TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE TEORIAS DA CONTABILIDADE

Artigo: ATPS DE TEORIAS DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  5.731 Palavras (23 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 23

ATPS DE TEORIAS DA CONTABILIDADE

TUTORA À DISTÂNCIA: DEISY FRANCIELLEN MARTINS

NOVEMBRO/2013

Sumário

1. Introdução 03

2. Etapa 1 4,5,

3. Etapa 2 7,8, 9

4.Etapa 3 10,11,12,13,14,15,16

5. Etapa 4 17,18,19,20,21,22,23,24

6. Considerações Finais 25

7.Bibliografia............................................................................................................................26

1. Introdução

Contabilidade tem evoluído ao longo dos anos com base em vários estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores formas de controlar a equidade através de um sistema de informação que permite a tomada de decisões mais racionais, a fim de garantir a continuidade e o sucesso das organizações.Para isso, o estudo da contabilidade como o de qualquer outra ciência, isto requer um enfoque centrado em um tema a ser investigado e despojado, com o objetivo de conhecê-lo intimamente. Também é necessário identificar o objetivo, ou seja, o alvo, a meta, a finalidade do que você deseja alcançar com o estudo do objeto, bem como as funções que são as ações naturais da contabilidade, as tarefas que são realizadas para garantir os objetivos de conformidade.

Neste trabalho procuramos mostrar de forma condensada a evolução do pensamento contábil, identificando o objeto, os objetivos e as funções desta importante ciência que é a contabilidade.

2.1 Objetivo da Contabilidade

Contabilidade: sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Sistema de informação: conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação e evolução de uma entidade. Usuários preferenciais ou externos são:

• - Acionistas3

• - Credores em geral e prestadores de recurso, e.

• - Integrantes do mercado de capitais.

• Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.

Informação de natureza econômica: deve se considerar a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio).

Informação de natureza financeira: fluxo de caixa, capital de giro, etc.

Informação de natureza física: complemento aos valores monetários

Informação de natureza de produtividade: se refere a utilização mista de conceitos de avaliação e quantitativos como: receita bruta per capita, depósitos por clientes, etc.

As Informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade.

O objetivo principal da contabilidade e permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica de entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários não se justificando por se mesma. Antes deve ser um instrumento útil a tomada de decisões A contabilidade e uma ciência social não no que se referem as suas finalidades, mas, quanto à metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.

2.2 SEMELHANÇA ENTRE MINHA VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E A DE UMA EMPRESA.

Em relação a minha vida financeira pessoal com a de uma empresa existem vários pontos em, que podemos dizer que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Em uma dessas semelhanças podemos citar o fluxo de caixa, pois me programo no que tenho a receber e a paga, tentando manter o controle financeiro.

Uma vez que meus ganhos ultrapassam minhas despesas, nasce o conceito de lucro e tal como e de uma empresa esse é um objetivo a ser cumprido.

Podemos citar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem visão no futuro, e esses são necessários para que lá na frente esse recurso lhe gere lucro. Uma pessoa física como eu também faz investimentos, que pode ser um investimento imobiliário, aplicações bancarias ou um investimento não palpável, como a minha faculdade e os cursos de especializações.

As receitas também e um monto que minha vida financeira tem muito em comum com a de uma empresa, com apenas pequenas divergências. Ao passo que eu tenho apenas uma fonte de renda, as empresas se munem de vários clientes sejam elas outras empresas ou ate mesmo o consumidor final. A minha entrada de dinheiro se da uma ou duas vezes por mês já a de uma empresa essas entradas podem variar conforme os acordos entre as empresa que fornece o produto ou serviço ao cliente. Isso influi no pagamento das contas que não podem deixar de ter um controle rigoroso para ambos os lados.

As despesas são outro ponto aonde há poucas diferenças, em geral as empresas assim como eu também pagam despesas básicas de energia elétrica, agua, internet e telefonia. No caso dos Impostos ele não só se assemelha como se completam, enquanto as Receitas e as despesas podem ser de uma ou varias fontes, os impostos sempre são pagos ao município ao estado ou a união.De forma mais limpa as empresas nada são, além de pessoas jurídicas, que tem muitas das minhas necessidade e obrigações.

3.1 REFERENCIAL TEÓRICO

O conceito de ativo é apresentado como "o conjunto de bens e direitos de uma entidade" ou como "as aplicações de recursos" de uma empresa, é ensinada sem ensejar discussões, como a definição adequada para o termo de ativos. Segundo Perez e Famá (2006), para a Contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, expressos em moeda e à disposição da administração; já sob uma ótica econômica e financeira, os ativos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com