TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps eja

Por:   •  26/10/2015  •  Artigo  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA –

UNIDERP DE SERTÃOZINHO

Centro de Educação a distância

Curso – PEDAGOGIA

Atividades Práticas Supervisionadas

Educação de Jovens e Adultos

 

INTRODUÇÃO

        O presente estudo tem como enfoque a Educação de Jovens e Adultos (EJA), 
ou seja, examinar, estudar,e aprofundar as condições de oferta dessa modalidade de ensino os métodos de ensino-aprendizagem, cujo entorno social considera Jovens e Adultos, desenvolvendo suas capacidades, enriquecendo seus conhecimentos e melhorando suas competências ou as orientando a fim de atender suas próprias necessidades e as da sociedade. E tem por finalidade contribuir para repensar as práticas pedagógicas vigentes, reforçando os princípios adotados pela EJA, ao dizer que essas linhas de ação fazem parte de um processo dialógico, tendo a prática pedagógica dos educadores e seus processos de formação permanente como espaços fundamentais de reflexão, reescrita e atualização do documento, no intuito de construir uma educação de qualidade para todos. Na primeira etapa, abordaremos a importância da Educação de Jovens e Adultos dentro da sociedade atual, apontando métodos possíveis para diminuir a distancia do adulto da escola. Já na segunda parte, enfocaremos as principais características do aluno apontado para a educação de jovens e adultos. Na terceira, as estratégias para melhorar a qualidade de intervenção do formador em atuação na EJA são apontadas, além das principais contribuições de Paulo Freire para a educação. Dentro da quarta parte, foi elaborado um plano de aula que atende todo o processo de estudo da educação de jovens e adultos.

1ª ETAPA

        Conhecer a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na sociedade atual é procurar diminuir a distancia de jovens e adultos, que deixaram a escola mais cedo, de uma escola igualitária e uma alfabetização adequada.        
        Percebemos que a EJA é um campo onde habitam as práticas e reflexão que trazem em termos pedagógicos um avanço de limites na escolarização em sentido rigoroso, dando autonomia e resgatando a cidadania e dignidade do indivíduo.        
        Na EJA todo o processo educativo leva em conta que tais processos são diversos, e este precisa fazer a inclusão desses jovens e adultos a fim de trazer-lhes educação profissional, atendendo a demanda de mercado, por isso, buscar oferecer qualificação profissional além de desenvolvimento comunitário.        
        Perceber que o modelo de escola regular há espaços tão delimitados, torna-se inviável no sentido de alcançar este tipo de público alvo. Por isso, os processos de escolarização de jovens e adultos, precisa, sobretudo, de planejamento e todo processo educativo que se dirijam efetivamente a esse tipo de aluno. Nesse sentido, deve entender a formulação política e a reflexão pedagógica na EJA:        
        

Assim, por impulsos diversos, a educação de jovens e adultos é convidada a reavaliar sua identidade e tradição, reelaborando os objetivos e conteúdos de formação política para a cidadania democrática que seus currículos sempre souberam explicitar. Cidadania é um conceito histórico, que comporta interpretações mutáveis e diversas. Os debates atuais sobre os objetivos da educação para a cidadania privilegiam a formação de sujeitos livres, autônomos, críticos, abertos à mudança, capazes de intervir em processos de produção cultural que tenham alcance político. (PIETRO; JÓIA; p. 74, 2013).

        

        Recentemente, especialistas em educação de jovens e adultos têm percebido que, referente às necessidades formativas das novas gerações, é importante incorporar temas relevantes da cultura contemporânea à base curricular tradicional.        
        Educadores da EJA, tem o apoio dos Parâmetros Curriculares Nacionais, ganhando orientação e ajuda à interdisciplinaridade inseridos em alguns conteúdos temáticos que transcorrem se não todas, pelo menos em duas ou três as disciplinas e áreas de conhecimento. Dentro do sistema de ensino brasileiro, amparado por dispositivo legal, entretanto, não se pode deixar de lado, que além da lei em si mesmo, educadores em geral e especialistas da EJA devem observar a relação direta que a modalidade precisa ter com a sociedade conforme escrito nos PCN’s:        


Quatro temas relacionados às mudanças societárias operadas nesta transição de milênio parecem-nos muito relevantes para o currículo do ensino fundamental para jovens e adultos: meios de informação e comunicação; diversidade étnico-racial e multiculturalismo; meio ambiente e qualidade de vida; relações sociais de gênero e direitos da mulher. (PCN/EJA, p. 217, 2006.).        


        Percebendo que a modalidade de ensino EJA é muito característico no tratamento do processo educativo de jovens e adultos, leva-se em conta suas particularidade no momento do pensar, desde já no Planejamento Pedagógico para essa modalidade. E sobre isso, pensamos o papel/importância do planejamento na Educação de jovens e adultos:         


O papel do plano didático Em inúmeras situações de nossas vidas, mesmo nas mais corriqueiras, como uma ida às compras ou a realização de uma festa de aniversário, temos que planejar, ou seja, estabelecer antecipadamente um plano organizado de ações visando atingir algum objetivo. Temos que considerar que estratégias usaremos, que recursos e que tempo serão necessários, que etapas deverão ser percorridas. (PCN/EJA, p. 217, 2006.).


        Assim, distinguimos a importância da execução de planos, podendo de alguma forma ocorrer imprevistos, mas que poderão se revistos e adaptados. No entanto, isso não impede de que o orientador se planeje. Ao confrontar o que se planejou com o que foi realizado, agrupamos informações para melhoria nos planos futuros além de garantir um processo educativo mais adequado.        
        Segundo a LDB 9394/96, os sistemas de ensino devem sustentar cursos e exames para a concretização de suplência de estudos, de acordo com a base nacional comum do currículo com a finalidade de habilitar o jovem e adulto a progredir nos estudos em caráter regular. 
        Por isso, quando nos referimos às características do educando da Educação de Jovens e Adultos, temos de pensar desde o indivíduo de ensino fundamental, para aqueles maiores de quinze anos e já no nível de conclusão do ensino médio e os maiores de dezoito anos.        
        Os Parâmetros Curriculares Nacionais dão embasamento e orientação daquilo que a LDB 9394/96 estabeleceu. E é lá nos PCN’s que encontramos esse acolhimento, desde o processo da escola do livro didático até o processo de ensino efetivamente realizado em sala de aula.        
        A partir das características vistas acima do educando na EJA, educadores entendem que o domínio do sistema alfabético é indispensável para a compreensão do mecanismo básico da escrita, logo, a realização da alfabetização e letramento. Para isso, a ajuda de escritores mais experientes é sempre um recurso útil, além do uso do dicionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (239.4 Kb)   docx (104 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com