TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Contabilidade

Monografias: ATPS De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  10.076 Palavras (41 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 41

Tanto a vida financeira particular como a vida profissional, precisam ser conduzidas de uma forma ajustada através de suas estratégias, escolhas, planos e metas, pois ambas precisam ser bem administrada para ter sucesso e progredir. A empresa gera lucros e resultados financeiros, e a saúde financeira particular gera bem estar, tranquilidade, saúde, paz e realizações pessoais.

A organização financeira pessoal é algo mais do que um simples controle de despesas e receitas. É algo que requer uma análise séria dos comportamentos e dos hábitos de consumo. Temos que avaliar as atitudes de uma forma ampla, desde a forma de utilização do cartão de crédito à organização dos pertences pessoais.

Temos que planejar com objetivos claros e tangíveis, tanto profissionalmente como financeiramente, um planejamento sério, dentro da realidade pessoal e familiar evitando as frustrações de um possível insucesso.

É preciso ter um orçamento financeiro e planos profissionais audaciosos, mas adequados e ligados às necessidades, desejos e sonhos próprios e da família.

O orçamento separado em blocos, por tipo de despesas, sempre analisadas e revistas, as reservas aplicadas em investimentos adequados as finalidades pessoais e a vida profissional com etapas e objetivos bem definidos, sempre sendo analisados e revistos.

No atual mercado, altamente competitivo, com as seduções de consumo e os apelos comerciais cada vez mais fortes, temos necessidade de estar organizados e atentos às oportunidades de surgem diariamente, fortalecendo as decisões e seguindo com convicção os caminhos planejados

Em relação á vida financeira particular com a de uma empresa, há varias semelhanças em que podemos dizer que é extremamente igual e outras com pequenas diferenças.

O fator principal desta semelhança, é que através do mesmo abrimos um leque de outros fatores em que podemos assemelhar:

Fluxo de caixa. É onde nos programamos em cima do que temos a pagar e a receber, tentando manter um controle financeiro para que não entremos em defasagem de fluxo, e não fiquemos sem recursos financeiros.

Dentro deste fluxo, o que podemos dizer que é exatamente igual é o contas a receber.

Tanto em empresa como na vida financeira particular ambas possuem contas a pagar e a receber, na empresa através dos credores e funcionários á pagar na vida particular vendendo o trabalho ( salário ).

Diferente da empresa, na vida financeira particular, nos enquadramos como consumidor final,onde as dividas, e as necessidades são com finalidade de conforto e subsistência diária, onde na empresa todo tipo de compra, independente pra qual finalidade, é voltada para a fabricação, prestação de serviços, etc.

Também podemos citar os impostos, que apesar de não serem os mesmos, ambos pagam mensalmente.

Etapa 2

Definição de ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas.

• Ativo

Em contabilidade, ativo é considerado um termo básico para expressar o conjunto de Bens, Valores, Créditos, Direitos e assemelhados, que possam formar o patrimônio de uma pessoa, sendo singular ou coletiva.

Sendo assim, o ativo em uma empresa deve trazer consigo resultados que possam ser utilizados dentro do prazo de sua vida útil.

• Formas de Avaliação dos Ativos.

Ao atribuirmos um valor dentro do ativo, temos que verificar qual será o objetivo da empresa, como a aquisição de algo que se faz necessária, para manter a sua atividade ou mesmo para se desfazer de algo que não será mais útil para a empresa e para se saber atualmente o valor do patrimônio e para dispor seus produtos ou mercadorias à disposição de seus clientes.

A isso, chamamos mais claramente, de valores de entrada e valores de saída.

• Valores de entrada: Ocorre quando a empresa compra (adquire) ativo necessário à manutenção de sua atividade.

• Valores de Saída: Ocorre na troca de bens, produtos ou mercadorias, convertidas em valores mobiliários, sendo assim, atribui valores aos bens que serão colocados à disposição dos interessados.

• Ativo Intangível

É um ativo não monetário, ou seja, representado por bens e direitos associados a uma organização. O Ativo Intangível encontra-se no Balanço Patrimonial das empresas em subgrupos do Ativo Não Circulante.

O Ativo Não Circulante baseia-se no conceito da contabilidade incluindo – se neste grupo todos os bens de permanência duradoura. O Ativo Não Circulante é composto pelos seguintes subgrupos:

• Ativo Realizável À Longo Prazo

• Investimentos

• Imobilizado

• Intangível

Como se pode analisar, o ativo intangível é um grupo do Balanço Patrimonial que tem a principal característica de gerar benefícios futuros para a empresa. Ativos Intangíveis são importantes fontes de valorização das empresas, sendo fatores como marcas, patentes, tecnologia e pesquisas.

Com isso, pode-se ver que o ativo tem a capacidade de realizar serviços futuros para organização que a controla, tendo assim importância fundamental na noção de benefícios econômicos futuros.

• Passivo

O Passivo representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros. É tudo o que ela deve, ou seja, as dívidas que ela contraiu.

Os Passivos resultam das transações que permitem as entidades adquirirem recursos, podendo ser impostos a uma entidade pelo governo através de impostos, multas entre outras.

São exemplos de Passivo:

• Duplicatas a pagar;

• Salários a pagar;

• Aluguéis a pagar;

• Encargos sociais a pagar;

• Juros a pagar;

• Impostos a pagar.

O Passivo deve permanecer registrado até o encerramento da dívida, quando acontece o pagamento da obrigação.

• Goodwill

Goodwill

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.7 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com