TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Contabilidade

Dissertações: ATPS De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  4.497 Palavras (18 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

O tema desse projeto é a origem e evolução da Contabilidade. Como é um tema muito amplo, delimita-se colocando a origem da contabilidade, mostrando a importância da contabilidade italiana e o surgimento da contabilidade americana e sua importância na contabilidade atual, uma vez que a contabilidade hoje é globalizada.

O tema se justifica uma vez que é importante entender o surgimento e a evolução da contabilidade para que se possa entender como funciona a contabilidade hoje. Portanto, é um tema essencial para alunos do curso de Ciências Contábeis, para que estão iniciando os seus conhecimentos sobre o assunto.

Objetivo Geral

Mostrar a origem e a evolução da contabilidade funciona a contabilidade hoje. Portanto, é um tema essencial para alunos do curso de Ciências Contábeis, para que estão iniciando os seus conhecimentos sobre o assunto.

Conceitos de Ativo:

“É o conjunto de bens e direitos de propriedade [...] trazem benefícios, proporcionam ganho para a empresa.” (MARION, 2006, 53 p.)

O ativo compreende, de forma simplificada, os bens e os direitos da entidade expressos em moeda; Caixa, Bancos (ambos constituem disponibilidades financeiras imediatas), Imóveis, Veículos, Equipamentos, Mercadorias, Títulos a Receber, Clientes (estes últimos sendo quantias que terceiros devem à entidade em virtude de transações de crédito, como empréstimos de dinheiro ou vendas a prazo) são alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui. (FEA/USP, 2006, 30 p.)

Estes são apenas dois conceitos particularmente aceitos de ativo, podemos observar que os dois autores concordam que no ativo temos os bens e direitos da entidade. Portanto, para entender o conceito do ativo, devemos definir bem e direito. Temos, portanto, alguns conceitos de bens:

“Entende-se por bem as coisas úteis capazes de satisfazer ás necessidades das pessoas ou das empresas.” (IUDÍCIBUS; MARION; PEREIRA, 2003, 31 p.)

“São as coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. [...] Sob o ponto de vista contábil, pode-se entender como bens todos os objetos que uma empresa possui, seja para uso, troca ou consumo.” (RIBEIRO, 2003, 25 p.)

Do ponto de vista contábil significa o elemento de que dispõe uma empresa ou entidade para a obtenção de seus fins; é dito também: bem patrimonial ou bem contábil. Os bens são geralmente formados por materiais que contribuem direta ou indiretamente para a criação do redito ou a obtenção do fim aziendal. São também denominados Bens Aziendais. (SÁ; SÁ, 2005, 44 p.)

Bens são, portanto, coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas ou tornar capazes as empresas de cumprir seus objetivos. Mas o ativo, que neste momento está sob o foco de estudo é composto por bens e direitos. Vejamos, então, o conceito de direitos segundo alguns autores:

“Constituem Direitos para a empresa todos os valores que ela tem a receber de terceiros (clientes, inquilinos etc.)” (RIBEIRO, 2003, 27 p.)

“Bens que estão em posse de terceiros como contas a receber, duplicatas a receber, títulos a receber, ações, depósitos em contas bancárias (direito a saque), títulos de crédito etc. De maneira geral, são papéis a receber, dão direitos de saque.” (IUDÍCIBUS; MARION; PEREIRA, 2003, 86 p.)

São todos os valores que o proprietário do patrimônio tem a receber ou haver de alguma pessoa, ou seja, são os créditos que o proprietário de um patrimônio tem sobre as pessoas que lhe devem, sobre seus devedores e que podem produzir caixa futuramente, tais como: Contas a Receber, Duplicatas a Receber, Promissórias a Receber, Adiantamentos e demais valores semelhantes. (SILVA, 1995, 28 p.)

Podemos admitir que direitos sejam todos os bens que estejam em posse de terceiros e aos quais a entidade tem direito de posse. Assim concluímos que o Ativo são as coisas que a entidade possui ou tem direito de posse, que são capazes de satisfazê-la em suas necessidades ou auxiliá-la a cumprir seus objetivos.

Porém temos autores que são contrários a este pensamento:

Fundo de valores que representa os investimentos ou aplicações do patrimônio ou do capital das empresas. Falsamente o ativo tem sido definido como conjunto de direitos. O que é um conceito sem expressão na doutrina da contabilidade e que além de tudo é falso. Fábio Besta foi o primeiro a combater veementemente esta concepção de ativo como conjunto de direitos. [...] O conceito contábil atual de ativo é, portanto, o conjunto de valores que expressa o investimento, ou as aplicações de capital, indicando também, segundo alguns outros, a parte positiva do patrimônio. (SÁ; SÁ, 2005, 22 p.)

Conceitos de Passivo:

“Significa as obrigações exigíveis da empresa, ou seja, as dívidas que serão cobradas, reclamadas a partir da data de seu vencimento. É denominado também passivo exigível, procurando-se neste caso dar mais ênfase ao aspecto exigibilidade.” (MARION, 2006, 54 p.)

“O passivo compreende basicamente as obrigações a pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros: Contas a Pagar, Fornecedores, Salários a Pagar, Impostos a Pagar, Financiamentos a Pagar são algumas das obrigações assumidas normalmente por uma entidade.” (FEA/USP, 2006, 30 p.)

Parte do balanço que representa as fontes ou proveniências dos valores que se acham espelhados no Ativo; segundo alguns modelos de balanço e a teoria personalista, é o conjunto de Dívidas ou de

Obrigações. [...] O passivo tem como particularidade reunir contas de saldos credores. (SÁ; SÁ, 2005, 335 p.)

Segundo estes conceitos concluímos que o Passivo traz todas as obrigações adquiridas com terceiros pela entidade. Para um melhor entendimento vejamos então o conceito de obrigações:

“Constituem obrigações para a empresa todos os valores que ela tem a apagar para terceiros (fornecedores, proprietários de imóveis, empregados, governo, bancos etc.)” (RIBEIRO, 2003, 28 p.)

“São todos os valores que o proprietário de um patrimônio tem a pagar a alguém, ou seja, são os débitos que ele tem para com outras pessoas, seus credores, como: Contas a Pagar, Empréstimos Recebidos, Impostos a Recolher, e demais valores semelhantes.” (SILVA,1995, 28 p.)

“São dívidas com outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com