TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Artigos Científicos: ATPS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  4.435 Palavras (18 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

MANAUS

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ÉRIKA-RA 334043

ELIANE-RA 337213

KEINIRLANGE-RA 335400

SILVIA-RA 334767

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

MANAUS

2013

Sumário

RESUMO 4

INTRODUÇÂO 5

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SOCIEDADE ATUAL. 6

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ACORDO COM O PARECER CEB 11/2000 7

PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 8

METODOLOGIA 9

A IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO 10

FREIRE SEMPRE DEMONSTROU UMA PREOCUPAÇÃO EM RELAÇÃO A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 11

POR SEU EMPENHO EM ENSINAR OS MAIS POBRES, FREIRE TORNOU-SE UMA INSPIRAÇÃO PARA GERAÇÕES DE PROFESSORES 12

PLANO DE AULA 13

OBJETIVO 14

QUADRO 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

RESUMO

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. Essa educação, visa à transformação necessária, com o objetivo de cumprir de maneira satisfatória sua função de preparar jovens e adultos para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho, necessita de mudanças significativas.

PALAVRAS - CHAVES: Educação de adultos; Leitura; Alfabetização de adultos.

ABSTRAT

Education for Youth and Adults (EJA) is a form of education of the public in Brazil, aiming to develop the elementary and high school quality, for people who do not have school age and opportunity. This education aims at the transformation needed in order to fulfill its function in a satisfactory way to prepare youth and adults to the exercise of citizenship and the world of work, it needs significant changes.

KEY-WORDS: Adult Education; Reading; Literacy for adults.

INTRODUÇÂO

Este trabalho vem nos mostrar que a educação de jovens e adultos é um campo de práticas e reflexão que inevitavelmente transborda os limites da escolarização em sentido estrito. Primeiramente porque abarca processos formativos diversos, onde podem ser incluídas iniciativas visando a qualificação profissional, o desenvolvimento comunitário, a formação política e um sem número de questões culturais pautadas em outros espaços que não o escolar. Além disso, mesmo quando se focalizam os processos de escolarização de jovens e adultos, o cânone da escola regular, com seus tempos e espaços rigidamente delimitados, imediatamente se apresenta como problemático.

Trata-se, de fato, de um campo pedagógico fronteiriço que bem poderia ser aproveitado como terreno fértil para a inovação prática e teórica.

Quando se adotam concepções mais restritivas sobre o fenômeno educativo entretanto, o lugar da educação de jovens e adultos pode ser entendido como marginal ou secundário, sem maior interesse do ponto de vista da formulação política e da reflexão pedagógica . Quando, pelo contrário, a abordagem do fenômeno educativo é ampla e sistêmica, educação de jovens e adultos é necessariamente considerada como parte integrante da história da educação em nosso país.

Historicamente, durante muitos anos, a Educação de Jovens e Adultos não se chamava assim. Ela já se chamou madureza, suplência, supletivo, alfabetização entre outros nomes. Por não representar um direito, este ensino nem sempre foi assumido por profissionais do ensino. Era muitas vezes atendido por pessoas de boa vontade, voluntários ou mesmo por docentes que aplicavam sobre adultos os mesmos métodos que trabalhavam com crianças e adolescentes.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não quis deixar este campo em aberto. Ela exige que seus professores, além de serem competentes como quaisquer outros profissionais do ensino, devem saber que eles não são crianças nem adolescentes. Devemos aprender com eles, pois muitos deles são mais jovens que nós e nem têm tanta experiência quanto a que eles possuem em determinadas áreas. Nós sabemos que eles estão começando ou recomeçando a vida escolar como jovens e adultos, freqüentando uma escola num horário em que poderiam estar em casa. Eles sabem que este é um direito sério e sagrado.

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SOCIEDADE ATUAL.

A escola tem como objetivo basilar promover o desenvolvimento humano quando garante o acesso e a permanência das crianças e jovens. Entretanto não é esta a realidade que vemos no Brasil, pois a miséria está tão caracterizada que as pesquisas constantemente afirmam que a educação não é uma prioridade nos grupos sociais mais pobres. A prioridade para esses grupos é a sobrevivência. O escritor e economista César Benjamim refere-se a essa situação de miséria que corrompe principalmente a educação brasileira com o seguinte discurso:

“É um crime contra o Brasil. O maior patrimônio de um país é seu próprio povo, e o maior patrimônio de um povo é a sua cultura. A cultura lhe permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com