TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Artigo: ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  3.836 Palavras (16 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA –UNIDERP

POLO DE

ADMINISTRAÇÃO TURMA B-2012

DISCILPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO

Aluno (a):

Aline Soares Ra 4300085890

Andréia Maia Ra 4573912697

Caio Felipe da Silva Flores Ra 4342842475

Priscila Amabelle Pereira Braga Ra 4300085974

Renata Maiara Rodrigues Gomes Ra 4300106566

Salvadora da Silva Ra 4300085981

GESTÃO DO CONHECIMENTO

GO, 13 de junho de 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA –UNIDERP

POLO DE

ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

ATPS solicitada como avaliação parcial da disciplina Gestão do Conhecimento. Professora presencial

Curso de Administração -2012

Cidade ........14 de junho de 2012

Introdução

A Gestão do Conhecimento ganhou força a partir da década de 90 em resposta às mudanças ocorridas no ambiente empresarial onde cada vez mais a informação e o conhecimento ganhavam notoriedade.

A Gestão do Conhecimento pode ser vista como o conjunto de processos de criação, uso e disseminação de conhecimentos na organização. A Gestão do Conhecimento (GC) abrange não somente os conhecimentos explícitos – isto é, aqueles que estão registrados e disponíveis para acesso pelos demais membros da organização – como também os conhecimentos tácitos, ou seja, o conjunto de informações, experiências e insights que não estão registrados em lugar algum, residindo apenas na memória individual de cada membro da organização

Conhecer é transformar o objeto e transformar-se a si mesmo. O conhecimento não nasce com o indivíduo nem é dado pelo meio social. O sujeito constrói o seu conhecimento na interação com o meio – tanto físico, como social.

Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

ETAPA 1

PASSO 1:

Atividade: Os temas sugeridos foram pesquisados pela equipe e foram lidos os seguintes artigos:

(Saulo Figueiredo, 2005).

(Gartner Group, 1998).

Gestão do Conhecimento.

É um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.

Comparação:

Os dois autores abordam a importância da Gestão do Conhecimento em uma organização. Enquanto que Saulo Figueiredo diz que o conhecimento não tem fronteiras, que é algo que não se compra, se conquista e aborda o fato de que as empresas procurarão cada vez mais, pessoas capacitadas; Gartner Group, fala que se não aproveitar o conhecimento não terás uma empresa capacitada e pronta para enfrentar a concorrência.

Exemplos de Gestão de Conhecimento aplicados nas empresas:

SERPRO, vem implementando um modelo de Gestão do Conhecimento, internamente mais conhecido por GCO e que derivou do próprio Modelo de Gestão da Empresa.

Modelo de Edvinsson e Malone (1998)

A Skandia AFS, empresa sueca de seguros, atraiu atenção internacional comum programa para avaliação de processo chefiado pelo diretor de capital intelectual da empresa, Leif Edvinsson, o Business Navigator. Foco financeiro, foco no cliente, foco humano, foco no processo, foco no desenvolvimento e na renovação, onde cada foco possui seus próprios indicadores-chave.

Modelo de Choo (2003) apresenta-se o ciclo de conhecimento. O autor desenvolve seu modelo em três arenas, criação de significados, construção de conhecimentos e tomada de decisão, que são interligadas, mantendo um contínuo fluxo de informações entre elas.

Modelo de Sveiby (1998)

Algumas empresas aplicam o modelo de Sveiby, que representa de que maneira pode ser calculado o valor intangível de uma organização. Divide-se em estrutura interna, externa e competência individual.

PASSO 2:

A equipe leu o artigo citado.

PASSO 3:

Segue abaixo o relatório elaborado pela equipe.

Segundo Saulo Figueiredo, Gestão do Conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada. É uma conquista e não uma aquisição. É mais ser do que ter. As empresas demandarão cada vez mais profissionais que saibam disso. É um “conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional.

Já Gartner Group diz, “Gestão do Conhecimento é processo que envolve gerar, coletar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com