TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS EJA

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

  UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP / CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

 Pedagogia

Educação de Jovens e Adultos

PROFESSORA: Vivian de Menezes

                                                             Simone Pereira de Araújo/ Ra 7929692822

                                                             Erivânia Samara Silva da Silveira/ Ra 445990

                                                             Tatiane Pereira da Silva/ Ra 413982

 

JUAZEIRO DO NORTE – CE    

24  de setembro de 2015

SIMONE PEREIRA DE ARAUJO/ RA 7929692822

ERIVÂNIA SAMARA SILVA DA SILVEIRA/ RA 445990

TATIANE PEREIRA DA SILVA/ RA413982

  Atividade Prática Supervisionada da Disciplina de Educação de Jovens e Adultos para obtenção parcial da média no curso de Pedagogia, 2015.1 da instituição universidade Anhanguera-UNIDERP, polo Juazeiro do Norte- CE.

ORIENTADORA: Ivaldirene Pereira Sucupira dos Santos

JUAZEIRO DO NORTE – CE    

24 de setembro de 2015

INTRODUÇÃO

Com a realização desse trabalho aprofundamos os nossos conhecimentos sobre as características dessa modalidade; o ensino da Educação de Jovens e Adultos. Passamos a conhecer melhor os desafios que enfrenta a educação pública no Brasil e a relacioná-las com a realidade que nos cerca.

Para entendermos melhor todas essas incoerências que causam a busca pela Educação de Jovens e Adultos, precisamos levar em conta vários fatores, um deles e, a prática dos professores de EJA como ferramentas transformadoras do indivíduo. Desta forma, o professor deve ter a plena consciência ao planejar suas aulas, tendo em vista todas as características indicadas como necessárias para o sucesso nesse processo de ensino e aprendizagem significativo.

No decorrer deste desafio foram favorecidas além das pesquisas realizadas na EJA, a elaboração de um Plano de Aula, na qual escolhemos a disciplina de português que contemplou algumas etapas de leitura e escrita com o manuseio do Alfabeto Móvel. Durante o desenvolvimento do trabalho identificamos alguns objetivos, conteúdos e as propostas pedagógicas das Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA. Refletimos também sobre meios adequados para melhoria e qualidade do formador em atuação na EJA através das visões e contribuições de Paulo Freire.

Sendo assim tais afirmações, marca no educando um distanciamento existente entre a teoria e a prática, reconhecendo que a formação do docente, requer especificidade em função da complicação na referida modalidade de ensino.

JUSTIFICATIVA

Paulo Freire defendia a EJA, ao mesmo tempo em que contribuía para o desenvolvimento da teoria e da prática na Alfabetização de Jovens e Adultos. Através de seu ensinamento a EJA se estendeu e o preconceito contra os analfabetos diminuiu muito, mostrando para a sociedade o outro lado da EJA,havendo avanços significativos no que diz respeito a modalidade  Indicando para essas pessoas, que elas eram normais e com condições de adquirir conhecimento como qualquer outra pessoa.

 A Educação de Jovens e Adultos, è de suma importância como em outras etapas de estudo. Através dela acontece a recuperação do indivíduo que por algum motivo não teve a oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada e encontra nessa modalidade de ensino, um “atalho” na busca de resgatar o tempo perdido. Visto que o mercado está cada dia mais exigente e buscando trabalhadores com grande qualificação.

Os perfis do aluno da EJA da rede pública são na sua maioria trabalhadores  desempregados, dona de casa, jovens, idosos. È esse tipo de aluno que chega às vezes tarde na escola, cansado e com sono e querem sair mais cedo, isso quando eles vêm para a aula.

Esse fator influencia os mesmos, fazendo-os acharem que não são capazes de acompanhar os programas ou que o programa não traz a realidade para o seu dia-a-dia. Para muitos o trabalho é mais importante, é uma necessidade, e isto nos mostra uma questão difícil de resolver, que é conciliar escola e trabalho. Sendo essa combinação também um problema para o corpo docente, causando desconforto para esses jovens e adultos que estudam no horário da noite.

Nesse sentido é que as atribuições do renomado educador Paulo Freire se fazem indispensáveis, não como um método mais como um caminho de reflexão, como uma proposta de alfabetização voltada para o lado social e comprometida com a formação do aluno que aprende lendo sua realidade.

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EJA

 O objetivo da Educação de Jovens e Adultos é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade adequada, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido.

Oferecer a modalidade EJA nos dias de hoje exige um novo pensar acerca das propostas de (re) inclusão desses educandos  nas redes de educação pública do nosso país. O que se tem pensado até então é que o trabalho pedagógico desenvolvido neste campo de ensino deva ser exclusivamente voltado  para o processo alfabetizador.

No entanto, alfabetizar é somente a primeira parte do processo. O que não se pode é pensar que só alfabetização poderá garantir desenvolvimento social deste educando. É muito importante favorecer a autonomia, estimulá-los a desenvolver suas habilidades, confirmar capacidades adquiridas na educação extra-escolar e na própria vida. Novas metodologias devem ser integradas nesta modalidade, de modo que o EJA comece a ser visto como pessoas trabalhadoras e com vasta experiência de vida, ou como indivíduos com uma ampla bagagem e conhecimento de mundo.

Enumeramos aqui algumas Diretrizes Curriculares da EJA:

1.Língua Portuguesa – envolve o desenvolvimento da linguagem oral e a introdução da escrita.  Objetiva o acesso a informações, aos saberes, e meio social que estamos inseridos. Na linguagem oral conseguimos nos comunicar e nos desenvolver como sujeitos que fazem parte de uma cultura.

 Na Linguagem Escrita, a mesma não é meramente o resultado de uma fala, nem sempre escrevemos do jeito que falamos, devemos compreender que existe uma relação entre as letras e os sons da fala. E na Análise Linguística è uma junção do que escutamos, falamos, questionamos, lemos ou escrevemos isto é aprendemos com o nosso cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (241 Kb)   docx (307.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com