TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Mecanica

Dissertações: ATPS De Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1.

Passo 1.

1. Pesquisar em livros da área as numerosas aplicações da mecânica dos fluidos num automóvel, principalmente quanto aos componentes associados ao transporte de combustível.

1.1 Sistemas de freios de automóveis: compreendem dois pedais de acionamento ate os discos e tambores de freios, num primeiro momento quando acionado os pedais este envia o comando para o servo freio que é o equipamento que envia o óleo hidráulico através da tubulação ate que chegue aos pistões que pressionam as pastilhas e lonas de freio para a redução de velocidade.

1.2 Direções hidráulicas: quando esta se da por sistema mecânico a árvore de comando da direção aciona o pinhão e a cremalheira que envia os comandos do volante as rodas tornando-a pesada, pois a força exercida do movimento das rodas não há auxilio nenhum, a direção hidráulica evita esse esforço pois há uma bomba de direção que acionada quando o motor entra em funcionamento quando há ação do pinhão sobre a cremalheira a direção hidráulica entra em funcionamento enviando o óleo em alta pressão para o lado o qual o motorista solicitou.

1.3 Radiadores: equipamento responsável pela refrigeração do sistema do motor funciona unicamente com água compreende o radiadorem si e sistema de mangueiras para conexão do radiador com o motor, entra em funcionamento quando o motor chega à temperatura ideal, evitando a fundição das peças móveis com o bloco do motor.

1.4 Óleos lubrificantes do motor: funciona desde o inicio da partida ate o desligamento total do motor, através de uma bomba ele irriga o motor lubrificando-o a fim de evitar o contato direto das pecas moveis com peças fixas, também inclui-se aqui o óleo da caixa de câmbio que é basicamente o mesmo funcionamento do óleo do motor a lubrificação.

Passo 2 .

2. Explicar como deve ser iniciado o bombeamento, uma vez que: Matheus sugeriu que a garrafa seja colocada no chão (por questão de segurança); João Paulo acredita que a garrafa deva ser colocada no nível do tanque para facilitar o escoamento; e o grupo de jovens acredita que a garrafa deva ser colocada acima do nível do tanque de gasolina, como modo de capturar os vapores do combustível.

2.1 Explicar modo de bombeamento do combustível que deve ser iniciado.

Alto nível

Mesmo nível em relação ao tanque de combustível.

Em baixo nível

2.2 Para que haja o bombeamento automático do tanque de combustível para a garrafa, é necessário que a pressão no ponto de entrada da mangueira do tanque seja menor do que no ponto de saída da mangueira na garrafa.

P tanque < P garrafa

Desta forma, haverá um deslocamento do fluído do sistema de mesma pressão para o maior, dentro da tubulação da mangueira,o que será possível se a garrafa conectado a mangueira estiver abaixo do nível do tanque,caso contrário o deslocamento será no sentido contrário.

2.3 Apresentar o esquema do bombeamento, coerentes com os princípios físicos.

Esquema de Bombeamento

Desenho

Pelo teorema de Stevin,usaremos a equação para comprovar a tese pela pressão absoluta.

Pabs = P atm + P hidr

Passo 3.

3. Pesquisar, em livros da área, revistas, jornais ou sites da Internet, sobre a densidade e viscosidade da gasolina, e se esses parâmetros se alteram durante o dia. Verificar em que horário é mais vantajoso o abastecimento com esse combustível, baseado em propriedades físicas como densidade e temperatura.

Em física do automóvel, vimos que o motor a explosão que movimenta os carros é uma máquina térmica, ou seja, transforma calor em trabalho e obedece às equações da física que descrevem como os gases aumentam sua pressão e se expandem quando aquecidos.

A mecânica é a ciência do movimento e o ramo da física que explica como pressões e volumes de gases fazem os veículos andarem. Mas, o princípio de todo este processo é entendido através da química, uma vez que toda produção de trabalho requer o fornecimento de uma quantidade de energia no mínimo igual ao trabalho gerado.

Os fenômenos que tornam o automóvel uma máquina viável acontecem no pequeno mundo das moléculas.

3.1 Combustíveis

No sentido tradicional, combustíveis são materiais que emitem calor ao reagirem com o oxigênio, num processo de combustão. Esta propriedade permite que uma quantidade de massa de um combustível desempenhe o papel de reservatório de energia, capaz de armazená-la em sua estrutura química até o momento de ser usada.

A quantidade de energia, sob a forma de calor, que um combustível pode fornecer quando queimado completamente chama-se poder calorífico. No caso do automóvel, os combustíveis mais comuns são a gasolina e o álcool, cujos poderes caloríficos típicos são, respectivamente, 9600 e 6100 kcal/kg.

O poder calorífico da gasolina é superior ao do álcool, portanto, carros movidos a etanol apresentam maior consumo de combustível, em comparação aos que utilizam o derivado de petróleo, estando ambos em condições idênticas de desempenho mecânico.

3.2 Poder de explosão.

Além do poder calorífico, outra propriedade importante dos combustíveis é a maneira como eles explodem, ou suas características de detonação.

Para funcionar satisfatoriamente, não basta o motor a explosão ser alimentado por um combustível capaz de explodir. É indispensável que a explosão ocorra de um modo regular, no tempo e no modo projetado, para provocar o aproveitamento esperado das pressões internas, sem produzir ondas de choque que possam danificar os mecanismos.

Para garantir esta regularidade, a gasolina é aditivada com substâncias antidetonantes, que funcionam como retardadores químicos da explosão e garantem que esta só aconteça no momento certo do ciclo.

Por muito tempo, o antidetonante mais usado foi o chumbo tetraetila, um composto altamente nocivo à saúde e ao meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com