TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Didatica 2semestre

Ensaios: ATPS Didatica 2semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

Público – alvo a quem se destinará ao Plano de aula

Nossa visita foi feita em uma escola de ensino fundamental, no dia 04 / 11 / 20013.

A turminha é de 1º ano com 20 crianças ao total ( no dia da visita havia 15 crianças), entre 5 e 6 anos de idade. Uma turma clama aparentemente , e bem esforçados estão sempre ajudando os colegas e a professora ( dito pela professora).

A sala tinha o alfabeto , com desenhos ilustrando , também havia cartazes na sala de , ajudante do dia , aniversariante , regras da turma ,( que achamos muito interessante , pois estimula a criança a respeitar as regras da turma , assim respeitando em casa também) , como esta do dia, e a chamadinha , todos os dias eles fazem essa rotina , se a professora esquecer eles a lembram.Os alunos estão divididos em duas mesas redondas fazendo assim 2 grupos.

A professora utiliza alguns recursos e muitos as vezes feitos pelas crianças , os recursos que ela utiliza são; historinhas ilustradas ou com fantoches, teatro , quadro negro , jogos que estimulam o raciocínio ex, jogo da memória , com figuras e letras, bingo com palavras e figuras também, musicas, brincadeiras , um dia na semana eles vão a sala que a computador para jogar, jogos q estimulam o raciocínio e também fazem pesquisas com a ajuda sempre do professor, e também em outro dia vão a sala de vídeo ver uma filme , um documentário,

O tempo de aula e da 13 :30 ás 17 : 15 , lancham na sala de aula , as vezes merendo na cozinha, o lanche e as 15 : 00 e o recreio as 15 :30 até as 16:15.

Na entrevista com a professora da turma , disse que algumas crianças tem dificuldades em reconhecer letras, ou ler , mas apesar das dificuldades eles são bem criativos e espertos . A professora nos disse que infelizmente falta recurso para aprimorar seu trabalho , disse já mais força a criança a ter um desempenho , pois cada criança tem seu tempo de aprendizado ,mas ela faz o que pode , e esta sempre disposta a ajuda e pesquisando para melhor ensinar.

Tema da aula a ser preparado

“Vamos ajudar a natureza? “

Escolhemos o tenha da natureza por que , esta muito em alta , esta nas televisões , em tudo que é projeto , mas também para que desde pequenos , eles valorizem o meio ambiente , que respeitem , e ajudem a proteger e também reproveitar o lixo limpo , e recicla – ló fazendo brinquedos , material de educação etc... .

O tema foi escolido também , para não sair do tema da professora , pois ela estava trabalhando sobre o meio ambiente , ela nos disse que eles são bem responsaveis , quanto a isso , pois trabalhão junto e corrigem ate os alunos de outra serie que são maiores de idade, e em casa também , está ajudando muito , se começar desde pequenos , eles serão responsaveis .

Objetivos Educacional

A seleção dos objetivos de ensino é considerada um elemento fundamental noprocesso de planejamento da prática educativa, pois dá segurança ao educador, orientando a sua atuação pedagógica, ajudando-o na seleção dos meios mais adequados para a realização de seu trabalho.

Podemos definir objetivos educacionais como os resultados que o educador espera alcançar por meio de uma ação educativa intencional e sistemática.

Historicamente, os objetivos de ensino têm assumido diferentes formas de elaboração (tendo em vista as Tendências da Educação: Tradicional, Escola no vista e Tecnicista). A partir da década de 70 (após o modelo de desenvolvimento econômico de 1964) pôde-se perceber, no sistema educacional brasileiro, uma grande ênfase na proposta behaviorista de formulação de objetivos educativos, presente no modelo pedagógico tecnicista, objetivos estes, que possam ser previstos, observados, medidos e comparados. As raízes deste modelo, remontam os E.U.A. nos anos 10, quando começou a apologia da administração cientifica (mais conhecida como ”taylorismo”).

Os objetivos de ensino são importantes no desenvolvimento do trabalho docente, pois o fato de que a prática educativa é socialmente determinada, respondendo às exigências e

expectativas dos grupos e classes sociais existentes na sociedade, cujos propósitos são antagônicos em relação ao tipo de homem a educar e às tarefas que este deve desempenhar nas diversas esferas da vida prática.

Procuramos destacar, especialmente, que a prática educativa atua no desenvolvimento individual e social dos indivíduos, proporcionando-lhes os meios de apropriação dos conhecimentos e experiências acumuladas pelas gerações anteriores, como requisito para a elaboração de conhecimentos vinculados a interesses da população majoritária da sociedade.

Três são as referências para formulação dos objetivos educacionais:

* Os valores e ideais proclamados na legislação educacional e que expressam os propósitos das forças políticas dominantes no sistema social.

* Os conteúdos básicos das ciências, produzidos e elaborados no decurso da prática social da humanidade.

* As necessidades e expectativas de formação cultural exigidas pela população majoritária da sociedade, decorrentes das condições concretas de vida e de trabalho e das lutas pela democratização.

Objetivos feitos para está aula :

*interpretar texto;

*reconheçer a importância da natureza;

*intentificar o certo do errado ;

*manter a sala limpa ;

*realizar trarefas propostas pelos professores;

*participar das atividades propostas ;

*ouvir historias;

*confeccionar , com material reciclado, fantoches da historia;

*respeitar a natureza;

Apresentação da aula aos alunos :

A professora conversará com os alunos sobre a natureza , perguntará:

O que é?

O que devemos fazer para protegela ?

Etc...

Logo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com