TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Quimica

Ensaios: ATPS De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1: O alumínio é um metal extraído da bauxita, um minério muito encontrado pelo mundo e o terceiro mais abundante do planeta, porém como já dito antes não é encontrado puro, ele é extraído da bauxita, e o processo mais utilizado para esta extração é o conhecido por Bayer, onde a bauxita é dissolvida em soda cáustica e depois filtrada com a finalidade de separar o matéria sólida para a cristalização da alumina. Esse material é seco e calcinado para eliminar umidade, e esse pó é utilizado para a produção do alumínio. Para separar o alumínio da alumina é necessário um processo chamado de Hall-Heroult, nesse processo utiliza-se uma corrente elétrica chamada eletrólise.

Tem-se notícias que desde a antiguidade os Persas já utilizavam recipientes que continham óxido de alumínio, no Egito e Babilônia na fabricação de cosméticos, medicamentos e coran-tes para tecidos, porém o material que mais se aproximava do alumínio foi em meados de 1809, e a descoberta da bauxita o minério mais comum de alumínio foi em 1821, e só a partir de 1825 que começaram a extração do alumínio por processo químico, mas o processo químico mais comum, conhecido como Hall-Heroult, desenvolvido por Charles Martin Hall e pelo francês Paul Louis Toussaint Héroult, veio a surgir em 1886.

O alumínio é muito utilizado na fabricação de aviões, barcos, canoas e em lugares que se necessita de uma certa resistência mas pouco peso, e também lugares onde outro metal ferroso oxidaria com mais facilidade, como por exemplo na fabricação de janelas e portas no litoral, e como é um ótimo condutor de calor é muito utilizado na fabricação de panelas, recipientes e dissipadores de calor . O alumínio é um metal de aspecto cinzento prateado e fosco, é leve, não ferroso, macio, ótimo condutor de temperatura e resistente a corrosão.

Algumas características do alumino são:

Símbolo AL

Número atômico 13

Massa atômica 26,98154 g/mol

Ponto de fusão 660,45 °C

Ponto de ebulição 2520 °C

Densidade 2,7 g.cm-3

Estado de oxidação 3

Potencial de ionização 5,99

Eletronegatividade 1,61

Raio atômico 143

Afinidade elétrica 0,44

Estas são algumas das propriedades intensivas do alumínio, ou seja, propriedades que não mudam com a quantidade ou tamanho da amostra.

Já as propriedades extensivas, são até um pouco mais difícil de falar valores, já que estes variam de acordo com a quantidade da amostra, alguns exemplos mais simples destas propriedades são:

Massa em Kg

Volume em m3

Capacidade calorífica Cp ou Cv em J/k

Entalpia de vaporização 294 Kj/mol

Entalpia de fusão 10,71 Kj/mol

Etapa 2: O aço pode ser substituído pelo alumínio?

Sim, em muitos casos o alumínio substitui o aço, que leva desvantagens sobre o alumínio, por não ser um material perfeito para as tecnologias que convivemos, pois provém do ferro o que o torna um material pesado e podendo apresentar corrosão, onde essas desvantagens não se agrega ao alumínio, totalmente inverso do aço pois é um material leve e muito mais difícil de apresentar corrosão, tem densidade baixa, entre outras vantagens, e está substituindo o aço até na construção civil, e principalmente no setor automobilístico.

Nos EUA por exemplo, o veículo sai com média de 128 kg de alumínio, e na Europa cerca de 100 kg, enquanto no Brasil fica perto dos 30kg, isso devido as maiores exigências do governo Americano e Europeu quanto principalmente ao quesito de consumo de combustível, e como o alumínio é mais leve, o veículo acaba economizando mais combustível e aumen-tando sua autonomia, já que diminui seu peso final, e a tendência mundial aponta que até em 2015 cada carro conterá cerca de 200 kg.

Outra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com