TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Psicologia E Serviço Social II

Ensaios: ATPS Psicologia E Serviço Social II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado a seguir, tem como objetivo mostrar a cidade do Rio de Janeiro tendo o filme “Tropa de Elite” como base. Relatamos como os conflitos, cultura, manifestações e grupos sociais, podem ter uma grande influência na vida da população.

Entenderemos sobre a psicologia como um todo e a Questão Social através de uma breve análise do filme, também falaremos da relação de poder dos policiais, trafico de drogas, conflitos sociais e a corrupção dos policiais.

ETAPA: 1 PASSO: 3

O que é cultura?

São valores que guiam os nossos comportamentos sociais, sempre em evolução, conjunto de arte, crença, lei, moral, conhecimento, costumes e todos os hábitos e opiniões. Cada nação tem sua cultura que é passada de pai para filho. Temos cultura material e espiritual. Como o nome já diz, a cultura material está relacionada à matéria, como; ferramentas, edificações, artefatos, armas, foguetes artesanatos e etc. Já na cultura espiritual encontramos os valores, normas, estilos, sentimentos, doutrinas, morais e entre outros.

Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme?

O filme Tropa de Elite nos trás grandes números de manifestações culturais, temas recorrentes de corrupção, drogas, criminalização da pobreza, violência policial, marginalização, descriminalização, injustiça. Tais temas relatados pelo filme mostra a real situação de uma corporação policial, da comunidade e as classes sociais.

ETAPA: 2 PASSO: 1

Conflitos encontrados no filme (Drogas e Corrupção)

A ação pública é de suma importância entre os conflitos sociais, sua prestação de serviço e geração de bens tem uma grande extensão da qual irá interatuar entre as politicas e os agentes. A forma de lidar do sujeito- alva será conhecido pela forma de conduta da ação publica, a mesma garantirá os direitos coletivos e difusos. Tem o objetivo de proteger o patrimônio social, público, de outros direitos e do meio ambiente tais órgãos são utilizados para defender a criança e o adolescente, pelo um meio ambiente sensato e para defender pessoas com deficiência física.

ETAPA: 2 PASSO: 2

Por que o serviço social é importante na resolução de conflitos sociais? ou A Psicologia pode auxiliar em situações de conflitos sociais?

A importância do Serviço Social é a liberdade em provocar transformações no dia- a- dia das pessoas, ele colaborara, executara projetos, programas e politicas sociais, juntamente com a administração publica, indireta, direta, organizações populares, empresas e entidades. Auxiliara os indivíduos, fara vistorias, tomara as devidas providencias, orientara grupos e população, prestara assessoria, realizara estudos socioeconômicos. Seu trabalho tem ligações com inúmeras questões sociais como; saúde, lazer, habitação, assistência social, justiça, educação etc.

A psicologia social tem todo o auxilio para situação de conflitos sociais, a razão da natureza social, do psíquico, relacionados ao individuo e o social. A psicologia averigua a relação entre o individuo e a sociedade, compreendem historicamente como as pessoas se relacionam e como se organizam para uma boa sobrevivência e suas culturas. Seu maior encargo é impulsionar a saúde e uma boa qualidade de vida para o individuo.

ETAPA: 2 PASSO:3

O grupo discutiu vários temas, analisamos sobre os conflitos existentes na nossa realidade como drogas e corrupção encontradas também no filme, citamos sobre a importância do Serviço Social na resolução dessa oposição. Estudamos que a ação publica é de grande importância nos conflitos sociais.

O Serviço Social colaborará nesses conflitos sociais, através de projetos, programas e orientações a grupos e populações, desenvolverá estudos socioeconômicos. Juntamente com o Serviço Social a Psicologia Social tem um principal papel na situação dessas oposições.

A Psicologia compreende o individual e a sociedade, como elas se relacionam para uma saudável sobrevivência, sua maior função é impulsionar a saúde e uma boa qualidade de vida.

Concluímos essa pesquisa esclarecendo que nós, como futuras Assistentes Sociais temos todo o poder nessa sociedade que vive em conflito, temos todo o direito de melhoria e influência nesse meio, atualmente população vivem dias difíceis, onde seus filhos saem sem saber se irão voltar, onde famílias estão sendo destruídas por conta da droga, nessa questão temos que ser ativos, pois sabemos que o que nos faltam são criação de projetos aonde envolverão jovens e adolescentes, e farão eles compreenderem que existe um outro mundo muito melhor, vida muito melhor, onde aprenderão a dar o real valor a vida, portanto a psicologia e o Serviço Social tem ligação imensa para uma melhoria dessa sociedade que vive em nesta oposição.

ETAPA: 3 PASSO: 2

1- De acordo com as ideias do texto, por que podemos avaliar que os policiais do BOPE retratados no filme podem ser considerados como um grupo?

Eles simplesmente têm interação entre si, é um grupo onde eles são treinados com objetivos na mente, que é o combate à criminalidade.

2- Como pode ser caracterizado este grupo (primário funcional ou estrutural)? Justificar sua resposta.

Ele é caracterizado como grupo funcional que tem como formação a identidade e o poder. O poder dos grupos funcionais depende da importância que o seu trabalho tem na sociedade.

3- Como se apresentam as relações de poder no grupo de policiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com