TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE FUNDAMENTOS

Ensaios: ATPS DE FUNDAMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ELENILTON MECIAS DOS SANTOS – RA: 350766

VALKYRIA DE BARROS ROCHA – RA: 378250

Fundamentos das Políticas Sociais

MACEIÓ – AL

2013

Fundamentos das Políticas Sociais

RELATÓRIO REFERENTE À ATPS

Trabalho apresentado como requisito parcial, para obtenção de nota no Curso de Serviço Social, na disciplina de Fundamentos das Políticas Sociais, sob a orientação da Tutora Mércia Gomes da Silva.

Fundamentos das Políticas Sociais

Política, ciência de bem governar um povo, levada ao aspecto social, entendemos que Política Social visa sanar e controlar as necessidades básicas de uma sociedade, no Brasil, a classe assalariada são os beneficiários.

De maneira indireta, está ligada ao capital, sua grande finalidade é manter os interesses e relações do país estáveis, manter a hierarquia dentro das leis discutidas entre os governantes e fazer com que se aplique a população.

No contexto do Serviço Social identificamos o significado de Política como à busca de soluções aos problemas de saúde, educação, moradia, saneamento, entre outras necessidades básicas das quais precisamos para viver.

Um Assistente Social tem ampla contribuição nas questões sociais, é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que analisa as questões sociais para encontrar soluções de determinado grupo social.

É dever, não somente do Assistente Social, mas principalmente dele, conscientizar o público ao qual trabalha, que política não um ato de violência e sim a luta coesa com argumentos inteligentes e coerentes.

Gandhi

Gandhi se tornou um líder muito importante, viajando para outros países como o mensageiro da paz, perseverava pelo mundo melhor, a força com a qual lutava pela população sem querer nada em troca, como é importante defender sua noção, ele pôde sentir na própria pele o racismo, mesmo sendo advogado.

Nessa situação aumentou sua grandeza como ser humano, mostrando como devemos tratar as pessoas, não deixou que o preconceito acabasse com seus sonhos. Também ficou claro que, nem a cor da pele, orientação sexual, timidez, medo ou coisa alguma fosse tropeço para ele, retratando que o mundo pode ser bem melhor quando usamos a arma do amor para combater qualquer tipo de gigante, tendo base nele mesmo que, além de usar o amor, ele usou a arma da inteligência para fazer o bem a milhões de pessoas, e também, a arma da fé para pregar a paz. Relatando que a riqueza não era tudo na vida dele... era um verdadeiro assistente social!

De forma menos evidente, a atualidade da questão social no Brasil é similar à parte do contexto do filme “Gandhi”, onde há um idealismo político com base nos direitos humanos na busca da igualdade entre as raças, sem a discriminação racial ou de classes e suas desigualdades.

A busca pela unificação está presente tanto no filme quando na realidade brasileira, porém não com sucesso em ambas.

Claro que no Brasil não há ataques terroristas, e a maior parte das lutas também são humanitárias.

A luta pela independência é um ato admirável dentro de uma sociedade, e no filme é bastante evidente essa luta, também com uma realidade que conhecemos no Brasil, que é dominação de uma classe elitizada que, o povo, ainda luta contra essa elitização dos governos.

Como citado, no Brasil existe a divisão das classes indiretamente, é uma situação camuflada, já no filme essa divisão é direta (casta).

Constituição Federal de 1988

O Brasil não é um país em que a cidadania é plena, simplesmente pelo fato de primeiramente é necessário haver a igualdade, e em nosso país não há.

No decorrer da história da humanidade surgiram diversos entendimentos de cidadania em diferentes momentos, conceito de cidadania como conhecemos hoje, insere-se no contexto do surgimento da modernidade. Mas devemos ter consciência de que descreve a extensão dos direitos civis, políticos e sociais para toda a população de uma nação.

A cidadania plena seria um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente do governo do seu povo. Infelizmente é que não atingimos as três dimensões para a aplicação da cidadania plena, ou seja, nos falta à junção política, civil e democrática para tal aplicação.

- Pluralismo Político: no grupo social inserido, as campanhas, a compra de votos, a realidade do grupo de representantes políticos é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com