TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Fundamentos Sociolóagicos

Monografias: ATPS De Fundamentos Sociolóagicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A característica humana por excelência é a de ser um ser social, fadado, por assim dizer, a viver em sociedade, a depender dos outros e aprender com os demais, especialmente com os mais velhos.

De forma abrangente, podemos dizer que socializar o indivíduo é adaptá-lo à vida em sociedade, ensinando-o os hábitos, os costumes, a linguagem, os modos de vida, as regras sociais, o que é permitido e o que é proibido, a disciplina corporal e os conteúdos científicos, históricos, culturais, etc., pertencentes ao arsenal dessa sociedade, Berger (1977, p.204) resume a socialização como o “meio pelo qual o indivíduo aprende a ser membro da sociedade”.

Outro processo de socialização é a escola, responsável por socializar os conhecimentos construídos pela sociedade que abrangem um cabedal diverso e amplo o suficiente para que as crianças e adolescentes terminem esse período escolar munido o bastante de ferramentas para viver conscientemente na sociedade, dominando seus fundamentos científicos, históricos, sociais, políticos, linguísticos, geográficos, artísticos, etc.

Na escola, a socialização passa pela mediação de aquisição e formalização da linguagem escrita, a qual se constitui em um longo percurso que vai desde os primeiros passos na alfabetização até o domínio da escrita, leitura e interpretação dos textos mais complexos, no final do processo de escolarização. Tal domínio é de fundamental importância para a socialização em uma sociedade praticamente baseada na escrita.

Sociologia é a ciência que explica origens, fundamentos e dinâmica das sociedades. Envolve: Herança social, política, econômica e cultural. Sendo assim: Ciência dos fenômenos sociais, que tem por objeto quer a descrição sistemática de comportamentos sociais particulares (sociologia do trabalho, sociologia religiosa etc.), quer o estudo dos "fenômenos sociais totais", que visa a integrar todo fato social no grupo em que se manifesta, e que tem como método a observação (análise objetiva, sondagens estatísticas etc.) e a constituição de modelos descritivos de origem matemática.

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social. (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1997.).

DESENVOLVIMENTO

O filme “Entre os muros da escola” se passa em uma escola, cujo grupo de alunos com idade entre 13 e 15 anos apresentam de forma latente seus medos, anseios, incertezas. O grupo escolar é formado por negros africanos, asiáticos e franceses.

O professor tem a tarefa de fazer com que os alunos aprendam a falar o francês, além de aprenderem a disciplina, tarefa difícil, já que a classe apresenta uma diversidade cultural, social e principalmente racial.

Na sociologia este filme aponta como ponto forte a linguagem de cada um, e as várias dificuldades que há em cada atitude. Ali é apresentado ao xenofobismo contra os imigrantes (africanos, franceses e chineses).

O conflito entre alunos e professor é o ponto forte do filme, que demonstram alunos agressivos e cheios de rancores, se defendendo das vicissitudes da vida com desrespeito ao mestre e com agressividade exagerada.

O professor no filme é o elo existente entre os destinos dos alunos através dos aprendizados e das várias vezes em que o professor procurou conscientizar cada um a não perder o foco na vida que é lutar pelos seus direitos, defender o outro, trabalhar com a diversidade cultura e principalmente com a diferença que há em cada ser humano.

A prática pedagógica fica notória no conselho de classe, porém requer persistências das partes, pois o desrespeito com os professores têm sido enorme. Cabe a cada um profissional analisar e romper essas barreiras.

Uma sociedade com problemas faz uma educação com problemas, pois o educar e o socializar vão além dos muros das escolas.

Além disso, no filme também podemos perceber o autoritarismo e a falta de flexibilização curricular, fatores que levaram a indisciplina na sala de aula, pois o conteúdo e a prática do professor não condiz com a realidade dos alunos. É importante então ressaltar a verdadeira função de um professor em sala de aula, se está formando cidadãos pensantes ou apenas massas de manipulação do sistema.

Por isso, o educador precisa ter consciência da importância de seu papel na sociedade, e naquilo que envolve as suas práticas educacionais no sentido de ser sujeito da história, mesmo que todo esse esforço seja aproveitado de forma mínima pelos alunos, nunca se esquecendo que o diálogo deve permear todas as situações conflituosas e de aprendizagem.

A presença das ideias da Sociologia da Educação no cotidiano

A sociedade atual é marcada por avanços tecnológicos que possibilitaram uma nova dinâmica nos fluxos de informação e na velocidade de sua produção, mas ao mesmo tempo marcada por desigualdades sociais e econômicas que, juntamente com outros fatores, têm resultado na criação de uma forma específica de desigualdade: aquela que hierarquiza diferentes culturas e/ou limita o acesso aos bens culturais existentes. Esse último aspecto chama em particular nossa atenção.

Argumentamos que levar em conta o patrimônio cultural, criam-se possibilidades de contato com formas diferenciadas de se relacionar com o mundo, favorecendo-se a valorização da diversidade cultural existente e ampliando-se o acesso às manifestações e práticas culturais, aprendizagens cuja construção sinaliza o enfrentamento das desigualdades de acesso à cultura, assim como de suas hierarquizações.

Ao lado da imensa produção de conhecimento e de riquezas, vive-se simultaneamente uma época marcada por enormes desigualdades sociais. Os conflitos políticos, econômicos, étnicos e religiosos se fazem conflitos culturais que produzem e reproduzem a diferença, o isolamento social dos vários grupos marginalizados e a violência.

Dessa forma, não há valorização do ser humano que é o produtor da cultura, uma vez que o que se prega hoje é o individualismo, mas valores, tradições e expressões culturais compartilhados são imprescindíveis para que os cidadãos se reconheçam pertencentes a uma história, território e grupo específico e constituam, portanto, as identidades das diferentes nações e etnias.

Isso não significa que a cultura dos demais povos não deve ser respeitada ou desvalorizada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com