE CAMPO DA DISCIPLINA
SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

RELATÓRIO 

ESTUDO REALIZADO COM PROFISSIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL

Equipe:
José Aroldo Santos
Maria Edneide Moura da SilvaMichele
Michelly Pauline Vieira da Silva
Aluna: não sei o nome

Professora:
Mércia Gomes

Maceió
Março - 2011

Título:

Mudanças no Mercado de Trabalho do Profissional de Serviço Social

Resumo:

È notório que o Serviço Social sofreu diversas mudanças ao longo dotempo. Pode-se citar como um dos seus maiores avanços foi o reconhecimento como profissão, assim deixando de ser conhecida apenas como um serviço de caridade (igreja) e filantropia (sem fins lucrativos).
Anexados a essa vitória, a implantação do código de ética passou a exigir mais desseprofissional, pois, a partir daí seus direitos e deveres aumentavam significativamente para poder dar suporte à grandiosidade da conquista. Como toda profissão, os primórdios do Serviço Social eram um tanto carentes, tanto em campo de atuação dos profissionais como em reconhecimentoamplo desses e os benefícios que este traria (padronização de salários, regalias, da profissão regulamentação e respeito para com o profissional).
Além das mudanças no contexto geral da assistência social, é possível perceber que a formação do profissional também evoluiu. Asfaculdades passaram a exigir mais de seus alunos, formando assim profissionais, capacitados e mostrando-lhes as vertentes da profissão.

INTRODUÇÃO
Os contornos neoliberais que se dão no auge da crise global de expansão do capitalismo, permeiam a prática do assistente social e promovem o delineamento de um novo perfil profissional.
Nos últimos anos, com a promessa de crescimento econômico, ocorrem rearranjos políticos executando sistematicamente o receituário neoliberal. As conseqüências deste processo podem ser comprovadas no aumento da pobreza e miséria.
Isto se percebe inclusive nos dias de hoje, mesmo com a existência de Políticas Públicas, como a Política de Assistência Social, que visa à inclusão social do cidadão nas demais políticas sociais. 

Estas transformações societárias vêm implicando, não só na emergência de novas demandas para o Serviço Social, como na necessidade premente de redimensionar a formação profissional a partir de procedimentos investigativos que tomem como objetivo as mudanças do espaço ocupacional do Assistente Social. 
Ademais, é preciso pensar a formação profissional sob a égide curricular, considerando que é em suas escolas que o Serviço Social estimula elementos constitutivos à formação acadêmica e profissional dos futuros assistentes sociais.
Para o desenvolvimento da pesquisa, parte-se do contexto histórico e evolutivo, cheio de transformações ao longo do tempo que vem sofrendo o Serviço Social enquanto profissão. Será utilizada pesquisa bibliográfica e documental e também aplicado um questionário, com questões abertas a profissionais do Serviço Social, que atuam em Programas Sociais, entre outros. 

DESENVOLVIMENTO:
O Serviço Social, na efervescência dos anos 90, traz como prioridade a busca pela qualidade dos serviços prestados, coloca em evidência a ética da profissão, engloba toda uma dimensão política, econômica e social que vêm determinando a condição de vida “homem” e tem influência direta na prática profissional do Assistente Social bem delineado assim um novo perfil profissional.
Ainda nos 90, passaram a se redefinir os termos da reforma do Sistema brasileiro de Proteção Social (que já havia iniciado nos anos 80 e registrada na Constituição de 1988), ocorrendo melhoria da efetividade das políticas, com a ampliação dos programas sociais. Entretanto, apesar das significativas mudanças os indicadores de pobreza e desigualdade apontam ainda gravemente para os limites dessas políticas.
Ocorrendo melhorias da efetividade das políticas com a ampliação dos programas sociais, com as mudanças e novas fundamentações teóricas sofridas, com base no marxismo e na Economia Política, houve a construção do Projeto Ético Político, maior inserção do Serviço Social nas instituições.

