TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE EJA

Ensaios: ATPS DE EJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  3.698 Palavras (15 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MÚCIA IRENE CAMILO DIAS RA: 5867177132

DANIELA BORGES DOS SANTOS RA: 9364293875

MARIA ONIZETE MACIEL RA: 8742158865

TUTORA A DISTÂNCIA: Prof.ª Maria Cleudimara Santos

TUTORA PRESENCIAL: Ana Paula Cintra

SÃO PAULO - SP

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MÚCIA IRENE CAMILO DIAS RA: 5867177132

DANIELA BORGES DOS SANTOS RA: 9364293875

MARIA ONIZETE MACIEL RA: 8742158865

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação de Jovens e Adultos”, sob orientação do professor-tutor a distância Ana Paula Dias Cintra.

SÃO PAULO - SP

2014

Sumário

Introdução 4

Características do Educando da Educação de jovens e adultos 5

Objetivos, Conteúdos e Proposta Pedagógica para EJA. 8

O que verificamos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA? 8

Estratégias para melhorar a qualidade de intervenção do formador em atuação na EJA, as contribuições de Paulo Freire 10

Plano de aula 13

Conclusão 15

Referências Bibliográficas 16

Introdução

O presente estudo tem como enfoque principal a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, o conjunto de processos de aprendizagens, formais ou não formais, graças aos quais as pessoas, cujo entorno social considera adultos, desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas ou profissionais ou as reorientam a fim de atender suas próprias necessidades e as da sociedade. A educação de adultos compreende a educação formal e permanente, a educação não formal e toda a gama de oportunidades de educação informal e ocasional existentes em uma sociedade educativa e multicultural, na qual se reconhecem os enfoques teóricos baseados na prática. (Art. 3º da Declaração de Ham-burgo sobre Educação de Adultos).

Ao longo dessa pesquisa, pretende-se conhecer e analisar os métodos e práticas educativas aplicadas na EJA.

Este estudo busca compreender teórica e empiricamente as metodologias e recursos didáticos utilizados na EJA, visando a atender o princípio da adequação destes à realidade cultural e subjetiva dos jovens e adultos. Atendendo esse princípio, as propostas metodológicas da EJA devem ser diferenciadas das turmas de 1ª série nível 1 e nível 2 do 1º segmento do Ensino Fundamental, considerando que os jovens e adultos têm uma realidade cultural e um nível de subjetividade bastante diferentes em relação às crianças, sendo necessária, então, a adequação das metodologias empregadas nessa modalidade de ensino.

Este estudo tem por finalidade contribuir para um repensar do educador atuante nas classes de EJA, fazendo o mesmo refletir sobre sua prática pedagógica, especialmente como formador de cidadãos cônscios de seu papel na sociedade. Também pretende, na medida em que analisa profundamente o material utilizado, servir de subsídio a um repensar dessa escolha, relacionando-a aos objetivos da EJA previstos na legislação e no pensamento pedagógico vigente.

Características do Educando da Educação de jovens e adultos

- Pessoas que não tiveram acesso por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada.

- A maioria é jovem de 15 a29 anos.

- Trabalhadores

- Aposentados

- Jovens e adolescentes empregados ou em busca de emprego.

- Pessoas com necessidades educativas especiais.

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino, amparada por Lei voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada. Propõe-se a atender a um público ao qual foi negado o direito à educação durante a infância e/ou adolescência, seja pela oferta irregular de vagas, seja pelas inadequações do sistema de ensino ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis.

Sabe-se que o papel docente é de fundamental importância no processo de reingresso do aluno às turmas de Educação de Jovens e Adultos. Por isso, o professor de Educação de Jovens e adultos deve também ser um professor especial, capaz de identificar o potencial de cada aluno. O perfil do professor de Educação de Jovens e Adultos é muito importante para o sucesso da aprendizagem do aluno adulto que vê seu professor como um modelo a seguir.

É preciso que a sociedade compreenda que alunos de Educação de Jovens e Adultos vivenciam problemas como preconceito, vergonha, discriminação, críticas, dentre tantos outros e que tais questões são vivenciadas tanto no cotidiano familiar como na vida em comunidade.

Os alunos de Educação de Jovens e Adultos têm um traço de vida, origens, idade, vivências profissionais, históricos escolares, ritmos de aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com