TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FHTM DO SERVIÇO SOCIAL

Artigo: ATPS FHTM DO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  1.570 Visualizações

Página 1 de 10

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II

ATPS

Etapa 1

O texto mostra a importante transição histórica do serviço social, as transformações e mudanças dentro de seus próprios conhecimentos teóricos, práticos, ideológicos, renovando suas propostas tornando as mais consistentes mediante a realidade político social, bem como no desafio de diminuir as desigualdades e controlar as ações da classe dominante na tentativa de garantir a democracia.

O Serviço Social com base em suas origens vinculada à doutrina da Igreja Católica voltada à ação social, com profissionais mais voltados ao exercício remunerado do que o real fundamento da profissão, bem como uma metodologia de trabalho americana, ainda precisava se aprimorar e se aprofundar em várias questões relacionadas à realidade de seu povo para a concretização da busca de seu real papel perante a sociedade brasileira a qual sendo um país em subdesenvolvimento ainda com falta de infraestruturas básicas, assim os movimentos de reconceituação do serviço social sem dúvida nenhuma tiveram grande importância na transformação do que ele é hoje, bem como em seu desafio continuo.

A partir do momento que se reconheceu que sua teoria era frágil em relação à dinâmica social, das relações das classes, dos grupos sociais, foi possível iniciar os movimentos de reconceituação, o qual vai buscar por meio de indagações, críticas, conscientização e aprimoramento não só ideológico, mas também cientifico, metodológico, político social, e profissional, podendo assim quebrar as amarras com o tradicional e dar espaço ao novo se adequando a realidade das classes sociais e sua política capitalista.

Esse movimento vem ao encontro do comprometimento com o povo, do comportamento capitalista que distancia as classes e gera falta de infraestruturas básicas de um lado e o acúmulo de riquezas do outro, com o aprimoramento do profissional social como um todo e com a mobilização e participação dos indivíduos em busca de libertação. Isso mostra a contradição entre o trabalho profissional e o trabalho político do trabalhador social, que por sua vez precisa alcançar mudanças e transformações na ação libertadora do sistema de dominação do sistema capitalista.

Por todos esses fatos o serviço social precisava buscar fundamentos, processos, técnicas e propósitos claros e consistentes a fim de proporcionar com bases sólidas as mudanças necessárias em todos os âmbitos da sociedade. De forma que a interligação entre ideologia, teoria, práxis e ciência comprova que não existe transformação sem conhecimento e vice-versa.

A consciência que o serviço social precisa estar sempre atento às necessidades reais e sempre que possível intervir com mudanças diretas e conjuntas com as políticas sociais, traz o intuito da transformação das relações sociais para gerar cidadania.

Etapa 2

Documentos de Araxá

Uma analise do Documento de Araxá nos leva, a possibilidade de refletir sobre alguns pontos. A seleção esta atravessando por questões de interesse que dialoga com a atualidade do Serviço Social dentro do contexto brasileiro.

A reflexão que se faz é a relação entre objetivo remoto e objetivo operacional da profissão e verifica-se que o aspecto tradicional está em concordância com a operacionalização moderna.

Explicita-se a postura e os fundamentos da ação do Serviço Social, que afirma, por exemplo, o direito de a pessoa encontrar na sociedade as condições para sua auto realização; estímulo ao exercício da livre escolha e de responsabilidade de decisões; respeitando aos valores, padrões e pautas culturais, etc. Os formuladores de Araxá objetivavam distinguir os princípios étnicos e metafísicos que serviriam de base para a ação do Serviço Social, assim como princípios operacionais, que seria as normas de ação de validade universal da profissão. Explorando as funções que se atribuem à profissão, o documento reconhece que elas se efetivam em dois níveis: da micro atuação e da macro atuação do Serviço Social.

O nível da micro atuação discute a pratica profissional voltada para a prestação de serviços diretos. O Serviço Social como técnica dispõe de uma metodologia de ação que utiliza diversos processos. São os processos de Caso, Grupo, Comunidade e trabalho com a população.

Já no macro atuação, o Serviço Social está voltado para a política e o planejamento. Essa integração supõe a participação no planejamento, na implantação e na melhor utilização da infraestrutura social como facilidades básicas, programas de saúde, educação, habitação e serviços sócios.

O Documento de Araxá tinha como proposta, colocar o Assistente Social não apenas como meros executores das políticas sociais, mas como capazes de formulá-las e administrá-las, ou, seja rever a funcionalidade da profissão no contexto brasileiro. Mas o que rebate essa proposta é não só a demanda específica como técnico-funcional numa moldura autocrática burguesa que a categoria profissional assume, o Serviço Social teria contribuição positiva no desenvolvimento através das mudanças nos aspectos econômicos, tecnológicos, socioculturais e político-administrativos. A direção dessas mudanças deveria ser induzida via planejamento integrado, a priorização é econômica e tecnológica, e suas dimensões sociais e políticas são associadas à cultura e a administração.

Embora preocupado com a teorização do Serviço Social, o Documento de Araxá não a enfrenta explicitamente, pois acaba reduzindo a teorização a uma abordagem técnica operacional em função do modelo básico do desenvolvimento.

Os Encontros Regionais reflete uma insegurança e a ambivalência dos participantes; nos relatórios sobre o Documento de Araxá. Permitindo nos Encontros Regionais um estudo mais profundo do Documento de Araxá e dos assuntos por ele tratados, dando uma visão mais completa do pensamento da profissão sobre os pontos abordados pelo Documento de Araxá, permitindo identificar algumas tendências, como método básico do Serviço Social e de sua eficiência se tomando isoladamente; a procura de um método genérico, pela complementaridade dos processos; a consciência das diversas realidades regionais; a permanência da aceitação dos postulados e princípios mencionados no Documento de Araxá, mas a procura de uma atitude mais científica e não exclusivamente filosófica.

Documentos de Teresópolis

O Documento de Teresópolis se diferencia do Documento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com