TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - EJA ANHANGUERA

Exames: ATPS - EJA ANHANGUERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  1.316 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

BEATRIZ PEREIRA DA COSTA RA 3344568335

EDILEIA DE CARVALHO SILVA RA: 3306509686

REGILANE MONTEIRO DE LIMA MARTINS RA: 3317526051

SARA MÍRIAN DA CRUZ LOPES RA: 3332520088

SOLANGE LARA PERES DE SOUZA RA: 3317527378

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação de Jovens e Adultos”, sob orientação do professor-tutor a distância Rita Gomes.

POLO

2013

SUMÁRIO

1- Texto da 1ª etapa: O Educando do EJA, realidade que o cerca e suas necessidades........................................................................................................ 03

2- Texto da 2ª etapa: Diretrizes Curriculares Nacionais para o EJA....................04

3- Texto da 3ª etapa: Contribuições de Paulo Freire para o EJA.............................05

4- Plano de aula........................................................................................................06

5- Considerações finais ( reflexões finais)..........................................................................07

Referencias bibliográficas.........................................................................................08

1- Texto da 1ª etapa: O Educando do EJA, realidade que o cerca e suas necessidades.

É importante destacar que na Eja os educandos buscam uma melhoria na sua qualidade de vida, tanto financeira, como também intelectual, mas esses objetivos se deparam com uma realidade que dificulta a permanência desses educandos em sala de aula.

Voltar a estudar requer muito desses educandos, pois cada um possui suas limitações, medos e sua realidade social também não contribuem para que essa pessoa volte a estudar.

Quando esse adulto ou jovem- adulto entra em sala de aula, traz consigo “uma bagagem de vida”, e com isso precisa encontrar um estímulo maior para continuar essa caminhada dentro da escola. Na maioria são pessoas que tem uma grande jornada de trabalho e as preocupações cotidianas que fazem com que cheguem a escola cansados fisicamente e mentalmente.

O professor precisa incluir elementos no aprendizado desses educandos que possa deixa-los interessados a aprender. É importante incluir situações dentro da realidade que os cerca, pois a maioria sofrem com questões familiares, profissionais, preconceitos, entre outra.

O professor entra como mediador de informação e estimulador á pratica escolar, promovendo a inclusão educacional e social dessas pessoas com o devido preparo.

2 - Texto da 2ª etapa: Diretrizes Curriculares Nacionais para o EJA

No decorrer dos anos a EJA foi sofrendo transformações e começa a surgir propostas para a melhoria das diretrizes curriculares. É necessário que haja uma política que abrangesse um maior número de pessoas no segmento da EJA.

A cada dia que passa as exigências da sociedade com relação Educação são maiores. O aprendizado precisa ser constante e com qualidade, para que as pessoas possam ter acesso a empregos melhores, participar de diversos meios sociais, ter maios consciência política, melhoria na qualidade de vida familiar e comunitária, e mais oportunidades de lazer e desenvolvimento cultural.

Para uma melhor compreensão da política numa sociedade tão complexa como a nossa, é preciso que as pessoas tenham acesso a um maior número de informações para que possam dominar os instrumentos da cultura letrada. As pessoas precisam assumir valores e atitudes democráticas: a consciência de direitos e deveres, debater ideias e reconhecer posições diferentes das suas.

3- Texto da 3ª etapa: Contribuições de Paulo Freire para o EJA

A pedagogia de Paulo Freire trouxe para e Educação de jovens e adultos uma nova visão de mundo, auxiliando as pessoas a construir o seu próprio pensamento e tendo mais conciência da vida e dos valores para a transformação de sua realidade, colocando em prática uma ética libertadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com