Esta realidade leva o Serviço Social a procurar novos rumos, ou seja, o Assistente Social tem que ultrapassar as tarefas burocráticas trazendo para si maiores responsabilidades, através da criação e otimização de novas propostas de atuação que traga respostas concretas as demandas onde o Assistente Social deve ser um profissional propositor e não executor.
As questões sociais movem a profissão, é através dela que atua quando há mudanças, há questões diferentes para serem discutidas, e o Serviço Social está inserido nesse contexto, pois quando existem mudanças nas políticas públicas de modo geral, em qualquer aspecto, a profissão precisa estar inserida com um papel importante de consolidar ou minimizar as questões sociais vivenciadas no momento. 
Atualmente o Serviço Social se tornou uma profissão intensiva que busca principalmente a garantia e o acesso de direito, as camadas populares trabalhadora. A conglomeração financeira empresarial e a ela acoplada a modernização tecnológica e organizacional dos processos de trabalho industrial. Assim abrindo um leque para o profissional em outras áreas.
Essa abrangência significa mais campo de trabalho para o profissional e também um reconhecimento da necessidade dessa profissão, dando a ela a condição de trabalhar nas políticas sociais, públicas e privadas.
O Serviço Social, pela natureza deve atuar sobre as causas dos problemas sociais. Hoje o Assistente Social trata-se de um profissional dinâmico e com conhecimentos para propor intervenção e tratar as questões sociais com muito mais clareza, buscando intermediar entre empregado e empregador, isso deve as mudanças ocorridas e ao reconhecimento da profissão. Esta profissão requer ao Assistente Social estar sempre buscando se atualizar, pois a sociedade exige e por isso precisam estar atento as mudanças ocorridas.
É importante que todo profissional se atualize, estude muito principalmente na área em que atua, não perca de vista o direito do trabalhador e o usuário daquele serviço, não esquecer a defesa e a garantia de seus direitos. Precisa estar envolvido com as questões atuais, se aprimorando, estudando e se comprometendo com os fundamentos da profissão. Se isso não ocorre o profissional se torna arcaico, não conseguindo desmistificar algumas questões que são postas a ele no seu dia-a-dia com profissional.
Um profissional, que reforce e amplie a sua competência crítica, não só executiva, mas que possa analisar pesquisar e decifrar a realidade. Alimentada por uma atitude investigativa, o exercício profissional cotidiano têm ampliado as possibilidades de vislumbrar novas alternativas de trabalho nesse momento de profundas alterações na vida em sociedade. (Ianomoto, 1997).

RESULTADOS DA PESQUISA
Levando em conta os resultados da pesquisa a preocupação que é mais saliente refere-se ao Serviço Social como profissão, e a premência de delinear um perfil que deve ir de encontro a uma nova realidade, pois existe o perigo latente do Serviço Social vir a torna-se uma prática residual. O desafio profissional radica, portanto em não fechar-se em si mesmo e ampliar os horizontes, procurando compreender as mudanças que estão acontecendo. Quanto a este problema, sustentamos que é possível e necessário que a profissão como todo inicie um debate e participe ativamente na definição de sua base de sustentação ocupacional podendo assim os assistentes sociais converter-se em atores desse processo.

CONCLUSÃO

Diante do exposto ou dos dados obtidos? Concluímos que no decorrer dos anos o Serviço Social vem sofrendo grandes transformações e apesar das conquistas alcançadas, principalmente no campo de trabalho, onde podemos citar os concursos públicos, não só para da Assistência Social, mas também para a Educação, Saúde, as empresas privadas, buscando descobrir as necessidades de seus trabalhadores, as organizações-não-governamentais – ONGs, visando a melhoria na qualidade de vida de seu público alvo (idosos, jovens, gestantes, etc.) é visível que em todas essas áreas de atuação do Assistente Social se faz sempre presente e de forma bastante expressiva o seu principal objetivo que é “não perder de vista o direito do trabalhador e/ou usuário daquele serviço, não perder de vista a defesa e a garantia de seus direitos”. Ressaltamos também que é percepível a mudança no perfil do assistente social, tendo em vista que a profissão trabalha as expressões da questão social, objetivando a ampliação da cidadania e a garantia de direitos aos cidadãos, que exige um profissional crítico com competência teórico-metodológica, técnico operativa e ético-política, dotado de habilidades.como criatividade, versatilidade, iniciativa, liderança, capacidade de negociação, resolutiva e de argumentação. 
É preciso ainda que o profissional tenha habilidade para o trabalho interdisciplinar, que participe ativamente na formulação de políticas públicas, que esteja inserido em equipes interdisciplinares, em redes sociais e que busque a capacitação continuada, o que não deve levar o profissional a perder a dimensão do ser e do estar no mundo. 

“O Assistente Social tem que conhecer a população usuária dos seus serviços e seus modos de vida, formas de luta: deve compreender o universo cultural dessa população e as formas de demonstrar seus anseios, necessários e aspirações... (Guerra, 1997)”.

DADOS OBITIDO COM PESQUISA REALIZADA COM PROFISSIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL 
NOME DO PROFISSIONAL | TEMPO DE FORMAÇÃO | TEMPO DE ATUAÇÃO | ATUA |
Adriana de Souza | 17 anos | 15 anos | Sec. Municipal de Ass. Social de M. Deodoro |
Juliana Maria | 10 anos | 9 anos | Sec. Municipal de M. Deodoro |
Verônica Rufino | 18 anos | 18 anos | Sec. Municipal de Ass. Social e coordena o Bolsa Família |
Ana Lúcia | 3 anos | 1 ano e meio | CRAS de Marechal Deodoro |
Diana Correia | 5 anos | 4 anos | Associação dos Hemofílicos |
Nadja | 20 anos | 18 anos | Ambulatório do Hemoal AL |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com