TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CONTABILIDADE INTERNACIONAL ETAPAS 1 E 2

Pesquisas Acadêmicas: ATPS DE CONTABILIDADE INTERNACIONAL ETAPAS 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  9.004 Palavras (37 Páginas)  •  979 Visualizações

Página 1 de 37

SUMÁRIO

Introdução .............................................................................................1

História da Contabilidade ......................................................................2

Quem Somos e o Que Fazemos..............................................................6

Estrutura do IASB .................................................................................7

CPC ......................................................................................................11

Adoção da IFRS pela Primeira Vez......................................................13

As Alterações na Lei n° 6.404/76..........................................................15

Normas Contábeis Brasileiras................................................................16

Novas Práticas Contábeis Lei n° 11.638/07...........................................17

Etapa 1 Pergunta 1.................................................................................27

Etapa 1 Pergunta 2.................................................................................30

IAS 1......................................................................................................32

IAS 7......................................................................................................35

Descrição da Norma Internacional – IAS 7...........................................37

Etapa 2 Pergunta 1.................................................................................40

Conclusão...............................................................................................43

Referências Bibliográficas ....................................................................44

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho serão abordados de forma geral a história da contabilidade e seu processo evolutivo. Evidenciando que a contabilidade já existia desde o início da história da humanidade, e no decorrer do tempo, vem sofrendo mudanças no sentido cultural, econômico, político, social e científico.

No Brasil a contabilidade foi se desenvolvendo à medida que o mercantilismo se proliferava país afora. Seu desenvolvimento foi contínuo à medida que o homem buscava novas fontes para aprimorar seus conhecimentos.

Foram destacados também pontos importantes dos textos que devem ser considerados, onde claramente explica-se a definição de cada instrumento de contabilidade como demonstração de fluxo de caixa, criação do intangível, subvenção econômica e assistências governamentais, etc., enfatizando sua alteração perante as normas de contabilidade.

Diante da expansão da globalização a contabilidade internacional nasceu da necessidade de uniformizar as normas contábeis numa maneira mais compreensiva para os usuários de diversos países. O Brasil é um deles onde adequação já é uma realidade.

Vários países adotaram essa nova padronização de normas para a contabilidade, as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros - IFRS, no intuito de chegarem o mais próximo possível da harmonização dos padrões contábeis e de suas demonstrações em qualquer local do mundo, apenas adequando-se a determinados regulamentos e a língua de cada país. Contudo, toda essa atualização que se faz necessária, pois existem diferenças contábeis entre os países, o que acaba dificultando as transações necessárias no mundo globalizado.

O desenvolvimento dessa pesquisa reúne dados bibliográficos e perguntas para práticas. No fim, é possível identificar que muita coisa está sendo modificada.

1

ETAPA 1 PASSO 1 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A história da contabilidade começa na antiguidade, desde o início da civilização, onde o homem não conhecia números, a escrita e nem a moeda.

Era um período de monotonia, de ociosidade, então o homem separava uma pedrinha para cada cabeça de ovelha, para saber quanto cresceu de seu rebanho. Executava o que o contabilista hoje chamaria de inventário.

A lá era tirada e parte dela negociada em troca de equipamentos rudimentares de caça e pesca. A atividade inicial era baseada na troca de mercadorias, e a contabilidade veio para ajudar a definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca desse bem em relação a outro.

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já vem em maior volume, requerendo registros. Surge então a Contabilidade em função da necessidade de administrar e controlar esse patrimônio: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos e decréscimos dessa riqueza.

“Pode-se dizer que em todas as épocas e no seio de cada povo a contabilidade contribuiu para o avanço da civilização... seu caminho jamais experimentou obstáculos...” Vicenzo Mazi (1971, pág. 4).

Baseado neste conceito, esta pesquisa vem evidenciar que a Ciência Contábil segue como parte fundamental da evolução social no que se refere ao controle patrimonial desde o período antigo até nos dias de hoje, além de ser instrumento de informações para gestão empresarial, tomada de decisões, planejamento tributário, incremento no mercado mundial entre outras ações que auxiliem no sistema financeiro e gerencial das empresas.

De acordo com os alguns estudiosos, ao longo do tempo a História da Contabilidade tem passado por diversos marcos importantes. Segundo o Prof. Federigo Melis, divide-se em quatro períodos distintos:

1º PERÍODO - História Antiga ou da Contabilidade Empírica, que vai de cerca de 8.000 anos atrás até 1202 de nossa era.

Referem-se aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com