TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CONTABILIDADE

Artigos Científicos: ATPS DE CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  3.918 Palavras (16 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Segundo Stoner (1999), a administração é o processo no qual se planeja, organiza, controla e lidera o trabalho realizado pelas pessoas que fazem parte da organização, junto com os outros recursos disponíveis para alcançar as metas e objetivos estabelecidos.

Justamente por ser um processo complexo, que abrange toda uma empresa, sua estrutura, seus membros, sua cultura, e toda a sua constituição, são necessárias várias etapas para que o ato de administrar ou gerir um negócio seja realizado de forma eficiente. Desde os tipos de planejamento, até a gestão estratégica e os processos de direção, controle e organização, a empresa deve saber geri-los de maneira adequada, para que esses processos tenham função necessária para o alcance dos objetivos pré-estabelecidos.

Assim, todos os processos administrativos são essenciais para o sucesso da empresa, pois é através deles que são definidas cada etapa do que fazer e como fazer. Quando é definido o planejamento e suas etapas, há mais chances da organização atingir suas metas.

Quebra de PáginaETAPA1: PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL

No atual cenário empresarial, há quatro diferentes modelos de fundamentos de processos administrativos, que servem de diretriz para um melhor funcionamento e sucesso de uma empresa: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

A Gestão Estratégica, segundo Campos (2009), “é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação”.  Já o Planejamento Estratégico, ainda segundo Campos (2009), “é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada”. A partir disso, se define as metas das questões de longo prazo, determinando os objetivos empresarias, que são os de trazer para a empresa lucro, expansão, segurança e autonomia. O Planejamento Tático deve ser elaborado por cada unidade organizacional, pois trata das atividades internas da empresa. O Planejamento Operacional, se preocupa com a execução de cada tarefa isoladamente, dividindo-se em planos, relacionados com métodos, dinheiro, tempo e comportamento.

Segundo Maximiano (1992), “uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos”. A Organização se divide em dois tipos (formal e informal) e possui três bases de estrutura (linear, funcional e linha-staff), e é através dela que são integradas as pessoas, os recursos e as estruturas organizacionais, departamentais e de cargos, de acordo com o nível empresarial. O modelo da Organização Formal é constituído pelas normas da instituição, níveis hierárquicos, composta de cargos e órgãos de caráter lógico e racional, enquanto a Organização Informal é baseada nas normas sociais e seus costumes, ideias, tradições, e relações, que não fazem parte da política da empresa, e sim dos próprios componentes desta.

A Organização Linear é a mais antiga, e define que cada superior tem total autoridade para com seus funcionários. A Organização Funcional aplica a funcionalidade e o princípio de especialização das tarefas de cada componente da empresa. Por fim, a Organização Linha-Staff é a combinação das características dos modelos Linear e Funcional, a fim de unir suas vantagens e diminuir as desvantagens, porém com o predomínio da primeira.

A Direção refere-se á liderança, processo no qual os gerentes, que possuem um nível

¹CAMPOS, Wagner. O Que É a Gestão Estratégica. Disponível em:

<https://docs.google.com/open?id=0BwfaFcxdwWIgR0JDclU0OXZNbmc>. Acesso em: 17 de outubro de 2013.

hierárquico mais alto na empresa, lidam com seus subordinados, influenciando-os para que cumpram suas funções e designem suas tarefas. Pode ser um processo focado nas pessoas que estão envolvidas ou na própria execução da atividade.

Por fim, o Controle tem como objetivo avaliar, e, se necessário, corrigir o trabalho dos funcionários, para garantir que as metas estabelecidas sejam cumpridas, e os resultados sejam alcançados. Segundo Chiavenato (2003), “cada organização requer um sistema básico de controles para aplicar seus recursos financeiros, desenvolver pessoas, analisar o desempenho financeiro e avaliar a produtividade operacional”.

Esses quatro fundamentos têm como finalidade compor o passo a passo da empresa, e, se devidamente aplicados, são um caminho mais rápido para o alcance de metas e objetivos.

Para que a organização chegue ao sucesso é necessário que a mesma tenha um bom planejamento estratégico a ser seguido. Segundo Peter Drucker o planejamento prevê as consequências futuras das decisões presentes.

Nele contém a missão da empresa, que segundo Valadares (2002), é a razão de ser da mesma, ou seja, o que dá rumo aos objetivos e estratégias.

As visões segundo Scott, Jaffe & Tobe² (1998) são baseadas no presente com foco no futuro, isso equivale a onde a empresa deseja estar em longo prazo. E valores que representam os ideais e crenças que a maioria dos indivíduos acredita.

Segundo Maximiano (2006), a análise do ambiente externo é muito importante para o planejamento estratégico. De acordo com sua competitividade, complexidade e instabilidade, maior a necessidade de analisá-lo.

Ainda segundo Maximiano (2006), a análise interna é tida como os pontos fortes e fracos dentro de uma empresa e está relacionada com o ambiente.

Os objetivos podem ser institucionais, intermediários e departamentais e depois que a estratégia é escolhida os aspectos quantitativos e qualitativos ganham forma em prazo determinado, para que assim cumpra-se a missão e concretize a perspectiva futura, ou seja, a visão.

Por fim, depois de passar por todas as etapas de planejar, definir missão, visão e valores da organização, fazer análise ambiental interna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com