TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Ensaios: ATPS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  3.213 Palavras (13 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo: Macaé / RJ

7° Semestre do Curso de Pedagogia

Educação Especial

Ábia Viana Pinto RA 345179

Joanita Leandro Rosa da Silva RA 331723

Kelly Cristina Oliveira da Silva RA 331720

Maria Helena Madureira Pereira RA 339631

Maria Inês Vicente da Silva RA 335824

Professor/tutor presencial: Wyller Cerutti da Silva

Macaé/ RJ

2014

INTRODUÇÃO

É possível perceber que o tema Inclusão vem ganhando visibilidade na sociedade, com isso constatamos a necessidade de mudanças de atitudes e adequação estrutural para que as diferenças não se torne uma barreira para a aprendizagem e para uma convivência harmoniosa e respeitosa entre as pessoas.

Muito já foi conquistado e hoje podemos ver que de forma geral a sociedade busca uma forma mais justa de conviver com as diferenças, assegurando os direitos das minorias e buscando despertar a consciência e o envolvimento de todos na construção de uma sociedade onde cada cidadão possa ser respeitado independente de sua condição.

Muitas pessoas ainda entendem a Educação Especial como uma modalidade que substitui a escolarização, voltada exclusivamente para crianças com necessidades especiais. Isso significa uma criança com Síndrome de Down, por exemplo, passaria a infância e a adolescência em uma escola especializada, convivendo apenas com colegas que têm deficiência e recebendo conteúdos escolares adaptados e terapias.

Aos poucos, essa confusão está sendo esclarecida. Hoje a Educação especial, eu se entende por Educação Inclusiva, é entendida como a modalidade de ensino que tem como objetivo quebrar barreiras que impedem o indivíduo de exercer sua cidadania.

Sabemos que mesmo diante dos avanços conquistados ainda são comuns atitudes que ferem não só o direito de alguns grupos ou pessoas, mas que deixa em evidência que, no que diz respeito a convivência diária nos mais diversos ambientes ainda há muito o que ser feito. Considerando esse cenário, percebe-se que as diversas formas de preconceitos e discriminações precisam ser combatidas, não sendo apenas papel daqueles que sofrem discriminações, mas de todos como responsabilidade coletiva.

O QUE É INCLUSÃO?

A inclusão é um processo complexo que abrange diferentes contextos: pedagógico, ideológico, sociocultural, político e econômico e como todo processo tem suas etapas e deve ser avaliado em todas elas, com responsabilidade e com olhos críticos, para a qualificação do mesmo.

Segundo dicionários, o verbo incluir apresenta vários significado, todos eles com sentido de algo ou alguém inserido entre outras coisas ou pessoas. Em nenhum momento essa definição pressupõe que o ser incluído precisa ser igual ou semelhante aos demais aos quais se agregou.

Quando falamos de uma sociedade inclusiva, pensamos naquela que valoriza a diversidade humana e fortalece a aceitação das diferenças individuais. É dentro dela que aprendemos a conviver, contribuir e construir oportunidades para todos sem distinção.

INCLUSÃO SOCIAL

A inclusão social orientou a elaboração de políticas e leis na criação de programas voltados à atender as necessidades das pessoas com diferença significativa, Criando mecanismos os que integra a ao meio social comum dando-lhes o direito fundamental de receber uma educação integral que supõe, ao mesmo tempo uma mudança no conceito de necessidades educativas especiais .

Esses cidadãos devem obter espaços físicos que atendam suas necessidade favorecendo sua adaptação de forma específica oferecendo dessa forma condições de interação e igualdade naturalmente na sociedade onde passa a ser reconhecido pelo seu potencial, suas habilidades e aptidões. Assim assegurar a esses cidadão recursos educacionais com uma perspectiva integradora, tornando a sociedade um lugar necessário e viável à sua convivência com pessoas de todos os tipos, fugindo assim da discriminação e exclusão.

INCLUSÃO NA ESCOLA

O objetivo de ter escolas inclusivas supõe uma profunda transformação do sistema educacional, que vai além da reforma da Educação Especial. Sua base situa-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma que o acesso à escola contribui para o processo de desenvolvimento humano, de todas as crianças com ou sem necessidades educacionais especiais.

A aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos integrados é o principal critério a se levar em conta, pois o fundamento das escolas inclusivas é de facilitar e dar condições a todos os alunos a se integrarem a sociedade, sejam quais forem suas condições física, sociais, ou culturais, com o compromisso de garantir uma educação de qualidade para todos. Neste contexto a escola se transforma de forma efetiva no espaço que garante a seus alunos aprender a conviver com as diferenças, construindo junto um mundo de oportunidade para todos .

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA

A educação dentro dos princípios inclusivos, é construída na escola por todos de forma coletiva e necessita de mobilização, discussão, ação organizacional de toda comunidade escolar. Neste contexto o processo de inclusão contempla uma educação democrática que atenda as diferenças individuais e que ofereça experiências de aprendizagens conforme habilidades, interesses e potencialidades dos alunos, propondo estratégias que considere a diversidade humana.

Pensado nos desafios permanentes da inclusão e considerando as políticas educacionais inclusivas, cabe à escola, rever suas concepções e paradigmas educacionais, lidando com as evidências que o desenvolvimento humano oferece, colocando a escola como um espaço inclusivo.

Para que esse processo se torne viável, entre outras coisa, a escola precisa acreditar na possibilidade que o aluno tem de aprender com as intervenções orientadas pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com