TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.989 Palavras (16 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Cleydiane Barros Ferreira Marques – RA: 391804

Jaqueline Luzia da Silva Tavares – RA: 392758

Lieci do Socorro Silva Ferreira – RA: 396671

Nayara Borges de Assis – RA: 356536

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Especial”, sob orientação dos professores-tutores a distância Luciana Haddad Ferreira e Marciene Aparecida dos Santos Reis.

GOIÂNIA - GO

MAIO de 2015


INTRODUÇÃO

A discussão sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas públicas vem ganhando grandes dimensões nos últimos tempos, sob diferentes visões e teorias.  Ao analisar mais profundamente esse assunto tão importante, pode-se perceber que o processo de inclusão escolar precisa da mobilização da sociedade para um novo olhar frente às diferenças humanas, elegendo-as como um valor a ser assumido por todos os profissionais da Educação, pais e familiares desses alunos especiais.

Nesse sentido, entendemos que a educação inclusiva, ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, assume questões significativas na discussão acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão.

 Defendemos que a educação inclusiva é uma prática que ainda está sendo construída, e que o caminho a ser percorrido para chegarmos à inclusão ainda não foi encontrado.

 De antemão, a complexidade do tema nos deixa entender que o caminho é difícil, dada as complexidades que o envolvem como preconceitos, desconhecimento e polêmicas sobre as deficiências. Com esse entendimento, a proposta de constante busca por caminhos que nos encorajam  a enfrentar os desafios que atravessam os processos educacionais vigentes nos parece argumento relevante para desenvolver esta pesquisa.

O objetivo deste trabalho é analisar as dificuldades no processo de inclusão escolar e as situações importantes que se originam ao decorrer dos tempos.

(...) já é tempo de nós reconhecermos e aceitarmos que todos

nós nascemos dentro. Ninguém tem o direito a convidar outros

a se incluírem. Então, torna-se nossa responsabilidade como

sociedade removermos todas as barreiras que sustentem a

exclusão, conscientes de que devemos convidar outros a

                 incluírem-se.

                                                                   (TAHIR, s./d.).


OS ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DE INCLUSÃO E AS POLÍTICAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

● O que é inclusão:

Como o termo já diz inclusão nos trás a ideia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já está excluído. É acolher todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade, sem exceção no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas.

 O termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental. No entanto, a inclusão não deve ser confundido com escolarização especial, que atende os portadores de deficiência em uma sala de aula ou escola separada.

O conceito de educação inclusiva surgiu com a Declaração de Salamanca na Espanha, realizada entre 7 e 10 de junho de 1994 que  é considerada um dos principais documentos mundiais que visam a inclusão social, ela diz que:

  • Independente das diferenças individuais, a educação é direito de todos;
  • Toda criança que possui dificuldade de aprendizagem pode ser considerada com necessidades educativas especiais;
  • A escola deve adaptar–se às especificidades dos alunos, e não os alunos as especificidades da escola;
  • O ensino na educação inclusiva ou não deve ser diversificado e realizado num espaço comum a todas as crianças.

           A idéia de inclusão surgiu para derrubar a prática de exclusão social a que foram submetidas às pessoas deficientes por vários séculos. As pessoas portadoras de deficiências eram excluídas da sociedade para qualquer atividade, pois, antigamente elas eram consideradas inválidas,  sem utilidade para trabalhar, estudar, ou viver em sociedade.

● Quais as principais características de uma escola inclusiva?

 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (inicialmente 4.024/61, hoje revogada) chama atenção para a educação especial como algo recente, deixando clara a importância e o comprometimento com a educação dos deficientes. A partir desta Lei começa-se então abrir portas para as crianças com necessidades especiais participarem deste ciclo escolar.

Dentro do contexto legal, existe a Lei nº 10.098/00 (BRASIL, 2000), deixando claro que todas as escolas devem promover ambiente acessível, adequando os espaços que atendam à diversidade humana e eliminando as barreiras arquitetônicas.

 Os padrões ideais para acessibilidade em prédios e edificações são definidos pelo documento da Associação Brasileira de Normas Técnicas "NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos".

A legislação diz que uma criança portadora de deficiência não precisa procurar uma escola especializada ela deve ser atendida em uma rede regular de ensino. Ou seja, toda criança tem direito a cursar instituições comuns, e é dever da escola juntamente com os professores elaborar e aplicar atividades que levem em conta as necessidades específicas dela. A regulamentação mais recente que norteia a organização do sistema educacional é o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020). Esse documento, entre outras metas e propostas inclusivas, estabelece a nova função da escola na Educação especial como modalidade de ensino que ultrapassa todos os segmentos da escolarização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (213.8 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com