TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Internacional

Casos: ATPS Contabilidade Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1.

A história da Contabilidade.

A história da contabilidade vem através da necessidade criada pelos homens de registrarem suas posses. Isto começou a muitos anos atrás quando começaram a fazer os primeiros registros. Segundo estudiosos a nossa contabilidade é tão antiga quanto a própria história da nossa Civilização, tudo começou com o pensamento de “Futuro”, onde houve os primeiros registros afim de conhecer suas possibilidades e suas posses.

Na medida em que o homem começava a aumentar suas posses e seus direitos não era mais possível fazer aqueles registros somente em suas cabeças, tendo assim a necessidade de efetuar um registro mais especifico, fazendo com que a contabilidade tomasse cada vez maior proporção.

A história da contabilidade segundo estudiosos se dividem em vários períodos, porem um estudioso chamado de Federigo Melis especifica que a contabilidade esta dividida em quatro períodos

1º PERÍODO - História Antiga ou da Contabilidade Empírica, que vai de cerca de 8.000 anos atrás até 1202 de nossa era.

2º PERÍODO - História Média ou da Sistematização da Contabilidade, que vai de 1202 até 1494.

3º PERÍODO - História Moderna ou da Literatura da Contabilidade, que vai de 1494 a 1840.

4º PERÍODO - História Contemporânea ou Científica da Contabilidade, que vai de 1840 até aos nossos dias.

Entretanto há registros quanto a contabilidade em períodos ainda mais antigos que estes citados anteriormente, lembrando ainda tempos antes de cristo em que o homem contabilizava seus rebanhos, metais, ouros e outros bens por meio de desenhos. Os egípcios também utilizavam de métodos de desenho para contabilizar o pagamento de seus tributos isto a 2000 A.C.

De acordo com a evolução da Matemática também veio acompanhando esta evolução a contabilidade.

Tivemos um Grande estudioso que não pode deixar de ser citado quando se diz respeito a história da contabilidade seu nome é Luca Pacioli, Uma grande obra feita por ele chamada “Summa de arithmetica, geometrica, proportioni et proportionalitá” onde tinha um capitulo denominado “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por partida dobrada), neste capitulo ele denominava a lógica da contabilidade, o sistema de escrituração por partidas dobradas, onde até hoje é usado em nossos cursos e em nosso dia a dia na contabilidade.

Passo 2.

IASB o que é e para que serve.

O objetivo do IASB é desenvolver normas contábeis que sejam mais claras e unificadas mundialmente, este órgão é apoiado pelo comitê internacional de pronunciamentos contábeis o IFRS, que é o órgão responsável pela sua interpretação quanto aos relatórios internacionais de contabilidade. Ou seja, o IASB emite um pronunciamento contábil, feito isto fica a critério de curadores do IFRS interpreta-los, e por fim informar para que seja aplicado em território.

Para que aplicar as normas internacionais de Contabilidade.

Podemos garantir que hoje seria impossível para um país como o nosso viver apenas com a economia interna, a muitos anos o crescimento do mercado global vem crescendo de forma rápida e conjunta, levando as empresas fecharem cada vez mais negócios com mercado externo. No entanto, o mercado principalmente investidores necessitavam de uma norma que ditassem as regras não só em seu país como também no país de quem ele estará investindo, dai surgiu a grande necessidade de se ter leis que ditem as regras não só no mercado interno, mas em um mercado global.

Segundo dados do IASB hoje mais de 100 países estão inseridos no Rol do IFRS, no Brasil esta implantação se deu no ano de 2010

Passo 3

Adoção pela primeira Vez no Brasil da IFRS.

Varias foram as Duvidas oriundas da adoção das normas internacionais de contabilidade. Uma delas foi quanto a questão de prazo, De acordo com a Instrução CVM nº 457 e Comunicado do Banco Central nº 14.259, as companhias de capital aberto deverão apresentar demonstrações financeiras consolidadas a partir do exercício de 2010.

Outra duvida que se destacou foi a respeito de quais empresas estariam obrigadas a adotar as IFRS, que são todas as empresas de capital aberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com