TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE MARKETING

Artigos Científicos: ATPS DE MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  2.917 Palavras (12 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 12

Atividades Práticas Supervisionadas

Etapa 1 e 2

Administração de Empresas

Administração Mercadológica - 7ª Série A

.

SUMÁRIO

1. ETAPA 1 - DEFINIÇÃO DE MARKETING PARA O SÉCULO XXI. ADAPTAÇÃO DO MARKETING À NOVA ECONOMIA. SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DO CLIENTE. 3

1.1 Marketing 3

1.2 Apresentação da Empresa 4

1.3 Satisfação, Valor e Retenção do Cliente 6

1.4 Consumidor e Público Alvo 7

2. ETAPA 2 - ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES DE MERCADO 9

2.1 Análise de Microambiente e Macroambiente 9

2.2 Análise SWOT 12

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 16

1. ETAPA 1 - DEFINIÇÃO DE MARKETING PARA O SÉCULO XXI. ADAPTAÇÃO DO MARKETING À NOVA ECONOMIA. SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DO CLIENTE.

1.1 Marketing

Marketing é definido como sendo um processo pelo qual uma organização faz buscas no mercado com a intenção de entender e atender os desejos do mercado. Um produto ou serviço antes de ser oferecido ao mercado deve passar pelo Processo de Marketing.

Este processo tem como início a “Pesquisa de Mercado” – onde se identifica as oportunidades para suprir as necessidades de uma demanda mal atendida – na sequência, a segmentação – onde a empresa define o tipo de segmento que irá seguir, e também desenvolve a estratégia de Marketing – e por fim a “Implementação e Controle” – que são as avaliações e correções necessárias. No final, a organização poderá ver se o produto ou serviço é viável.

Após a leitura dos textos propostos consideramos que, sobretudo, Philip Kotler considerado um guru de Marketing, traz assuntos que contribuem muito para o mercado.

Em aspectos gerais, Philip Kotler aborda vários fatores que as organizações devem estar atentas para ter sucesso no mercado atual. De início, ele enfatiza que as organizações precisam-se aproximar dos seus consumidores, ter uma visão mais abrangente, ou seja, mais ampla, para entender e atender as reais necessidades dos consumidores.

Outro fator que melhora ainda mais o Marketing nas organizações é o conhecido como “Empresas de Negócios Sociais.” – são organizações com fins lucrativos que tem uma meta social para cumprir. Como por exemplo: empresas que fazem o reflorestamento.

Por este caminho, compreendemos também que o cenário atual está em constante mudança, que o Marketing está sempre evoluindo. Hoje, o mercado está moldado por duas forças: tecnologia e globalização.

A tecnologia, fator primordial para o sucesso de uma organização, está sempre com novidades, tanto programas de gestão quanto as máquinas de maior capacidade de reprodução, armazenamento e simplicidade de acesso.

A globalização é movida pela força tecnologia, onde mercados internos e externos têm facilidades em comunicação, transações, trocas de bens e serviços.

Enfim, há inúmeros fatores que vem remodelando a economia, pois temos produtos novos, necessidades novas, e as empresas precisam estar centradas em compreender e elaborar as estratégias ganhadoras para que seu produto ou serviço possa estar neste mercado tão grande e concorrente.

1.2 Apresentação da Empresa

A empresa pesquisada é a Medical Medicina Cooperativa Assistencial de Limeira, localizada na Avenida Ana Carolina de Barros Levy, 124, Centro, com sede administrativa na rua Dr. Trajano de Barros Camargo, nº 1531, a qual é uma empresa muito conceituada na cidade de Limeira por sua tradição, inovação tecnológica e responsabilidade social, considerada como médio porte, com aproximadamente 580 colaboradores, atua no ramo de Prestação de Serviço em planos de Saúde e Medicina Ocupacional, lançando recentemente o plano odontológico.

Apresenta-se como competitiva no mercado Limeirense região sendo reconhecida por outras Operadoras de Saúde que utilizam seu moderno Hospital como serviços prestados.

A empresa Medical Medicina Cooperativa Assistencial de Limeira foi à pioneira em plano de saúde em Limeira, fundada em 1971 por um grupo de médicos da cidade com o principal objetivo de oferecer segurança em saúde para os moradores em sua região. Entre os pioneiros podemos destacar: Dr. Jose Luiz Blumer (em memória) e Dr. João Galeb (médicos ginecologistas), Dr. Luiz Ronan (Clinico geral, em memória), Dr. Carlos Della Torre (cirurgia geral, em memória), Sr. Antônio Simoni (Administrador) e Sr. Adilson Santos Costa (Relação Comercial), iniciando como Medical S.A. Medicina a Ind. Com., alterando a razão social futuramente para Medical Medicina a Ind. e Com Ltda.

Os atendimentos eram realizados na Policlínica Medical, na Avenida Ana Carolina de Barros Levy, 124, Centro, com diversas especialidades em atendimentos, ou, de acordo com o tipo de plano, em consultórios particulares de médicos credenciados.

Toda sua história foi marcada pelo empreendedorismo, o compromisso em bem atender, fidelizou a parceria de grandes empresas que se mantêm clientes até o momento, como: TRW Automotive Ltda., Maxion Wheels, Prefeitura Municipal de Limeira, entre outras.

Atuando com nova razão social “Medical Medicina Cooperativa Assistencial de Limeira”, amplia-se a carteira de usuários físico e jurídico, expande a estrutura investindo na construção do próprio hospital. Detentora de uma ampla rede de prestadores de serviço na área médico-hospitalar possui mais de uma centena de médicos especialistas e extensa rede de serviços complementares, investe em tecnologia, pessoas e estrutura, sobressaindo entre as concorrentes. Visando garantia atendimento total e de qualidade a seus usuários, em 2003, inaugura-se o Hospital Medical Medicina Cooperativa Assistencial de Limeira, considerado um dos maiores investimentos da Organização. Atualmente, o hospital conta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com