TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fundamentos

Ensaios: Atps Fundamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Fundamentos filosóficos da educação.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos filosóficos.

SUMARIO

Introdução..............................................................................................................2

A importância da filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em

que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo e

escolar....................................................................................................................3

Contexto da educação no século XXI e as desigualdades de uma sociedade.......5

A indústria interfere na realidade da educação contemporânea...........................6

A visão de Bourdieu sobre a escola e a desigualdade do sistema educacional....7

Conclusão..............................................................................................................9

Referencias............................................................................................................9

Introdução

Inicialmente abordaremos a importância da filosofia para a reflexão da sociedade em que vivemos considerando as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar do mesmo modo que vamos buscar a reflexão sobre a educação do século XXI baseada no contexto das desigualdades sociais. Além disso, também mostraremos no que a indústria cultural interfere na realidade da educação contemporânea e para enfim finalizarmos a discussão, um pouco da visão de Bourdieu e sua importância para a compreensão da escola e a desigualdade do sistema educacional no Brasil.

A importância da filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.

A filosofia é fundamental para a compreensão do mundo para o ser humano, ela conduz a reflexão, pois é critica radical e rigorosa. Portanto a filosofia é um campo de entendimento sobre os desejos e anseios que surgem sobre a realidade do ser humano. Essa perspectiva do homem querer saber sobre sua existência proporciona a manifestação da filosofia que oferece o direcionamento para uma ação, uma direção para seguir.

O termo filosofia é muito utilizado pelas pessoas, mas então o que ela significa? Existem muitos conceitos e por isso muitos chegam a dizer que a filosofia é “difícil e só serve e interessa a pessoas muito inteligentes”.

A filosofia não é um instrumento somente para compreensão do mundo, mas através desse conhecimento, a pessoa pode partir para uma ação e como forma de reflexão sobre os governantes e o sistema em que se encontra inserida. De fato é de suma importância que ela esteja no currículo escolar, pois assim teremos futuros cidadãos conscientes do ambiente em que vivem, e ao absorver competências estejam voltados para a ação então não serão dirigidos e pensados por outros. Uma sociedade que não pensa e não age é levada a ideologia da classe que detém o poder e os problemas sociais são mascarados. A filosofia nos faz entender o nosso cotidiano mais simples como encontrarmos com outras pessoas ou o mais complexo, que é a reflexão do sentido e direção da humanidade. Todos tem uma forma de compreensão do mundo, sejam analfabetos ou alfabetizados, pois ninguém age sem saber para onde vai e por que vai, mas levantamos o questionamento do porque algumas escolas não aderiram a essa disciplina no currículo escolar.

Por ser uma disciplina onde não existem métodos formais de prova ou padronizados como nas disciplinas de historia, matemática e física que possuem um método, a filosofia é prejudicada na inserção no currículo escolar. Porem ela deve estar no alcance de todos, voltada para o estudo de problemas fundamentais, pois não temos como fugir dela ela nos envolve como o ar que respiramos. Precisamos escolher qual filosofia de vida vamos adotar e transforma-lo em ação permanente.

Refletindo em grupo questionamos sobre o porquê da sociedade não questionar em relação aos problemas sociais decorrentes do atual momento em que poucos se mobilizam para mudanças nas desigualdades sociais como exemplo: sobre a política dos recursos educacionais que deveriam ser mais bem aplicado para melhorar a qualidade de ensino e suprir as diferenças entre o ensino particular e o publico.

Contexto da educação no século XXI e as desigualdades de uma sociedade.

Segundo o texto de Moacir Gaotti a educação para o século XXI se apresenta de forma otimista devido ao conhecimento estar presente nesse contexto. E para aprimorar a práxis transformadora para um novo mundo possível a educação deve estar voltada para a sustentabilidade.

Ainda segundo o texto essa visão educacional mostra que para que haja mudanças às pessoas tem seu papel decisivo e por essa razão é preciso educar para conscientizar (Paulo Freire) e desfetichizar.

O fetichismo abordado no texto é sobre o da ideologia neoliberal que mostra um mundo imutável, impossível de haver mudanças. E assim as pessoas são incapazes de agir, pois foram rompidas em sua capacidade de fazer e se tornam repetidoras do que foi feito, o que foi dito e já existente.

O neoliberalismo reconhece a educação como uma mercadoria e faz de todos apenas um mero consumidor desprezando o espaço publico e a dimensão humanista da educação. As pessoas não tem tempo para viver e são reduzidas a maquinas de produção e reprodução de capital. O texto ainda cita que é preciso educar para ter uma relação sustentável com todos os seres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com