TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CONTABILIDADE

Artigos Científicos: ATPS DE CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS

DE CONTABILIDADE

Etapa 1

Passo 2

Resumo do Artigo “A disciplina Teoria da Contabilidade nos cursos de graduação – algumas considerações” de José Carlos Marion

Este artigo nos mostra a importância da Teoria da Contabilidade nos curso de graduação.

Lembrando que antes de 1994, ano em que a disciplina Teoria da Contabilidade tornou-se obrigatória nos currículos dos cursos de graduação em contabilidade, poucas faculdades a ofereciam.

No entanto, essa disciplina acrescenta muitas informações importantes para nós, estudantes.

Porém, desde a entrada dessa disciplina pela primeira vez na graduação, houve grande resistência por parte dos alunos, pois os mesmos tinham em mente aulas mais práticas e julgavam que a teoria seria desnecessária.

Devido a essa resistência dos alunos, surgia aí um grande desafio para os professores: buscar a aceitação quanto à nova disciplina e mostrar a importância da junção da teoria com a prática, mostrando para os alunos que a prática depende da teoria, pois assim eles conseguiriam entender os “porquês” dos procedimentos, dando mais ênfase a essa nova disciplina.

Com isso, os estudantes se tornariam profissionais mais completos, tendo embasamentos teóricos para transmitir aos usuários.

O problema principal é manter acesa a chama do interesse por esta disciplina, já que, como foi dito, o estudante tem seu interesse reduzido quando se fala em teoria.

Um dos aspectos importantes em termos de estar sempre buscando o interesse do aluno é mostrar que a Contabilidade é um poderoso instrumento para a tomada de decisões.

Os conceitos devem ser passados aos poucos, com clareza, de forma simples, com exemplos extraídos da prática contábil e com soluções de exercícios e casos reais.

Para isso, deve-se evitar a linguagem exageradamente sofisticada para o entendimento, que é essencial para a graduação do aluno.

Uma escolha adequada do professor que irá ministrar a disciplina é também fundamental, é importante que ele tenha vivência da diferença que o conhecimento da teoria faz em casos práticos reais.

Tudo isso leva a um resultado excelente em termos de motivação dos alunos e de aprendizagem, mostrando que a qualidade do professor foi e sempre será fundamental.

Passo 3

Os usuários principais da Contabilidade (stakeholders) e os objetivos principais da contabilidade e das demonstrações financeiras

A seguir falaremos dos usuários e suas necessidades de informações.

Usuários externos:

• Investidores – Necessitam de informações para decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos. Saber o risco relacionado ao investimento e o retorno que ele produz. Também estão interessados em informações que os possibilitem avaliar se a empresa pagará seus dividendos.

• Empregados – Os empregados e seus representantes estão interessados em informações sobre a estabilidade e o lucro da empresa, podendo avaliar a capacidade que a mesma possui de pagar seu salário, seus benefícios e também se ela esta satisfeita trabalhando nessa empresa.

• Credores por empréstimos – Buscam informações que mostram a capacidade da empresa pagar seus empréstimos e os juros no vencimento.

• Fornecedores e outros credores comerciais - Avaliam se a empresa terá condições de quitar seus vencimentos na data estabelecida.

• Clientes – Querem saber se a empresa se manterá aberta, principalmente quando possuem compromissos á longo prazo de ambas as partes.

• Governos e suas agências – Acompanham as atividades das empresas, a fim de, regulamentar as atividades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatísticas semelhantes.

• Público: É afetado diretamente, pois a empresa contribui para a economia local, gerando empregos e utilizando fornecedores locais. As informações contábeis ajudam o público com informações sobre a evolução e o desempenho da empresa e os fatos recentes.

Usuários internos:

A Contabilidade e as demonstrações contábeis permitem aos usuários internos (proprietários, diretores, gerentes, etc.) na avaliação da situação econômica e financeira da empresa, possibilitando fazer interferências futuras. A Contabilidade é um poderoso instrumento para tomada de decisões, através dela pode-se controlar, planejar, mudar, enfim através da Contabilidade que se avalia o Lucro.

Passo 4

Na empresa em que eu trabalho, convivo diariamente tanto com os usuários internos como os internos. Onde um depende do outro para um bom funcionamento da empresa.

Convivo com os usuários internos, sendo eles os funcionários, os gerentes, o diretor e o proprietário da empresa, onde cada um exerce a sua função buscando um resultado positivo para empresa.

Já com os usuários externos, tenho maior contato pois a minha função é ligada diretamente aos clientes, aos fornecedores, aos empregados e ao publico.

Existe o setor de contabilidade, que se situa na matriz fora de Campinas, e que auxilia diretamente para controlar, planejar, mudar e avaliar o lucro da empresa, por isso a contabilidade é muito importante pois se avalia a situação real da empresa e se é necessário tomar decisões para melhoria.

Etapa 2

Passo 4

Princípios Fundamentais da Contabilidade

Os Princípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com